Merchandising: Visual dá vida a farmácia

Um bom merchandising visual dá vida à farmácia e consegue envolver o consumidor

​Um bom merchandising visual dá vida à loja através das cores, iluminação, equipamentos, vitrines, exibição da mercadoria, e tudo isso somado a criatividade consegue envolver o consumidor que fica mais tempo na loja, se encantando com tudo o que pode comprar.

Se sua loja não sai da mesmice e você está percebendo que precisa de boas ideias de merchandising e de visual merchandising, observe os profissionais da indústria e as outras lojas de sucesso. Observe o que andam trazendo de novo, anote as boas ideias da internet e, se der, contrate um profissional especializado para dar um “UP” nas suas vendas.

Analisando a situação

Comece analisando os defeitos da sua loja e consertando tudo o que for possível. Se for analisar os pontos básicos iniciais indispensáveis, poderíamos começar com a circulação, largura dos corredores, todas as categorias de produto bem separadas, todos os produtos ao alcance das mãos, nada atrapalhando a entrada e os corredores, todos os preços bem visíveis e muita novidade nas vitrines.

Onde estão os pontos quentes da farmácia?

Os pontos frios de uma loja são os quatro cantos, corredores apertados e locais sem visibilidade como atrás de uma coluna, atrás de um balcão, perto do banheiro etc. Por sua vez os pontos quentes são os com mais fluxo de pessoas, onde elas mais param e os lugares com melhor visibilidade como as pontas de gôndola.

Coloque-se no lugar 
do consumidor

O cliente que entra numa loja tem sempre algumas coisas que gostaria de achar rapidamente na cabeça e outras que ainda não estão na sua cabeça, mas que, se aparecerem na sua frente podem ser desejadas. Quando o layout é fácil e o cliente percebe as categorias disponíveis, ele compra mais facilmente o que pensava e compra por impulso aquilo que não havia pensado. Uma loja atolada ou sem caminhos bem abertos ao consumidor cria barreiras visuais que afastam os consumidores. Quando a porta e o layout facilitam a entrada e os percursos, a loja fica mais cheia de clientes por se sentirem bem-vindos visualmente nelas.

Vitrine que leve 
para dentro

Repare numa vitrine bem estruturada e repare numa bem bagunçada. Qual delas te leva para dentro da loja? A mesma coisa acontece com as prateleiras, se você consegue visualizar rapidamente o produto, terá tempo para pensar se o deseja ou não antes de andar mais um metro. Se não perceber o produto, terá andado e deixado de vê-lo, portanto não irá comprá-lo.

Principais erros encontrados em lojas pequenas:

– Entrada entulhada: dificuldade para se perceber onde entrar.
– Caixa demorado ou complicado.
– Mercadorias misturadas.
– Vitrine poluída ou com decorações que aparece mais do que a mercadoria.
– Iluminação deficiente.
– Piso escuro/ paredes escuras/ degraus na entrada ou no meio da loja.
– Atendimento demorado ou desmotivado.
– Funcionários sem uniforme que os identifique .

 

 

Fonte: Santa Cruz

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *