SAIBA POR QUE USAR O TEF DEDICADO HOSPEDADO, EM SUA FARMÁCIA.

Entre todas as rotinas do varejo, o pagamento é um dos procedimentos que mais merecem atenção. Isso porque ele é o ápice da compra, o estágio em que a aquisição de produtos e serviços são efetivados e os valores são repassados pelo cliente. Ou seja, é um momento em que tudo deve funcionar perfeitamente para evitar insegurança ou qualquer desconforto na hora de o cliente pagar.

Aliás, situações limitadas quanto à forma de pagamento podem fazer o cliente desistir da compra ou nunca mais voltar à loja. Isso vale também para farmácias e drogarias, que como varejistas tradicionais, devem garantir que o pagamento possa ser efetivado da forma mais tranquila e rápida.

Se possível, a farmácia deve oferecer todas as formas de pagamento ou, pelo menos, as mais utilizadas no Brasil, como em espécie, Pix e TEF. 

Essa última, que se refere ao uso de cartões de crédito e débito e só fica atrás do Pix como a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, é o modo tecnológico mais comum nos estabelecimentos. Dessa forma, este artigo explica por que e como ela deve ser bem implementada na sua farmácia ou drogaria. Confira tudo a seguir.            

MAS AFINAL, O QUE É TEF?

TEF significa Transferência Eletrônica de Fundos. Como já mencionado, é um sistema que torna possíveis as transações financeiras ligadas à compra por cartão de crédito ou débito, de forma ágil, confiável e segura durante as operações de compra e venda nos estabelecimentos comerciais. Embora utilize máquinas pinpads é ainda diferente das famosas maquininhas POS.

DIFERENÇAS ENTRE POS E TEF 

Quando falamos das maquininhas de cartão, é interessante observar que há dois modelos diferentes. As mais comuns, usadas até por entregadores, são as chamadas POS, sigla de Point Of Sale ou ponto de venda. Famosas por serem portáteis, de fácil manejo, contarem com tecnologia mobile e utilizarem apenas a conexão com a rede, são aparentemente mais práticas e certamente mais baratas, porém menos completas e eficientes do que as de TEF.   

Na verdade, as máquinas de TEF são totalmente diferentes das de POS. A única coisa parecida é o terminal onde o cartão é inserido para a digitação da senha. As máquinas de TEF não têm mobilidade, pois ficam no caixa, sempre conectadas a um computador. Isso garante benefícios únicos. 

Uma das diferenças é que a máquina de POS só faz a transação, já a de TEF registra automaticamente todos os dados no sistema de gestão, para um maior controle financeiro. A máquina de POS também é limitada na questão dos adquirentes, já que funciona com apenas um, seja Rede, Cielo, Stone, Getnet etc. Dessa forma, é preciso ter uma máquina para cada adquirente. Já a máquina TEF integra todas as adquirentes e aceita todas as bandeiras.

BENEFÍCIOS QUE SÓ A TEF OFERECE
  • Sistema multiadquirente: permite optar por diferentes adquirentes para passar cada bandeira de cartão.
  • Controle de transações e centralização do controle de caixa e estoque: facilita a conciliação bancária e emite relatórios para proporcionar uma gestão mais organizada das finanças.
  • Emissão de nota fiscal eletrônica: emite a nota e envia automaticamente as movimentações financeiras para a Receita Federal.
  • Obediência às leis estaduais: por ser obrigatório em alguns estabelecimentos conforme a legislação de alguns estados, usar o sistema TEF deixa tudo em conformidade com a lei. 
MAS QUAL O DIFERENCIAL DO SISTEMA TEF DEDICADO?

Para facilitar a compreensão, é interessante saber que, além do sistema de POS, existem 3 tipos de Sistemas TEF mais indicados para os estabelecimentos comerciais dos mais diferentes tipos: o TEF Discado, o TEF IP e o TEF Dedicado.  

