Planejamento de Marketing: Conheça sua importância em uma empresa

Com o objetivo de estabelecer ações e determinar prioridades para os times, o Plano de Marketing tem como função direcionar todo o planejamento de estratégias e campanhas em um determinado período. De forma geral, podemos dizer que funciona como um guia, e deve estar alinhado com os propósitos e metas da empresa. É um passo fundamental para ter as metas melhor estruturadas com o objetivo de prever e estimar quais serão as estratégias de marketing, vendas e pós-venda da empresa.

Quer um exemplo mais claro disso? Imagine que você vá viajar de um determinado ponto a outro. Você sai de casa e começa a dirigir seu carro em alta velocidade para chegar logo no destino, sem olhar o mapa ou as placas. Quando se dá conta, está no caminho errado. Por mais que você esteja em alta velocidade, a direção errada que você toma apenas deixa você mais longe do seu destino. Nesse caso, o planejamento seria o seu mapa, e a execução seria o combustível para o seu carro.

Para que empresas consigam guiar seu negócio de forma sustentável no ano seguinte, é preciso uma análise mais aprofundada, avaliando todas as variáveis que abrangem o mundo do marketing e vendas.

Um bom plano de marketing guia marcas e empresas para diferentes objetivos. Na ferramenta, estão presentes indicadores, análises, dados estatísticos, pesquisas de mercado, objetivos e muitas outras informações relevantes que ajudam a apontar caminhos para este planejamento.

De forma resumida, podemos dizer que o plano de marketing é um recurso estratégico de gestão, que alinha metas com a capacidade operacional de cada área do negócio.

Mas afinal, qual é a importância de um bom plano de marketing?

Um bom plano de marketing faz com que as companhias, de modo geral, aloquem seus recursos de maneira ainda mais inteligente, tornando-se certeiras em seus investimentos.

Ou seja, áreas de planejamento e estratégias passaram a ocupar um papel imprescindível nas organizações, e é justamente aí que entra a importância do plano de marketing.

Para um bom planejamento de Marketing, são envolvidas três etapas principais. São eles:

  • Planejamento

É o momento de colocar todas as suas propostas no papel, depois de uma boa análise da atual situação. Uma pesquisa de mercado pode oferecer um panorama interessante para trazer dados relevantes sobre os concorrentes e seu público-alvo.

É importante entender quais são as forças e as fraquezas do seu negócio para que as estratégias possam ser traçadas. É importante lembrar que quanto mais detalhada, melhor.

  • Implementação

Aqui, tiramos do papel todas as ideias levantadas e realizamos eventuais correções de rumo. Caso a etapa anterior tenha sido bem feita, a atual deve ser cumprida sem grandes problemas.

A partir do que foi definido, é hora de realizar as ações propostas dentro do prazo estipulado, com as ferramentas corretas, pelas pessoas certas e respeitando o orçamento.

  • Avaliação

A avaliação é apontada como a última etapa do plano de marketing mas, na verdade, está presente durante todo o processo. Afinal, a análise das metodologias e dos resultados deve ser periódica para que problemas tenham respostas rápidas, a fim de evitar maiores proporções.

É hora de utilizar instrumentos de marketing mensuráveis, que apontem se as estratégias utilizadas estão atingindo os objetivos esperados. O mais famoso destes instrumentos é o ROI, pois revela a taxa de retorno do investimento feito, mas também existem diversos outros.

O propósito é fazer do seu plano um guia ainda mais eficiente, com maior clareza do resultado das ações.

Conheça as vantagens de elaborar um plano de marketing

Abaixo, separamos algumas das vantagens do planejamento de marketing que vão ajudar a sua empresa a:

Conectar-se com os clientes certos

Um dos princípios básicos de um plano de marketing é fazer um estudo detalhado do cenário e do perfil do público-alvo. Sendo assim, as chances de se conectar com os clientes certos aumentam bastante.

Garantir maior previsibilidade

Um bom planejamento prevê eventuais problemas e apresenta alternativas que permitam maior tranquilidade no momento da tomada de decisões, garantindo maior sucesso em sua resolução.

Economizar tempo e dinheiro

Ainda falando sobre previsibilidade, um plano de marketing também permite elaborar ações já levando em consideração o orçamento disponível e dentro do prazo desejado, economizando seu tempo e dinheiro. 

Além disso, ajuda no momento de definir as prioridades e a otimizar os recursos, outro grande acréscimo nos critérios mencionados.

Gerir de forma mais sustentável

Por prever resultados em curto, médio e longo prazo, o plano de marketing faz com que gestores possam gerenciar o crescimento da empresa de forma mais sustentável. Afinal, com metas mais claras, é possível controlar melhor as operações e evitar processos desnecessários.

Colocar todos os colaboradores na mesma página

Os colaboradores também são beneficiados pelo plano de marketing. É comum, especialmente em empresas com muitos funcionários, ver profissionais confusos quanto aos próximos passos.

Com o plano de marketing, é possível deixar claro para todos quais são os rumos que o negócio pretende tomar.

De forma geral, como já vimos, o planejamento de marketing serve para nortear as ações dos setores com a missão de alcançar os objetivos propostos e colaborar para que a sua empresa possa crescer cada vez mais.

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