O marketing verde e como sua drogaria pode lucrar e cativar clientes com ele.

Cada vez mais, assuntos que envolvem ecologia, meio ambiente e sustentabilidade ganham destaque como estratégia de marketing aderida por diversas marcas e empresas dos mais variados segmentos. Isso acontece, porque o público sofre influência direta de notícias, pesquisas e teorias que fomentam a consciência ecológica como forma responsável de evitar a escassez de recursos e proteger a vida no planeta do desequilíbrio ambiental e climático.

Nesse contexto, as pessoas estão cada vez mais sensíveis ao tema. 

Tanto que muitas se esforçam para conhecer a origem dos produtos que consomem e, principalmente, a consciência e atitude de cada marca do mercado quanto à sustentabilidade e questões ambientais. Por isso, este artigo vai apresentar alguns princípios, certas práticas e os benefícios que o marketing verde, ou ecomarketing pode trazer também para sua drogaria. Veja a seguir:

PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE

Ser ecologicamente correto

Assim deve ser a consciência por trás das práticas da sua drogaria em tudo que fizer: optar sempre pelo que não agrida a natureza ou pelo que menos comprometa o meio ambiente, ao evitar sempre ações que esgotem os recursos naturais. 

Ser economicamente viável

Do ponto de vista mais sustentável, é obter rentabilidade e lucratividade, sem perder de vista um crescimento econômico que considere o meio ambiente como fonte. Dessa forma, a viabilidade da sua economia depende de um certo cuidado com a natureza, sem desperdícios de recursos e outras ações que prejudicam a sustentabilidade.

Ser socialmente justo

Esse ponto vai além da preservação da natureza, que também não deixa de ser um jeito de pensar no próximo, com ética e solidariedade. Afinal, essas são práticas de quem compartilha o mesmo espaço e divide os mesmos recursos. 

Ser culturalmente aceito

Trata-se de respeitar os indivíduos igualmente. Aliás, esse princípio embasa os cuidados com o meio ambiente, já que todos têm o mesmo direito de viver bem e usufruir dos recursos naturais, da mesma forma. A diversidade também é valorizada, pois as diferentes realidades geram várias percepções, com pontos de vista complementares.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS QUE EVITAM PERDAS E CATIVAM PESSOAS.

1. Fazer economia de água e energia elétrica.

Essa é uma maneira simples de poupar recursos naturais e reduzir custos e gastos, com base em hábitos que evitem desperdícios em sua drogaria. É possível economizar com uma iluminação bem projetada e com a utilização de equipamentos com o selo de economia da Inmetro. Além disso, pode-se utilizar placas de energia solar como alternativa para reduzir os gastos com energia elétrica. O consumo consciente de água também deve ser estimulado.

2. Evitar materiais nocivos ao meio ambiente.

Mais uma alternativa inteligente, que além de beneficiar o meio ambiente, ainda traz economia para sua farmácia. Por meio da digitalização, você pode reduzir e economizar muito com menos impressão de materiais. Além disso, é possível vender ecobags em tamanho especial para drogarias ao invés de gastar muito com a compra de sacolas plásticas. Outra boa atitude seria evitar produtos de limpeza ou substâncias que sejam poluentes e não biodegradáveis. A reciclagem do lixo também é um medida sempre bem-vinda como iniciativa consciente.

3. Preferir itens ecológicos e marcas conscientes.

Para que suas atitudes sejam coerentes e seu discurso sobre ecologia e sustentabilidade seja verdadeiro, é preciso ter atenção com os produtos e as marcas que sua farmácia vai oferecer aos clientes. Prefira os que não utilizem substâncias prejudiciais à natureza e marcas que não façam testes em animais, por exemplo. Lembre-se de que boa parte do público já presta atenção a esses detalhes e pode perceber qualquer falta de alinhamento entre atos e palavras.

4. Fechar parcerias com fornecedores sustentáveis.

É interessante expor aos seus fornecedores que suas preferências de compra estarão voltadas a princípios e propósitos de acordo com o marketing verde. Ou seja, para produtos e marcas ecologicamente conscientes. Dessa forma, eles mesmos trarão boas alternativas e opções disponíveis no mercado, para fechar novas negociações e acordos com seu estabelecimento. É importante destacar que o público percebe e tem procurado cada vez mais por esses itens.

5. Fazer o descarte correto de lixos e medicamentos.

Descartar corretamente os remédios vencidos e transformar o estabelecimento num posto de descarte também para seus clientes transmite uma boa mensagem aos mais diferentes públicos. Além disso, demonstrar preocupação com a devida separação do lixo, bem como, com a reciclagem dos materiais comunica um real interesse em proteger e preservar o meio ambiente.

6. Levar as ações ecológicas também para fora da farmácia.

Quando uma marca é verdadeira em seu discurso de marketing verde, ela procura se engajar em diversas movimentações na sua comunidade. Para isso, vale fazer parceria com outras empresas e participar de ações promovidas pelo governo da sua cidade, associações de bairros e outras organizações. Além disso, muitas iniciativas podem partir da sua drogaria, como a convocação da população para mutirões de limpeza, cuidar dos canteiros, plantar árvores e muitas outras.

7. Conscientizar para inspirar a multiplicação de atitudes.

Além do envolvimento da sua farmácia em causas ambientais, é importante sempre reforçar a comunicação para conscientizar as pessoas. Procure realizar, promover, patrocinar e participar de eventos, como palestras, seminários, lives entre outros. Sua drogaria também pode aproveitar os materiais de comunicação para trazer campanhas periódicas, com informações interessantes, que estimulem iniciativas individuais e independentes.

8. Busque o engajamento do público.

Ao mesmo tempo que sua farmácia proporciona conscientização e aprendizado para aculturar as pessoas sobre a ecologia, ela também pode inspirar e “chamar as pessoas para a ação”. Além de beneficiar o meio ambiente, os engajamentos podem revelar a força e a influência que sua farmácia exerce nas pessoas. Isso revela o quanto sua marca faz parte da vida e da decisão do seu público-alvo. 

NÃO ESQUEÇA QUE COMUNICAR FORTALECE A ESTRATÉGIA.

Todas as iniciativas, atitudes e ações acima listadas merecem ampla divulgação para potencializar sua estratégia de marketing verde. Invista em publicidade nas mídias digitais e convencionais, além de serviços de relações públicas e proximidade com jornalistas da região. Sempre deixe claro esse posicionamento em cada oportunidade e faça sua marca aparecer relacionada ao tema da preservação ambiental.

OS BENEFÍCIOS QUE LEVAM AO LUCRO E AO RECONHECIMENTO.

Diminuição real dos impactos ambientais.

O primeiro benefício a ser considerado deve ser o objetivo buscado e alcançado pelo marketing verde. Portanto, é essencial nunca se esquecer de que a redução dos impactos ambientais também beneficia nossa vida, nosso cotidiano e tornam nossos negócios sustentáveis. Isso gera permanência, constância e, consequentemente, mais lucratividade.

Demonstração de iniciativa frente aos concorrentes.

Essa é uma grande oportunidade de sua farmácia se posicionar como líder ou pioneira na região a se comprometer de fato com questão do meio ambiente frente a toda a concorrência. É muito possível que depois de verem você obter certo reconhecimento por meio do marketing verde, muitos façam igual. Acontece que é aí que o pioneirismo e a iniciativa viram a seu favor, pois sua farmácia será lembrada pelo público como a líder que foi seguida pelos demais. Isso fortalece a influência, que pode ser usada para gerar maior rentabilidade.

Aumento da simpatia do público para com sua farmácia.

Depois de juntar comprometimento legítimo, proatividade, atitudes e uma excelente comunicação, o resultado tende a ser um público cativo, que reconhece sua farmácia por meio da emoção e da identificação com a causa de tantos. Esse vínculo traz boas oportunidades comerciais, com lucratividade satisfatórias.

Fortalecimento da credibilidade frente à população

Conquistar a confiança do público e construir uma credibilidade dá autoridade para sua farmácia tratar de outros temas. Suas recomendações de produtos também passam a ser recebidos com mais apreço. Em outras palavras, é mais fácil vender, inspirar, engajar e se comunicar com seus clientes. Da mesma forma, fica mais simples conquistar novos clientes e ver sua farmácia ser notada por diferentes públicos.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o marketing verde, é só começar a trabalhar sua estratégia. Para elaborar as táticas, acompanhar as execuções e analisar os resultados, pode sempre contar com as soluções da Trier. Acesse triersistemas.com.br, conheça os detalhes de cada ferramenta e, se precisar, entre em contato com um de nossos consultores especializados. A equipe está pronta para atender você.