Segredos de uma boa Gestão de Pessoas para sua farmácia.

Assim como empresas de qualquer outro segmento, farmácias e drogarias também devem voltar sua atenção para a gestão de pessoas, como forma de valorizarem sua equipe e realizarem uma boa gestão. Isso porque, grande parte dos resultados que uma farmácia pode alcançar depende exclusivamente do empenho e integração das pessoas que compõem a equipe e a forma que elas se engajam na busca pelos objetivos da drogaria em que trabalham.

É impossível que uma empresa alcance suas metas sem que seu pessoal esteja comprometido com os anseios definidos pela equipe de gestão. 

Sendo assim, é de suma importância pensar nas pessoas da sua drogaria com muito zelo, interesse, gratidão e estratégia, para gerar engajamento e se tornar uma empresa onde todos queiram trabalhar. Assim, este artigo traz alguns pontos importantes para que sua farmácia possa realizar uma boa gestão de pessoas.

Ao RH e além!

Antes de listar os principais aspectos da boa gestão de pessoas, é interessante deixar claro que para que ela seja possível, é necessário ir além das funções básicas do departamento pessoal e RH. Mais do que garantir um bom recrutamento e seleção, desenvolvimento de planos de carreira, mais produtividade, a organização e os processos de cargos e funções, a retenção de colaboradores, as avaliações e toda a documentação de cada procedimento, é preciso avançar.

Cuidar do capital humano da sua drogaria é buscar melhorar o clima organizacional e desenvolver a integração e união de toda a equipe, além de favorecer o profissionalismo, sem abrir mão do lado mais humanizado da sua administração. Com isso em mente, confira os principais pontos que devem ser considerados na gestão de pessoal da sua drogaria, a seguir:

Motive seu pessoal

Apesar de a motivação parecer um tópico óbvio para a excelente gestão de pessoas, a prática não é tão simples quanto parece. A consciência de que ela é fundamental para engajar colaboradores é a parte mais fácil, mas o desafio está em conhecer o que motiva cada um. Para isso, é importante antes descobrir o que pode estar desmotivando as pessoas da equipe e se a desmotivação é um caso isolado ou generalizado.

Se for isolado, é preciso descobrir a causa da desmotivação antes que ela contagie mais pessoas da equipe, pois uma pessoa desmotivada pode desmotivar os colegas. Para facilitar a motivação, é recomendado trabalhar bem as metas, dar feedbacks e recompensar por meritocracia. Deve-se reconhecer pessoas colaboradoras já no processo seletivo e evitar uma gestão sem flexibilidade, ferramentas sem eficiência e culturas corporativas desagradáveis.     

Treine e capacite as equipes

Esta é uma receita indispensável tanto para manter as pessoas da equipe motivadas com seu próprio desenvolvimento dentro da sua farmácia quanto para uma maior produtividade e geração de resultados. É uma excelente forma de valorizar os colaboradores, reter bons profissionais e tornar a equipe cada vez mais preparada e confiante.

Entretanto, não basta oferecer apenas treinamentos técnicos e esporádicos. É necessário e muito compensador investir sem medo na capacitação ou qualificação das pessoas por meio de metodologias em que o aprendizado seja contínuo. Quanto mais desenvolvimento pessoal e profissional for oferecido, maiores as chances de que sua farmácia seja percebida pelos funcionários como um ambiente de crescimento e de se obter resultados surpreendentes.

Estimule e valorize o conhecimento

Embora pareça o mesmo assunto do tópico anterior, este item sugere ir além do treinamento e da qualificação. É vantajoso para sua farmácia incentivar a busca pelo conhecer. Além de indicar bons cursos ou eventos de formação é interessante recompensar os colaboradores que se dedicam aos estudos diversos. 

Muitas vezes é a curiosidade e o interesse de um colaborador estudioso que pode trazer boas práticas e novas execuções de tarefas, antes inexistentes, à rotina de sua drogaria. É possível também fazer com que aqueles profissionais mais engajados em aprender possam ensinar os demais. Além de se sentirem respeitados no ambiente de trabalho, isso permite a difusão do conhecimento em seu estabelecimento.

Favoreça a comunicação aberta e transparente

Já pensou em quantos problemas poderiam ser evitados entre os processos e as relações da sua farmácia somente com uma comunicação mais eficiente? Por isso, a comunicação é uma verdadeira coluna de sustentação para a boa gestão de pessoas em qualquer empresa. O começo de tudo está em saber ouvir de verdade seus colaboradores e dar abertura para que possam expressar suas ideias e opiniões.

Além de se sentirem motivados, uma comunicação clara e transparente proporciona a eliminação de ruídos, “fofocas”, intrigas e desconfianças tão prejudiciais e desnecessárias ao clima organizacional. É preciso romper barreiras e utilizar os recursos tecnológicos e metodológicos para interações limpas, que propiciem o compartilhamento de informações, conhecimentos, opiniões e sugestões entre todos os níveis hierárquicos e pessoas da equipe.

Analise e reconheça as competências

Observar cada colaborador com aquele olhar clínico, que reconhece os pontos fracos e fortes, considerando os conhecimentos e habilidades de cada um, é crucial para a gestão de pessoas da sua drogaria. Isso porque, muitas vezes o próprio profissional não percebe certas facilidades e talentos na execução de tarefas que poderiam ser até mesmo ensinadas a outros membros da equipe.

Numa equipe formada por meio de bons critérios seletivos, certamente, cada pessoa tem muito a ensinar e aprender dentro da empresa. Se os gestores percebem cada um desses atributos, sua farmácia tem muito a ganhar por meio das competências bem reconhecidas, canalizadas e desenvolvidas. Por vezes, é possível descobrir talentos que já fazem parte da equipe e, por meio de um simples remanejamento de funções, evitem novas contratações.

Identifique e forme boas lideranças

Entre as funções que merecem plena dedicação e sensibilidade dos gestores de RH está a de identificar e desenvolver bons líderes. É preciso estar atento a perfis que conseguem inspirar e extrair o melhor de seus colegas para viabilizar cargos como o de coordenador a essas pessoas. Afinal, saber formar um excelente corpo de líderes pode ser transformador a toda gestão e aos resultados da sua farmácia.

Com relação à liderança, é importante lembrar que muitas pessoas são líderes natas enquanto outras precisam ser desenvolvidas. Outro ponto interessante é nunca se esquecer de que o líder precisa ter habilidades para além das técnicas, como as de bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, bom caráter, humildade e uma postura humanizada com relação à equipe. Bons líderes são peças estratégicas fundamentais para uma boa gestão.

Prefira cooperação do que competitividade

Muitas empresas e gestores apostam em fomentar a competitividade entre os membros da equipe para extrair resultados. Entretanto, essa fórmula pode ser muito arriscada, já que nem todas as pessoas têm perfil competitivo e se sentem à vontade em ambientes assim. Além disso, se a competitividade não for bem gerida, ela pode promover a rivalidade e comprometer a colaboração entre os profissionais da equipe.

Por isso, é preferível e menos arriscado que sua farmácia utilize uma gestão que favoreça a cooperação entre as pessoas. Além de todos se ajudarem, a cooperação gera a confiança em todos os profissionais, elimina possíveis rivalidades e facilita o desenvolvimento do espírito de equipe. A amizade e liberdade entre as pessoas se tornam vigentes, as causas e objetivos tornam-se comuns, os talentos perdem inibições e o clima organizacional tende a ser ótimo.

Promova a ampla participação

Quando falamos de participação, é inevitável que se pense em PPR (Programa de Participação de Resultados) e embora a receita traga bons resultados a sua farmácia, não é somente desse ponto que estamos falando. É bom promover a proatividade de todos da equipe e, se possível, permitir que os colaboradores participem das decisões. Além de tornar sua drogaria mais competitiva, isso pode ampliar o faturamento e a lucratividade, por meio de um real envolvimento das pessoas, que passam a se sentir incluídas em tudo.

Faça tudo para que tenham envolvimento

Quando a equipe sente que é centro da gestão da sua farmácia e que cada membro da equipe consegue se realizar de forma profissional e também pessoal, certamente, o envolvimento já existe. Em outras palavras, é importante que a empresa faça tudo que for possível para que cada um sinta-se uma peça fundamental dentro da sua drogaria. Esse sentimento gera um profundo nível de engajamento e colaboração.   

Resgate sempre o espírito de equipe

Se você conseguir implantar a maioria dos itens acima, sua farmácia já poderá desfrutar de uma equipe que vive o espírito de união e coletividade ou quase isso. Mesmo que seu pessoal já busque objetivos comuns, nunca deixe de incentivar e falar sobre a importância dessa essência para o sucesso da empresa e de cada profissional. É crucial resgatar sempre o entusiasmo e o orgulho de manter essa conduta entre a equipe para que ela nunca se acomode, e cada membro busque essa integração de forma espontânea e natural.

Agora que você descobriu uma série de características que configuram os segredos de uma boa gestão de pessoas em sua farmácia, certamente deve estar pensando por onde começar. Antes de qualquer coisa, é importante deixar tudo em dia para que as pessoas possam ter suas rotinas, funções e processos profissionais facilitados na sua drogaria. É aí que entra a Trier e suas soluções para uma gestão completa e integrada.

Por meio do Trier Drogarias, por exemplo, seus colaboradores estarão mais tranquilos em relação às atividades de rotina e poderão se dedicar mais às tarefas estratégicas. Isso também transforma o clima organizacional e prepara sua farmácia para propiciar o espírito de equipe. Acesse triersistemas.com.br e conheça as ferramentas e módulos que podem beneficiar e muito sua gestão de pessoas. Se tiver dúvidas, é só entrar em contato com nossos consultores.