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ATENDIMENTO
SNGPC: retorno da transmissão regular obrigatória - Atualizado 06/05/2025


Confira o cronograma para início obrigatório das operações do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.

AAnvisa informa que os prazos para a transmissão obrigatória de arquivos eletrônicos (formato XML) ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) estão restabelecidos, conforme o cronograma regional detalhado a seguir.
 

Região

Início das operações no sistema

Sudeste 1º/9/2025
Sul e Norte 1º/11/2025
Centro-Oeste e Nordeste 2/1/2026

A medida refere-se às movimentações de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos ao controle especial, conforme previsto na Portaria SVS/MS 344, de 12 de maio de 1998, e na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 471, de 23 de fevereiro de 2021. O restabelecimento observa os prazos definidos nos parágrafos 3º e 4º do art. 10 da RDC 22/2014.

Com isso, os estabelecimentos devem retomar a transmissão regular dos arquivos XML ao SNGPC dentro do intervalo mínimo de 1 (um) e máximo de 7 (sete) dias consecutivos, contados a partir da data indicada para cada região, conforme o cronograma.

Prazos 

A inobservância dos prazos estipulados no cronograma configurará infração sanitária, estando os estabelecimentos sujeitos às sanções administrativas e penais cabíveis.

Antes do início da transmissão regular obrigatória, orienta-se que os farmacêuticos priorizem a atualização dos cadastros, visando evitar eventuais problemas relacionados ao acesso.

Orientações

No portal da Anvisa, está disponível um documento com o passo a passo para o cadastro de usuários, que permite a verificação de todas as etapas necessárias para inserção dos dados, configurações e atribuições de perfis. O material pode ser acessado em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-emonitoramento/sngpc/farmacias-e-drogarias/drogarias

Em caso de dificuldades na atualização dos cadastros, as dúvidas poderão ser direcionadas aos canais de atendimento da Anvisa, disponíveis em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento

Saiba mais

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), implementado em todo o Brasil desde 2007, consiste em um sistema de informação de vigilância sanitária para a escrituração de dados de produção, manipulação, distribuição, prescrição, dispensação e consumo de medicamentos e insumos farmacêuticos por farmácias e drogarias.

Devido a períodos de instabilidade e problemas técnicos, a Anvisa publicou a RDC 586/2021, que estabeleceu a suspensão temporária e por tempo indeterminado dos prazos previstos para a transmissão de arquivos das movimentações de medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos à escrituração no SNGPC. A norma determinou que, durante esse período e após seu encerramento, os estabelecimentos mantivessem a escrituração da movimentação nos registros internos, para fins de comprovação de estoque e fiscalização. O prazo de guarda documental, previsto na Portaria SVS/MS 344/1998 e na RDC 22/2014, continua vigente.

Em outubro de 2024, a Anvisa divulgou em seu portal institucional um cronograma para realização de testes ampliados, com vistas ao restabelecimento completo do SNGPC. Todas as farmácias privadas foram convidadas a participar da operação, que teve como objetivo viabilizar os ajustes técnicos necessários para garantir maior robustez e estabilidade ao sistema.

Durante a fase de operações assistidas, com o apoio de diversas entidades representativas do setor, foram disponibilizados e amplamente divulgados materiais informativos. Também foram realizados seminários, reuniões técnicas e webinares para promover a conscientização sobre a importância da preparação prévia para o retorno ao uso obrigatório do sistema.

O SNGPC passou, então, por melhorias estruturais e correções operacionais. As intercorrências observadas durante os testes foram tratadas e resolvidas, e as ações necessárias para a prevenção de novas falhas foram implementadas.

A Anvisa orienta que as farmácias iniciem ou continuem o envio das informações ao sistema o quanto antes, em preparação ao uso obrigatório do SNGPC, que permanece disponível e em funcionamento contínuo.

Saiba mais sobre o SNGPC em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/sngpc

Fonte: ANVISA

A ANVISA divulgou que o SNGPC será reativada no primeiro semestre de 2025.

