Tudo pronto para o Dia do Cliente? Confira 18 ações e ideias para vender mais.

Para quem gosta de oportunidades em sua farmácia, setembro começa com tudo. Isso porque é o mês de uma data muito especial para todo tipo de comércio, principalmente, o varejista, que inclui as drogarias: o Dia do Cliente. E com a proximidade dessa comemoração comercial, é bom que seu estabelecimento já esteja preparado para oferecer vantagens em troca de boas vendas e bons resultados.

Além de vender mais, com as ações e ideias que sua farmácia desenvolver, é muito possível que consiga atrair pessoas a ponto de conquistar novos clientes, ou mesmo, fazer com que clientes mais antigos voltem a comprar na sua farmácia ou a visitar o estabelecimento.

Por isso, este artigo vai apontar algumas medidas e ideias que formam um verdadeiro checklist para você se lembrar ou executar ainda antes que a data chegue. Confira tudo a seguir:

  1. Planejamento de ofertas e outras ações – Pelo fato de a data estar próxima, essa etapa já deve ter sido concluída. O importante é frisar que nada deve acontecer sem planejar. Questões como estoque, compra de produtos, precificação de oferta, ideias de PDV, campanhas e outras ações só podem estar em execução após planejamento bem definido. 

  2. Preparação dos seus profissionais – Também é parte do planejamento. A capacitação da sua equipe é crucial num momento em que sua farmácia deseja e deve receber mais pessoas. Tudo precisa acontecer de forma bem pensada. É necessário treinar cada colaborador na sua função e para ajudar os colegas em caso de farmácia cheia. Afinal, seria péssimo perder vendas e clientes por falhas ou falta de preparo com essa situação.
  3. Implementação de mais meios de pagamento – Você precisa agilizar a hora do pagamento para evitar filas e não perder vendas por não oferecer alguma forma mais prática e atual de pagar. Seja em espécie, com cartão de débito e crédito, PIX ou por meio de aplicativo leitor de código de barras, sua maneira de receber pagamentos deve acompanhar as novidades para ter opção em caso de imprevisto pelo grande movimento na data. 
  4. Proteção completa contra fraudes e golpesCom as novas formas de pagamento e o grande fluxo de clientes, é possível que haja tentativas de fraudes e golpes nessa data. Por isso, também faz parte dos preparativos, buscar procedimentos, tecnologias, práticas ou treinamentos, equipamentos e demais soluções que preparem seu estabelecimento para não ser lesado por crimes e ações de malfeitores.

  5. Ideia de recompensa para clientes fiéisFidelizar clientes é algo que sempre merece esforços estratégicos de sua drogaria. Assim, é bom usar sistemas como o Trier Drogarias para identificar e beneficiar os fidelizados neste Dia do Cliente. Entre as recompensas, vale dar descontos em produtos de uso frequente, presentear com mimos que tenham a ver com o perfil, prestar serviços, render participação exclusiva em ações promocionais etc.

  6. Promoções e concursos relacionados à dataÉ por parecer uma ideia óbvia, que as ações do tipo promocionais ou de concursos são tão esperadas pelos clientes para celebrar o dia. E como já são esperadas, a menos que você tenha alguma ideia melhor para valorizar clientes e transmitir a sensação de privilégio aos ganhadores, recomenda-se dar a eles o que querem ver. Além disso, existem vários formatos. Vale a pena descobrir a ação ideal para seu caso. Essas ações são ótimas para vender mais e conquistar clientes.

  7. Descontos especiais de Dia do Cliente – Essas são as ações promocionais mais frequentes em tabloides de ofertas e mesmo no PDV. No entanto, os descontos deste mês merecem ser temáticas e aludirem ao Dia do Cliente, com preços que sejam expressivos, impressionantes ou surpreendentes para seu público. Procure negociar com fornecedores e crie ofertas imperdíveis. Deixe clara a diferença entre ofertas simples e comemorativas.

  8. Distribuição de amostras e brindes – Uma ação simples, que fortalece as ações e o Dia do Cliente na farmácia. Negociar brindes com fornecedores e distribuir durante o mês gera a sensação de receber presentinhos sem esperar. As amostras revelam o valor da marca perante o público. Também são boas atrações para eventos do Dia do Cliente na sua loja.

  9. Montagem e oferta de kits de produtos – Chegou um dos melhores momentos para unir produtos que se complementam mesmo sendo de marcas ou categorias diferentes. Você e sua equipe podem contar com softwares como os da Trier para verificar quais itens são comprados juntamente. Assim, a montagem de kits fica mais assertiva e útil a seu cliente, que pode agilizar a compra por encontrar tudo e mais um pouco num só kit bem montado.

  10. Desenvolvimento de campanha publicitáriaTudo que sua farmácia fizer para o Dia do Cliente vai ganhar muito mais força e impacto de marketing e comunicação se você tiver um mote criativo, que envolva e unifique suas ações, promoções e discursos. Isso vale para mídias convencionais, mídias digitais, redes sociais, materiais para PDV, ações e eventos. Portanto, é altamente recomendado, contar com uma agência de publicidade que crie uma campanha completa para abarcar toda suas inciativas do Dia do Cliente.

  11. Presença e celebração nas redes sociais – Deixar sua farmácia de fora das redes sociais é um delito grave para sua comunicação e relacionamento com o público. Da mesma forma, estar mais ou menos presente e se esquecer de tratar o Dia do Cliente como uma data especial é perder uma grande oportunidade para sua marca. Faça um bom planejamento para suas redes sociais e crie conteúdos relevantes, sorteios e campanhas para essa data.

  12. Investimento na experiência do cliente – Se a presença on-line permite boa comunicação relacionamento e até vender, o ponto de venda se torna imprescindível para proporcionar experiências marcantes aos clientes. Portanto, é essencial pensar na comunicação de uma boa decoração, peças e mobílias, além das ações, serviços e eventos, que seu cliente vai encontrar no dia dele, ao visitar sua drogaria. Faça ser inesquecível a ponto de ele voltar. 

  13. Bom aproveitamento da jornada de compra – Se sua farmácia souber conduzir bem a experiência de compra dos seus clientes em seu estabelecimento, é provável que o momento seja oportuno para prolongar a jornada de compra, fazendo-o explorar as gôndolas para encontrar ofertas exclusivas de PDV. Induza as pessoas a desbravarem sua farmácia, pelas seções, em busca de preços especiais inseridos em pontos específicos. 

  14. Estímulos e benefícios que denotem exclusividade – Todo tempo é o momento certo para fazer seus clientes se sentirem especiais, mas no Dia do Cliente, isso passa ser uma obrigação da sua farmácia. Mostre porque vale a pena ser seu cliente. O que ele ganha com isso? Dê presentes, promova ou apoie eventos, abaixe os preços, ofereça descontos, crie promoções relacionadas ao ticket de compra ou à fidelidade da clientela, mas sempre reforçando que são vantagens exclusivas para quem é cliente VIP como ele. 

  15. Estratégias do cartão-fidelidade para o dia Se sua farmácia já conta com um cartão-fidelidade, saiba que esse programa de fidelização também pode apresentar exclusividades para o Dia o Cliente. Aliás, é um canal formidável para gerar a sensação de vantagem, além de se autopromover, pois se o cliente tiver interesse no cartão-fidelidade para obter benefícios do Dia do Cliente, é muito possível que seja fidelizado a partir dessa iniciativa.

  16. Entrega rápida, grátis ou surpreendente – O serviço de entrega é tão necessário, com as plataformas e integrações de sistemas como o Trier Drogarias, que no Dia do Cliente, elas também são um ponto de impacto para ganhar o coração e a mente dos clientes. Uma boa ideia é fazer entregas grátis para sua região ou melhor: distribuir presentes por meio do seu entregador. Aproveite o serviço para chamar atenção e, talvez, até criar um diferencial.   

   17. Eventos para o Dia do Cliente em sua farmácia Sua drogaria pode se tornar o palco de um evento marcante, como palestra, workshop, ou apresentação das novidades de algum fornecedor. Você pode trazer especialistas médicos, psicólogos ou mesmo, o farmacêutico da sua própria farmácia para falar sobre temas interessantes. Aliás, se o evento for ministrado por algum profissional da sua drogaria, saiba que ele agrega ainda mais valor a sua marca e faz da sua equipe um diferencial de autoridade em algum assunto

  18. Buzz marketing e viralização – O Dia do Cliente é uma data oportuna para gerar comentários sobre sua farmácia, tanto no ambiente digital quanto off-line. Isso pode ser feito com criatividade aplicada a qualquer ideia acima. Se gerar comentário no “off-line”, e um caso de buzz marketing. Porém, se conseguir comentários, curtidas, seguidores ou compartilhamentos no ambiente das redes sociais, é sinal de que sua ação viralizou.   

Agora que que você já foi lembrado a respeito de grande parte das iniciativas que podem ser realizadas para vender mais e promover sua farmácia no Dia do Cliente, é só fazer o checklist e incrementar com ações e ideias que ainda sejam possíveis e viáveis

A data está próxima, mas você também já pode pensar no Dia do Cliente de 2024. Nada como começar a planejar agora. Acesse triersistemas.com.br e veja como nossas soluções podem ajudar você no planejamento futuro, como também, na gestão do Dia do Cliente deste ano