
Quem quer ter um resultado rápido e mais fácil sobre HIV (vírus da imunodeficiência humana) conta com opções dentro de farmácias e drogarias. Se antes era preciso fazer o teste em clínicas de diagnósticos, agora testes rápidos ajudam quem quer privacidade ou uma resposta mais ágil.
Um deles é o Action, primeiro autoteste de HIV do Brasil. Ele diagnostica anticorpos contra HIV ½ por punção digital. Funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos.
De acordo com uma pesquisa feita pela OrangeLife, empresa que lançou o produto, o perfil de consumo nas regiões Sul e Sudeste demonstra que o público masculino na faixa etária entre 27 e 47 anos de idade representa 90% das vendas do teste. Para o CEO da empresa, Marco Collovate, além de o sexo feminino fazer exames rotineiros em laboratórios, as mulheres acham que não contrairão a doença porque confiam em seus parceiros.
Outra opção é o Hilab, dispositivo já disponível em farmácias de todo o País. Ele é o primeiro serviço de telemedicina que realiza exames laboratoriais não somente de HIV, mas de gravidez, perfil lipídico, vírus Zika, Chikunguya, dengue, hepatite, colesterol total, HDL, hemoglobina glicada, vitamina D, glicemia, entre outros.
O sangue é coletado da ponta do dedo, fazendo com que o processo seja menos invasivo. O resultado sai em aproximadamente dez minutos e traz os laudos com validações e análises médicas que obedecem aos padrões de qualidade, confiabilidade e precisão equivalentes às metodologias já disponíveis em laboratórios convencionais.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.