Serviços: Como eles podem ajudar sua farmácia.

A pandemia do coronavírus evidenciou e tornou ainda mais urgente uma solicitação que vinha, há muito, sendo feita pelos farmacêuticos de todo o País: a permissão para que as farmácias sejam, além de um local de venda de medicamentos e cosméticos, também um prestador de serviços relacionados à saúde.

Com a disseminação da pandemia, as farmácias foram autorizadas a aplicarem testes rápidos para a identificação da presença do coronavírus ou de seus anticorpos. Esta é uma medida que visa aumentar a testagem na população e evitar a sobrecarga do sistema público de saúde. Mas além dos testes, que são uma medida emergencial e temporária, há muitos outros serviços que sua farmácia pode oferecer visando fidelizar os clientes e aumentar o faturamento. A Trier listou abaixo alguns deles.

1- Aplicação de vacinas

Desde dezembro de 2017, a Anvisa passou a autorizar as farmácias e drogarias a aplicarem vacinas nos clientes. Mas esta possibilidade ainda não é muito explorada pelas farmácias. É certo que, para isso, é necessário uma estrutura: além da licença para a aplicação, é exigido que a farmácia tenha uma sala reservada para isso, com pia e geladeira com controle de temperatura para a manutenção das doses. Outras exigências são a capacitação dos profissionais, a presença de um responsável técnico e de procedimentos de transporte, além de procedimentos para o encaminhamento e atendimento imediato em caso de intercorrências, entre outros. Por isso, se você deseja prestar este serviço em sua farmácia, informe-se sobre a resolução completa.

2 – Conciliação de medicamentos

No Brasil, é altíssima a taxa de pacientes que não seguem corretamente o tratamento prescrito pelo médico, ou abandonam o tratamento antes dele chegar ao fim, seja por não terem entendido corretamente as orientações, ou por acharem que ao passarem os sintomas, já podem parar com as medicações. Por meio do serviço de conciliação, o farmacêutico checa todas as prescrições e realiza uma lista de como e quando o paciente deve continuar administrando as medicações.

3 – Gestão de doenças crônicas

Por meio de consultas, o farmacêutico pode, também, auxiliar a população a lidar com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de HIV, asma, entre outras. Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer nas farmácias a aferição de temperatura corporal, medição de pressão, e também o acompanhamento do tratamento, por exemplo, com orientações sobre o que o paciente pode ou não consumir para não interferir nas medicações.

4 – Rastreamento de doenças

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, estima-se que 40% da população brasileira possui pelo menos uma doença crônica não transmissível. E as farmácias, enquanto gestores de saúde, podem ser também agentes de identificação destas condições, realizando testes e exames para ajudar em seu diagnóstico.

5 – Serviços de check-out

Além dos serviços especificamente relacionados à saúde, sua farmácia também pode oferecer aos clientes facilidades no check-out, como a Recarga de Celular. A Trier Sistemas possui este módulo integrado ao Trier Drogarias, e através de sua plataforma de captura eletrônica de multiserviços, disponibiliza-o para trazer novas fontes de renda e aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. 

Gostou dessas dicas? Clique aqui e conheça todos os módulos Trier Sistemas e saiba como eles podem ajudar sua farmácia a ter mais lucratividade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *