Faça as vendas florescerem na Primavera da sua drogaria.

Um dos pontos altos de setembro é a mudança da estação, com o início da primavera. E como já sabemos, a nova época do ano traz alterações no clima, junto ao florescer das cores e um bem-estar à flor da pele. Mas não são só os jardins que ficam mais belos e floridos. As farmácias e drogarias, como muitas lojas do varejo, devem se adaptar e utilizar as mudanças da estação como boas oportunidades para atender melhor seus clientes e vender sempre mais.

E para dar o destaque especial que a primavera merece, já que ela é importante tanto para os clientes como para o segmento farma, este artigo aborda alguns aspectos da estação, que devem ser considerados na hora de preparar o estabelecimento e os ambientes digitais da sua farmácia. Tudo para que você tenha sucesso na busca por um faturamento cada vez maior.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E OPORTUNIDADES DA PRIMAVERA.

A chegada da estação das flores traz consigo não só a beleza, mas também mudanças climáticas e na maneira como percebemos essas variações. São aspectos que também influenciam na saúde e no comportamento de consumo dos clientes das drogarias. Por isso devem ser compreendidos, analisados e acatados para adequação da sua loja. Confira:

Mudança no clima e nas temperaturas.

Diferente do inverno, na primavera, os dias ficam mais longos, e as noite, mais curtas. O sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. Temos dias quentes e iluminados. As temperaturas sobem e ficam mais amenas, mas as variações ainda podem causar doenças. Entre essas alterações no clima, muda também o índice da umidade relativa do ar, que deixa o tempo mais seco. Isso pode causar infecções e aumentar a ocorrência de alergias e problemas respiratórios.

Nem tudo são flores… Existem alergias também.

Que as flores embelezam e colorem os dias, todo mundo sabe. O que muitos se esquecem é que a polinização causa infecções a alergias. Os pólens são partículas de gramíneas e árvores, que se dispersam no ar e afetam as vias respiratórias. Quem sofre com esses males, deve manter os ambientes limpos e arejados, além de fugir da poluição, da fumaça de cigarros e passar longe de plantas nesse período.

Sensação de bem-estar e cuidados pessoais.

O clima ameno traz a sensação de aconchego e bem-estar. Os dias claros, floridos e com cores mais vivas estimulam o ânimo e outros sentimentos positivos. O fato de o calor permitir o uso de menos roupas, que costumam ser mais soltas e leves, causa a sensação de liberdade, tanto para se movimentar quanto para sair e interagir. Nessas condições, os cuidados pessoais florescem junto a um “carinho” que as pessoas passam a ter com elas mesmas. 

Preparação para o verão.

Como a primavera faz a transição do inverno para o verão, as pessoas começam a investir pesado nessa preparação para a estação mais quente do ano. Além do calor, no Brasil, a época também coincide com o período das férias e festividades importantes, como o Natal e o Ano-Novo. Todos esses fatos juntos levam as pessoas a maiores cuidados com os hábitos saudáveis, manutenção de uma boa forma física, diminuição do peso, proteção da pele entre outros. Isso aumenta o uso de produtos relacionados a esses novos objetivos e comportamentos.

APROVEITE O QUE VOCÊ JÁ SABE PARA FAZER AS VENDAS FLORIREM.

Se você considerar as informações sobre a primavera e seus impactos no clima, na saúde e no comportamento acima mencionados, certamente já tem um bom ponto de partida para preparar sua farmácia para essa estação. Verifique abaixo quais aspectos da sua farmácia podem ser ajustados conforme as características e tendências desse período do ano.

Renove ou atualize seu ESTOQUE e MIX de produtos.

Como comentado mais acima, na primavera, é grande a possibilidade de alergias e inflamações pela mudança no clima e a dispersão do pólen das flores no ar. Então você já sabe: pode munir seu estoque de medicamentos para doenças como asma, roséola, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e outras. Além disso, pode vender equipamentos para inalação ou as famosas “bombinhas” para problemas respiratórios. 

Seu mix também pode diversificar entre as grandes marcas de medicamentos e os genéricos. Os equipamentos e outros produtos também podem ser de diversas marcas e faixas de preço. E como o foco fica voltado para os bons hábitos, cuidados com a pele e cuidados para manter a forma, pode-se investir em protetores solares e cremes, suplementos alimentares, vitaminas, produtos naturais, guia de dietas, produtos diet e light entre tantas outras opções.

Prepare o PDV, alinhe com a comunicação e os canais digitais.

Temperaturas mais elevadas, dias mais longos e iluminados, flores, cores, pessoas felizes, roupas mais leves… Esses são alguns dos elementos visuais que podem compor as peças promocionais de comunicação do seu PDV. Além dos materiais, não esqueça de decorar as seções e, se possível, integrar os universos real e digital com um ambiente instagramável. E mesmo se isso não for possível, o essencial é marcar uma “presença primaveril” também nas redes sociais.

Utilize uma unidade visual em seus posts, peças, materiais e campanhas. Conte com uma agência de publicidade para desenvolver um bom mote de primavera e trabalhe ele durante toda a estação em todos os canais de comunicação da sua drogaria. Não se esqueça de que os tabloides de ofertas também podem remeter a estação ou, pelo menos, ter uma seção especial com o visual e as ofertas de primavera. O ideal é alinhar tudo para que o público reconheça.

Capacite toda a equipe para as necessidades da estação.

Os colaboradores da sua farmácia devem estar preparados para abordar os clientes com necessidades relacionadas à estação. Seja por causa das alergias, doenças respiratórias ou cuidados pessoais, a abordagem já pode seguir um certo script com sugestões e informações sobre esses assuntos. O farmacêutico já pode ficar atento ao ver a situação do cliente e o que ele procura nas gôndolas. A partir daí, é possível surpreender e prever tudo que ele precisa.

Além de treinamentos, sua farmácia pode oferecer cursos de marketing, comunicação e vendas. Estimular a equipe a trocar ideias sobre suas experiências com o público nos primeiros dias do cotidiano da primavera também é muito interessante. Expor os dados do sistema de gestão da sua farmácia, comparando os períodos da primavera dos anos anteriores, pode direcionar e melhorar muito a abordagem do atendimento deles. O importante é se preparar.

Monte kits de produtos para cada necessidade da primavera.

Sua drogaria pode montar kits de produtos de cuidados pessoais, kits para dietas, kits para emagrecimento, kits de beleza e perfumaria, kits para prevenir e remediar alergias, kits para cuidar da pele, para presentear com flores e muitas outras ideias. 

Além de agilizar a compra e facilitar a vida dos clientes, eles sempre vão acabar levando produtos adicionais do kit. Aliás, mesmo se não comprarem os kits, eles podem ver a combinação de produtos exposta na sua farmácia e ter ideias de itens como referência para compras se produtos avulsos, mas que combinam pela sua categoria ou necessidade.

Ofereça serviços especiais para a estação das flores

Além de prestar um atendimento completo em sugestões para clientes que têm alergias e doenças respiratórias, sua farmácia pode direcionar serviço de entregas de emergência também para esse público. Além disso, sua farmácia pode fazer nebulização, organizar palestras sobre os assuntos da estação e até vacinar, caso tenha estrutura para isso. Afinal a vacinação também pode prevenir e evitar muitos males da primavera e da mudança de tempo.

Com essas e outras possibilidades, sua drogaria tem tudo para faturar e lucrar muito na primavera. E para conduzir todas as ações com base nas necessidades do público, a Trier também oferece seu Trier Drogarias, a mais completa solução tecnológica de gestão de farmácia. 

Por meio dele, seu estabelecimento pode ter todos os dados e análises na palma da mão em um simples estalar de dedos. Acesse triersistemas.com.br, conheça os detalhes do sistema e entre em contato com um de nossos consultores pata fazer a implementação. Você vai multiplicar os resultados, tanto nesta primavera, como também nas próximas estações.