Enquanto o TEF Discado é formado por terminais que usam computadores e pinpads conectados a uma linha telefônica e o TEF IP seja formado pelos mesmos componentes, mas conectados a uma VPN (Rede Virtual Privada), o TEF Dedicado também é composto por terminais que usam computadores e pinpads, mas conectados via conexão X 25 de operadoras de telefonia.     

A diferença está no desempenho do tempo de resposta que autoriza o pagamento. Entre os três tipos mencionados acima, os dois mais potentes são os sistemas TEF IP e TEF Dedicado, já que eles não precisam de discagem telefônica para entrar em contato com a central. Inclusive, o TEF Dedicado conta com uma linha especial “dedicada” 24 horas por dia e 7 dias por semana, exclusivamente, para que o estabelecimento possa se conectar às operadoras de cartão.

ALÉM DE DEDICADO, COM A TRIER, O TEF É BEM HOSPEDADO

Por meio de uma forte parceria com a Solução Skytef, maior distribuidora de SiTef do Brasil, a Trier Sistemas buscou um jeito inteligente de proporcionar para sua drogaria uma forma de pagamento com cartões, capaz de atrair e conquistar a preferência dos seus clientes. Tudo por meio da integração eletrônica de sistemas de automação com as principais redes autorizadoras de cartão do Brasil. 

Por isso, se você é um Cliente Trier, pode obter soluções completas, com benefícios e vantagens, que atendem suas necessidades e permitem que sua farmácia receba via cartões de débito, crédito, benefícios e convênios. Além disso, pode realizar consultas, oferecer atendimento ao Plano de Benefícios de Medicamento (PBM), entre outras facilidades, como:

  • TEF Nuvem – Hospedado na nuvem, esse sistema reduz custos de servidor e de tempo de implantação, pois permite customizar a quantidade de PDVs, de acordo com o perfil do cliente.
  • TEF Hospedagem – Sistema que garante ambiente dedicado e maior estabilidade durante as transações, para permitir a comunicação das farmácias com o data center. Tudo por meio de um link dedicado ou VPN (conexão entre computadores e servidores a distância). 

Os benefícios são diversos: transações eletrônicas de apenas alguns segundos, mais eficiência ao varejo, acesso ao Sitef, suporte técnico especializado e transação multibandeira com mais de 270 bandeiras e serviços. 

POR QUE SUA FARMÁCIA DEVE UTILIZAR O TEF DEDICADO HOSPEDADO DA TRIER?

Primeiramente, porque, como já foi mencionado, o pagamento com cartão está entre as formas preferidas dos brasileiros. Em segundo lugar, porque se você sabe que o crescimento sólido da sua farmácia precisa de uma estrutura preparada para receber muitos clientes e deseja ver seus negócios darem cada vez mais resultados, o ideal é contar com um Sistema TEF Dedicado Hospedado. Ele é recomendado para comércios onde existe grande movimento. 

Afinal, ele garante mais agilidade no atendimento e reduz significativamente a formação de filas na sua farmácia. Além disso, por suas formas de hospedagem, esse sistema também deve ser considerado por quem busca mais produtividade e menos gastos, pois trata-se de uma alternativa que apresenta o melhor custo–benefício do mercado. Vale a pena se informar.

CONCLUSÃO

Agora que você pôde entender melhor sobre a importância do TEF Dedicado Hospedado, e porque ele é a opção mais interessante para sua drogaria, é hora de pensar nessa nova implantação para sua farmácia agilizar o pagamento e facilitar a vida dos seus clientes. 

Para mais informações, é só acessar triersistemas.com.br/trier-tef-dedicado-hospedado entrar em contato com a Trier Sistemas pelo telefone (48) 3658-9870 ou e-mail comercial@triersistemas.com.br. Se preferir, também pode contatar a Skytef pelo telefone (11) 2175-9500 ou e-mail vendas.tef@skytef.com.br. Esperamos por você!