Como fazer sua farmácia ter mais lucro.

Lucro não significa apenas aquilo que entra a mais em sua contabilidade, mas também, aquilo que sobra. E isso significa gerir bem os recursos que se tem, evitando desperdícios, perdas e outros problemas causados pela má administração.

Pensando nisso, a Trier Sistemas separou algumas dicas que garantem que seu estabelecimento seja bem gerenciado para que você tenha um bom lucro ao final de cada mês. Confira com a gente estas importantes dicas:

1 – Estoque organizado

A compra de produtos para a farmácia é sempre um ponto que pode gerar erros. Entre os mais comuns estão a falta de observação do vencimento dos produtos em estoque, e também a falta de controle sobre produtos que estão com poucas unidades.

Para manter estes dois quesitos organizados você pode utilizar técnicas como a FIFO (“First In, First Out”), que trata-se basicamente de vender por primeiro os produtos cuja chegada no estoque tenha sido a mais tempo, e cuja data de validade provavelmente está mais próxima. Assim, você tem um controle visual de quais lotes de produtos estão para vencer logo, e pode decidir se vale à pena realizar alguma promoção ou queima de estoque destas unidades.

2 – Acompanhe a demanda

Saber o que seu consumidor compra é fundamental para que você compre melhor, e evite desperdícios. Você pode criar o hábito de manter uma data mensal para realizar um balanço de tudo o que foi mais vendido em seu estabelecimento durante o período, e saber no que mais precisa investir no próximo mês. Afinal, não adianta comprar produtos que vão ficar encalhados em suas prateleiras.

3 – Considerar a sazonalidade

Mas mesmo com o balanço citado no item anterior realizado com frequência e religiosidade, infelizmente não é possível fazer uma lista de compras igual para todos os meses. É necessário que você considere quais são as demandas específicas para cada período do ano. Por exemplo: no verão, o protetor solar com certeza será muito mais vendido do que nos meses frios.

Leia também ” Seu PDV está preparado para o inverno?

4 – Acompanhamento do fluxo de caixa

Como dissemos no princípio, lucro não é apenas aquilo que entra a mais, mas também, aquilo que sobra. Ter uma boa gestão financeira e um acompanhamento frequente do fluxo de caixa é um dos passos mais importantes pra garantir uma lucratividade maior.

5 – Apostar em produtos diferenciados

Todo estabelecimento que tem uma maior exclusividade em produtos acaba tendo uma lucratividade maior, já que o consumidor identifica que só vai encontrar aquele tipo de produto lá, e assim, deixa para comprar outros produtos de que necessita no mesmo local. Fique de olho nas principais novidades da área, e tente sempre ser pioneiro em trazer produtos diferenciados para a sua farmácia. Isso atrai os clientes, e cria o desejo de sempre voltar ao local para “dar aquela olhadinha” e saber quais são as novidades.

6 – Parcerias com fornecedores

Procure criar “eventos” ou promoções no seu ponto de venda em parceria com seus fornecedores mais ativos. Você pode, por exemplo, determinar um dia especial com a presença de profissionais especializados em pressão alta, com aferição de pressão e orientações aos pacientes que passarem por sua farmácia. Nesta data, pode aproveitar para apresentar aos clientes as últimas novidades nesta área (aparelhos de medição de pressão, medicamentos, etc).

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e conte pra gente quais são os seus truques para tentar garantir uma maior rentabilidade.