Todos os clientes devem verificar se o seu cadastro na Anvisa está funcional e atualizado, garantindo que seus dados como login, senha, Responsável Técnico (RT), estejam corretos e devidamente registrados na Anvisa. 

Clientes com cadastro correto, funcional e atualizado não precisam tomar nenhuma ação adicional em relação ao cadastro na Anvisa.

Para acessar o sistema da Anvisa, recomenda-se o uso do navegador: 

Internet Explorer ou seu sucessor

Google Chrome e Firefox podem apresentar incompatibilidade com algumas telas.  

 

Recadastramento Anvisa

Passo a Passo Cadastro Empresa

Perguntas Frequentes Anvisa

Perguntas Frequentes Trier Sistemas

Em caso de dificuldades na atualização dos cadastros, as dúvidas poderão ser direcionadas aos canais de atendimento da Anvisa, disponíveis em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento

A ANVISA realizará testes na ferramenta, no período entre 14/10/2024 e 31/01/2025.

Devido a inconsistências de dados detectadas pela Anvisa, todas as lojas devem realizar um inventário inicial. Lembramos que o estoque ao finalizar o inventário no Sistema Trier deve ser o mesmo utilizado na entrada do inventário. A única divergência aceita pela Anvisa é no SNGPC Anvisa; já no sistema local, o estoque de finalização e de entrada deve ser idêntico.

Sugerimos que todos os clientes participem do período de teste. Para participar você deve: 

• Verificar os dados de login, senha e RT na Anvisa 

• Realizar Inventário Do Estoque - Controle Especial e Antimicrobianos

• Realizar o envio do SNGPC para a Anvisa

Participantes: Responsável Técnico e Responsável Legal

Caso o estabelecimento ainda esteja com inventário em andamento e com acesso por meio do login do Responsável Técnico (RT) atualmente associado ao SNGPC, será necessário que o RT faça login em seu perfil para acessar a funcionalidade “Finalizar Inventário”, localizada no menu da esquerda, no site do SNGPC. Neste teste, deve-se utilizar a opção “ajuste” para finalização de inventário e inserir a seguinte justificativa “Conforme orientação da Anvisa, esta finalização de inventário está sendo realizada em decorrência de testes para retomada do uso do SNGPC”. O teste objetiva avaliar o acesso por parte do RT ou do Responsável Legal (RL), bem como a disponibilidade da funcionalidade “Finalizar Inventário” e eventual lentidão ao utilizá-la.

Para verificar se os dados da Farmácia estão corretos no SNGPC da Anvisa.

Caso você enfrente erro na autenticação e no cadastro da loja no SNGPC da ANVISA

Caso você precise redefinir a senha de acesso ao SNGPC da ANVISA

 

Informação Importante sobre Inventários e Envios no SNGPC
Recebemos uma informação, ainda não oficial, de que os inventários e envios realizados durante este período de testes serão considerados válidos. Além disso, foi informado que os participantes não precisarão realizar nenhuma ação adicional quando o SNGPC for reativado, prevista para o primeiro semestre de 2025.
Porém, caso essa informação não se confirme no futuro, o sistema Trier já implementou uma solução que evita a necessidade de relançar os itens, garantindo o aproveitamento dos dados existentes.


O inventário de estoque refere-se ao registro dos estoques de produtos sujeitos a controle especial e antimicrobianos, conforme exigências da ANVISA.

No dia da realização do inventário, não pode haver nenhum tipo de movimentação, seja entrada ou saída de estoque de produtos controlados e antimicrobianos.

 

Se você utiliza SNGPC Integrado, confira abaixo o passo a passo completo para a realização do Inventário do Estoque: 

 

 

1 - Sincronização

2 - Conferência de Dados

3 - Abertura de Inventário

4 - Lançamento de Produto

5 - Finalização de Inventário

6 - Importação de Inventário

 

 

Se você utiliza apenas o SNGPC WEB, confira abaixo o passo a passo completo para a realização do Inventário do Estoque: 



 

fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/agencia-ira-ampliar-testes-do-sistema-nacional-de-gerenciamento-de-produtos-controlados-sngpc