Dicas para organizar a sua farmácia.

Para garantir a satisfação do cliente e incentivá-lo a voltar para sua farmácia, é crucial proporcionar uma experiência agradável durante sua jornada de compra, mesmo que isso seja feito de forma menos direta. A organização eficaz da sua farmácia ou rede de farmácias desempenha um papel fundamental na disponibilidade e acessibilidade dos medicamentos e produtos para os funcionários, agilizando o atendimento e, ao mesmo tempo, mantendo a segurança dos clientes como prioridade.

Aqui estão algumas dicas que elaboramos para manter sua farmácia sempre em ordem:

1. Gestão do estoque

É essencial manter uma gestão eficiente do inventário em sua farmácia ou rede de farmácias, o que implica a manutenção de registros precisos que abrangem não apenas a quantidade disponível, mas também as datas de validade. Além disso, a importância dessa prática pode evitar desperdícios, atender às exigências regulatórias, garantir a disponibilidade de produtos e melhorar a eficiência operacional. A gestão do estoque não é apenas imprescindível, mas também estrategicamente vantajosa para qualquer farmácia ou rede de farmácias.

2. Setorização dos produtos

Ao segmentar a farmácia em áreas distintas, como prateleiras e gôndolas dedicadas a categorias específicas, você estará aprimorando significativamente a capacidade de controle sobre os produtos disponíveis. Isso traz diversas vantagens adicionais como, por exemplo, torna a experiência de compra do cliente mais conveniente, minimiza erros na conferência de estoque, estimula as vendas e melhora a eficiência operacional. Desta forma, além da otimização do controle de estoque, a setorização dos produtos também pode contribuir para uma melhor experiência de compra, além de impulsionar o desempenho financeiro da sua farmácia.

3. Sinalização

Recomendamos aplicar uma estratégia eficaz de comunicação visual para garantir que os clientes possam localizar os produtos de maneira simples e eficiente como, por exemplo, etiquetas, placas ou cartazes. Além de organizar a sua farmácia, contribuindo para um ambiente de compra mais organizado e informativo, essa ação também aumenta  a visibilidade de promoções e fortalece a identidade da marca.

4. Farmacêutico presente

Dispor de um farmacêutico à disposição dos clientes é de grande relevância, não apenas para oferecer orientação e gerar confiança, mas também com outros argumentos adicionais que enfatizam sua importância, como: segurança dos clientes, cumprimento de regulamentações, relação de confiança e resolução de dúvidas.

5. Gestão de resíduos

Sugerimos, também, a implementação de um sistema eficaz de manejo de medicamentos vencidos ou não utilizados, em estrita conformidade com as normas locais. Além disso, há argumentos adicionais para enfatizar a importância desse processo: proteção ambiental, cumprimento legal, segurança pública e imagem da farmácia, onde a adoção de boas práticas irá demonstrar responsabilidade social e ambiental para a comunidade.

6. Software de gestão farmacêutica

E, por último, mas não menos importante, sugerimos a implementação de um software de gestão farmacêutica. Em especial, o Trier Drogarias, um software para gestão de farmácias da Trier Sistemas que possibilita o total controle do seu negócio em tempo real, além de ser compatível com seus dispositivos móveis facilitando ainda mais a rotina da sua farmácia. Dentre suas principais funcionalidades estão: venda mobile, painel de gestão, compra interativa, SNGPC Integrado, financeiro, NFC-e, TEF Discado, one click e muito mais!

Esteja ciente de que as regulamentações podem variar de acordo com a localização. Portanto, é essencial conhecer as regras e orientações específicas da sua região. Manter uma farmácia bem organizada não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também é fundamental para reforçar a segurança e otimizar a eficiência operacional de sua equipe e gestão.

Agora que você já teve acesso a algumas orientações que podem melhorar a experiência de compra em sua farmácia, é o momento de se preparar para implementar muitas dessas ideias na prática!

Não esqueça que a Trier pode ajudar você também nessa fase, por meio de suas soluções de análise, gestão e inovação. Acesse triersistemas.com.br e entre em contato com nossos consultores.