Informações básicas auxiliam no uso correto de medicamentos

Durante o atendimento, o farmacêutico pode abordar os pontos mais importantes.

O controle do uso abusivo de medicamentos, sem orientação médica, é um dos papéis do farmacêutico. Durante o atendimento diário, é importante passar aos consumidores noções de cuidados com a saúde e dicas de como manusear e utilizar os medicamentos corretamente.

Confira seis pontos que devem ser repassados a respeito do uso adequado de medicamentos:

1. Somente o médico ou o farmacêutico podem oferecer as orientações corretas sobre um determinado medicamento. Não se deve usar medicamento aconselhado por conhecidos, pois o mesmo sintoma pode não significar a mesma doença.

2. A automedicação, principalmente com antibióticos e psicotrópicos, deve ser evitada. No caso dos antibióticos, o uso incorreto no que diz respeito à dosagem e aos horários pode causar resistência à medicação durante o tratamento. Já o uso abusivo de psicotrópicos, pode levar à dependência química, além de severos efeitos colaterais.

3. Outro alerta importante é sobre as condições de saúde em que o paciente se encontra. É importante informar o médico ou o farmacêutico sobre as condições gerais de saúde, como gravidez, amamentação, alergias a medicações. O paciente também deve informar todos os medicamentos que estiver utilizando e se algum já lhe causou problemas como dor no estômago, enjoo, tontura, vermelhidão na pele, entre outros.

4. A forma adequada e segura de guardar os medicamentos também deve ser seguida corretamente. É preciso mantê-los num armário fechado, longe do alcance de crianças e animais, protegidos da luz e umidade.

5. É preciso atenção redobrada ao medicar crianças, pois nem todo medicamento indicado por adulto pode ser usado por elas.

6. Medicamentos não devem ser ingeridos na posição deitada e nunca com refrigerante, chá, café ou bebidas quentes. Sempre com água.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *