As diversas faces de uma gestão de farmácias completa.

A administração de qualquer empresa envolve alguns tipos de gerenciamentos específicos, que buscam controlar os mais diferentes aspectos de um negócio. No caso de farmácias ou drogarias, essa realidade não é diferente. É necessário gerir bem todos os pontos essenciais para se chegar a uma gestão completa, que consiga o equilíbrio entre todos os fatores e traga bons resultados.

Além disso, os gestores precisam ficar atentos para respeitar as normas do setor. Nesse sentido, é necessário ter atenção e cuidado com produtos e serviços, bem como com os processos e as informações que devem ser repassadas ao Ministério da Saúde e à Anvisa. Por isso, este artigo mostra a base de uma gestão completa para sua drogaria. Acompanhe a seguir:

Controle de estoque

Gerir o estoque é mais do que simplesmente anotar a quantidade de mercadorias armazenadas na sua empresa. Mais do que gerenciar as entradas e saídas do fluxo de produtos, ter controle sobre o estoque do seu estabelecimento é essencial para os planos estratégicos do negócio. Isso sem falar que o estoque é parte decisiva do capital de giro e influencia em muitos fatores, como nos processos e resultados. 

E quando se trata do estoque de uma farmácia, é preciso ter mais controle ainda, para conhecer bem os produtos que têm algum tipo de restrição legal, os que precisam ser armazenados de um algum modo especial, os que devem ser reportados aos órgãos competentes assim que vendidos. É necessário observar a validade e gerir o armazenamento, saber comprar a quantidade certa e usar esse conhecimento do estoque e integrar as informações com outras áreas da administração, como na gestão financeira, por exemplo.

Gestão financeira

O gerenciamento das finanças reúne as ações administrativas que buscam analisar, planejar, desenvolver e controlar os recursos financeiros e toda sua movimentação de entradas e saídas. Reconhecida como a parte central da gestão de uma empresa, o financeiro planeja as finanças para definição de metas e orçamentos, gerencia as contas a pagar e receber, acompanha o capital de giro, cuida da emissão de notas e analisa os resultados.

A gestão financeira controla os valores de cada setor e disponibiliza as verbas para compra de materiais, insumos, produtos e equipamentos, além de distribuir investimentos entre os segmentos, conforme a estratégia da empresa. É por meio dela que se faz o provisionamento dos possíveis cenários. É responsável por encontrar o ponto de equilíbrio ideal para a viabilidade do negócio, seja ele uma indústria, prestadora de serviços ou farmácia.

Gestão de pessoas

Outro ponto que merece muita atenção para a administração completa da sua farmácia é a gestão de pessoas, que gerencia todo o capital humano da empresa. Mais do que apenas cumprir as funções de RH, como recrutamento e seleção, desenvolvimento de planos de carreira, ações para melhoria de produtividade, organização e processos de cargos e funções, retenção de colaboradores e avaliações, essa área administrativa deve ir além.

Afinal, zelar pelo patrimônio humano e pessoal da sua drogaria envolve desenvolver ações de engajamento, melhorar o clima organizacional, formar ou identificar novas lideranças, oferecer qualificação aos profissionais, motivar as pessoas e manter uma excelente comunicação e o bom relacionamento, por meio de conversas e retornos frequentes aos colaboradores. Tudo para unir e integrar a equipe, além de cultivar o profissionalismo em seu estabelecimento.

Gestão comercial ou de vendas

Uma das faces de uma gestão completa, que mais impulsiona o negócio rumo a alta rentabilidade e lucratividade. Isso porque se volta a extrair das vendas toda a viabilidade dos negócios. Quando faz parte do contexto de uma farmácia ou drogaria, a equipe de Gestão de Vendas enfrenta as restrições que impedem o estímulo à compra e ao consumo de medicamentos. 

No entanto, é exatamente esse desafio que exige um bom gerenciamento e acompanhamento das estratégias de vendas, assim como uma liderança inspiradora para a equipe comercial. É uma área que precisa estar sempre atualizada. Seus profissionais devem estar por dentro das novidades do mercado e entender de marketing, logística, economia e até de tributação. É indispensável para se obter resultados em sua farmácia.

Gestão fiscal e tributária

Certamente esta é a face da gestão que mais preocupa os gestores e profissionais de empresa, seja ela uma farmácia ou não. E não é para menos. Diante de toda a insegurança e complexidade do sistema tributário nacional, é fundamental ter alguém ou até uma equipe capacitada para “cuidar” desses assuntos dentro da sua drogaria. Isso vale mesmo que sua farmácia tenha uma contabilidade já muito eficiente, pois os desafios dessa área são diversos.

Todo estabelecimento do setor farma precisa ter o controle sobre o processo de emissão de toda a documentação fiscal, escrituração, declarações e informações que devem ser repassadas ao Fisco, bem como o pagamento desses impostos. Saber usar e “aproveitar” os benefícios dos créditos fiscais é essencial para que seus negócios tenham sucesso financeiro.

Gestão de marketing

Está aí uma parte que não pode faltar numa gestão plena e total, pois prepara e fortalece sua farmácia como uma marca, que precisa enfrentar a competitividade, entender as tendências e oportunidades, bem como, posicionar-se no mercado. É responsável pelas ações que promovem também os produtos e serviços da sua drogaria, perante análises minuciosas, planejamentos detalhados, execução coordenada e acompanhamento de resultados.

A equipe de marketing mantém variadas estratégias, conforme as necessidades identificadas por pesquisas ou constatações diversas. Além disso, estabelece todo o posicionamento, que assumirá um conceito e a forma mais adequada de comunicá-lo ao público-alvo que deve ser atingido pela comunicação. Enfim, assim como a gestão de vendas, que também se integra à gestão de marketing, é uma administração fundamental e necessária para sua marca.

Gestão de logística

Inclui administrar desde a compra e o armazenamento até o transporte, a distribuição e a entrega dos produtos da sua farmácia. O objetivo é sempre utilizar cada recurso de modo planejado e estratégico para evitar gastos, custos e perdas. É positiva para toda drogaria, principalmente às que precisam coordenar entregas. E para as redes de farmácias, é indispensável para organizar a central de distribuição e toda a movimentação de produtos.

Outras gestões importantes

Além dos aspectos de uma gestão completa já apresentados acima, existem aquelas áreas de gestão que não são acompanhadas de forma “separada” e exclusiva por um só setor ou profissional. Geralmente, estão integradas às administrações já explicadas. Como também são importantes para o sucesso dos negócios, cabe destacar:

Gestão de projetos – Busca garantir que os projetos sejam conduzidos e concluídos com êxito. Tudo conforme as metas e prazos e resultados previstos e ajustados na fase de planejamento.

Gestão de informação – Com tantos cadastros, planilhas e relatórios de uma drogaria, é preciso gerir os dados para buscá-los, analisá-los e utilizá-los, por meio da boa gestão de informações.

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