Os 5 pontos que mais fidelizam clientes em uma farmácia.

Atendimento

Todo mundo sabe que um atendimento de qualidade é essencial. Mas o que isso significa, na prática? Significa que é necessário treinar sua equipe, para que todos os envolvidos no atendimento e frente de caixa estejam equalizados e engajados em um mesmo objetivo: conquistar o cliente.

Um bom atendimento é aquele feito sem pressa para encaminhar o cliente ao caixa, ouvindo suas necessidades, tirando todas as suas dúvidas, explicando a posologia dos medicamentos de forma completa, e perguntando se há mais alguma coisa em que possa tentar ajudar. Os clientes que perceberem essa atenção, com certeza estarão mais dispostos a retornar ao seu estabelecimento.

Conhecimento

Pode parecer que estamos falando da mesma coisa, mas apesar do conhecimento fazer parte do bom atendimento, ele é diferente e bem mais amplo do que isso. Um atendente pode ser super prestativo e gentil, mas não estar suficientemente preparado com o conhecimento técnico a respeito dos produtos que vende. E quando o assunto é saúde, ninguém quer ser atendido por alguém que não tem certeza do que está fazendo. Por isso, o papel do farmacêutico dentro do seu ponto de venda é fundamental. É ele quem deve treinar toda a equipe e sanar todas as dúvidas de seus colaboradores para que eles estejam com as respostas na ponta da língua para atender aos clientes, ou pelo menos, para que saibam a quem devem recorrer caso não tenham certeza das informações. É importante que, se possível, esses questionamentos ao farmacêutico sejam feitos sempre na ausência e fora do campo de visão do cliente, para não transmitir a ele a sensação de insegurança.

Vantagens e Programas de Fidelização

Uma das máximas do marketing é: promoção não fideliza. A não ser que você sempre tenha uma promoção bombástica acontecendo em sua loja (o que, em muitas das vezes, não é possível), não é isso que fará seus clientes voltarem. Já a percepção de vantagens, essa sim é capaz de fazer com que o consumidor escolha sua farmácia em vez da concorrente. Quando falamos em vantagens, estamos falando de uma ampla gama de situações, inclusive de localização da farmácia, facilidade de estacionamento, entrega de produtos, condições de pagamento, e claro, Programas de Pontuações que, a cada compra realizada, levem à conquista de descontos ou bônus. A percepção do consumidor com relação a estes programas, quando bem executados, é a de que ele sempre “sai ganhando” alguma coisa.

Variedade

Obviamente, um amplo mix de medicamentos e produtos oferecidos, especialmente se ele sempre envolver novidades e lançamentos, também é uma forma de fazer com que o cliente queira retornar à sua farmácia em vez de frequentar outras. 

Ninguém gosta de se deslocar até um local para descobrir que ele não tem o produto pelo qual estava buscando. É por isso que você precisa estar bem abastecido, não apenas com medicamentos (o que é essencial para qualquer farmácia), mas também, com itens como os de higiene e beleza, maquiagem, autocuidado, skincare, saúde, etc. 

Essa é uma das estratégias utilizadas pelas grandes redes, e além de muitos kits especiais que agrupam produtos similares, ela envolve inclusive ter tipos de produtos que normalmente não seriam encontrados em farmácias, como prendedores de cabelo, espelhos de maquiagem, nécessaires, entre muitas outras possibilidades.

Serviços

Para finalizar, se sua estrutura permitir, é importante investir em serviços que sejam facilitadores para os clientes, como aferição de temperatura, de pressão, bem como eventos com fornecedores que ofereçam cursos de automaquiagem e autocuidados.

Leia também “Serviços: Como eles podem ajudar sua farmácia”

A disponibilização do seu espaço físico para a realização deste tipo de “evento” sempre é capaz de chamar mais clientes e de fazer com que eles enxerguem seu ponto de venda como um espaço que se preocupa com a saúde e o bem estar dos consumidores.

Gostou destas dicas? Tem outras sugestões ou aplica outras formas de fidelizar seu consumidor? Conta pra gente nos comentários!

E se você quiser saber mais sobre como fazer a gestão de sua farmácia ser mais eficiente para poder dar mais atenção a estes pontos que citamos acima, é só solicitar o contato de um de nossos consultores para conhecer as soluções Trier.