VENDAS DE INVERNO: PREPARE SUA FARMÁCIA

Assim como o verão traz muitas oportunidades para o setor de farmácias, o inverno se aproxima e exige que sua drogaria esteja preparada para as consequências e costumes da estação. Com a chegada do frio, novas sensações, hábitos de consumo e doenças aparecem. É importante estar atento a tudo isso para abastecer o estoque, completar o mix de produtos e divulgar esses itens que sazonalmente ganham destaque.

Além do foco nos produtos, sua equipe precisa estar preparada para atender os clientes no inverno e oferecer recomendações e itens certos para as necessidades e interesses do público nesse período do ano. Dessa forma, este artigo visa abordar alguns pontos que podem fazer a diferença no faturamento da sua farmácia por meio das vendas de inverno. Confira:

PRODUTOS QUE NÃO PODEM FALTAR

Suplementos – Zinco, creatina, probióticos, ômega 3… Esses são só alguns dos nutrientes presentes nos suplementos alimentares, que fortalecem a imunidade do organismo no inverno. São grandes aliados na prevenção de resfriados, gripes, pneumonias entre outras doenças bem comuns na época mais fria do ano. Muito procurados, eles não podem faltar na sua farmácia.  

Vitaminas – Incluídas em muitos suplementos, as vitaminas reforçam a imunidade e servem da base para diversos produtos, como pastilhas, cápsulas e até balas e outras guloseimas que podem ser vendidas, geralmente, próximo ao balcão das drogarias. Enquanto o cliente espera para pagar, já se interessa pela prevenção à base das Vitaminas, como A, C, D, E, B 12 entre outras. A variedade é grande, mas esses produtos não podem ficar fora do seu estoque.

Medicamentos Isentos de Prescrição – Com certeza você já conhecia os MIPs antes mesmo de trabalhar, gerir ou ser proprietário de uma farmácia. São os famosos analgésicos, antialérgicos, antiasmáticos, antigripais, antipiréticos e tantos outros que são comuns na casa de todo mundo. Aliás, só a categoria de MIPs voltada ao aparelho respiratório já movimenta bilhões ao ano. E no inverno, o uso e a demanda crescem naturalmente. Então abasteça o seu estoque.  

Dermocosméticos – Se a pele necessita de proteção e cuidados especiais durante o verão, no inverno, segundo texto de 2010 no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Baixas temperaturas e reduzida umidade do ar […] requerem cuidados com a pele”. É aí que entram os hidratantes, protetores anti-idade, labiais, de redução de flacidez, para manchas e cicatrizes de acne, bronzeadores entre outros, no mix da sua drogaria.  

Itens de higiene – O inverno aumenta o consumo dos produtos de higiene, como papel higiênico, algodão, hastes flexíveis, lenços etc. O motivo são exatamente os resfriados, gripes e outras doenças que causam coriza e congestionamento. A linha de cremes, sabonetes, perfumes e até álcool, máscaras e luvas são uma boa pedida para o frio. Monte seu arsenal.

Produtos naturais – Muito utilizados para aquecer o frio, no caso dos chás e ervas, ou prevenir as doenças da estação, no caso do mel e dos fitoterápicos e própolis, os produtos naturais também são excelentes opções para o estoque e mix de inverno da sua farmácia. Por isso, não se esqueça de reservar espaço na sua gôndola para essa seção, que tem público cativo. 

Itens para a farmacinha caseira – Além dos MIPs, citados acima, as farmacinhas caseiras também necessitam munir-se de soro fisiológico e produtos, como dosadores, conta-gotas, cortadores de comprimidos, porta-comprimidos e outros. E como as escoriações, cortes, e outros ferimentos podem doer mais no frio, não esqueça dos curativos, gases e esparadrapos. 

Instrumentos e aparelhos para diagnósticos e tratamentos – Com o risco das doenças cardíacas e infarto, no inverno, a demanda por medidores de pressão arterial digitais ou mesmo esfigmomanômetros aumenta. Em razão das febres e doenças respiratórias, a procura por termômetros, nebulizadores, inaladores e até umidificadores de ar também é maior.

Produtos para aquecer o frio – Além das conhecidas bolsas térmicas, sua farmácia ou drogaria pode oferecer aquecedores, meias, toucas, mantas e cobertores. Principalmente se esses produtos tiverem algum diferencial relacionado ao tratamento ou prevenção de doenças. É importante investir nas novidades. O faturamento do seu estabelecimento agradece. 

SERVIÇOS INDISPENSÁVEIS

Atendimento atencioso – No inverno, também vão aparecer clientes enfermos, cansados ou preocupados com algum sintoma. Isso sem falar dos que estão curiosos por produtos ou receosos com o mal-estar de algum parente ou amigo. Treine sua equipe para ouvir, identificar as reais necessidades, dar recomendações e ser sempre receptiva a todos os públicos. Esse bom atendimento tem poder de até fidelizar a clientela.  

Farmacêutico – A simples presença e orientação de um farmacêutico bem comunicativo e atencioso com todos, pode transformar a sua drogaria numa das mais procuradas da sua cidade. Além de transmitir confiança aos clientes, esse profissional está apto para realente dar boas recomendações e tirar dúvidas dos mais diferentes públicos do seu estabelecimento.

Tele-entrega – Imagine se um de seus clientes, está doente, numa noite fria de inverno, e sua farmácia oferece um serviço de tele-entrega rápido e atencioso. Certamente, ele vai ter uma experiência de conforto, cuidado e bem-estar relacionada a sua marca. Então não abra mão de oferecer esse diferencial, inclusive, com treinamento e valorização dos entregadores.

Presença e vendas on-line – Sem dúvidas, a presença da sua farmácia no ambiente digital, como em redes sociais, faz muita diferença, pincipalmente no inverno. Isso porque essa presença facilita o contato com os clientes e pode se estender para vendas on-line. O clima frio torna os clientes mais exigentes quanto ao conforto e à comodidade. Se sua farmácia superar as expectativas, certamente vai ter maior lucratividade, além de conquistar novos públicos. 

Aplicação de vacinas – Mesmo que não seja algo fácil de implantar numa drogaria, o serviço de vacinação é um diferencial e tanto. Ainda mais numa estação que inspira o senso de prevenção da gripe entre outros vírus e males. Seria um atrativo especial para conquistar clientes e aumentar as vendas.

PDV DE INVERNO

Outra iniciativa que pode transformar-se em faturamento e lucratividade é a preparação do Ponto de Venda. Vale destacar os itens sazonais e produtos mencionados acima em pontos estratégicos das gôndolas. Vale decorar os ambientes para que causem uma sensação de frio quando se quer oferecer a solução que aquece ou, mesmo, transmitir a impressão de calor que um produto pode causar. O importante é tematizar para não deixar o inverno passar batido.  

OFERTAS E PREÇOS QUENTINHOS

Não esqueça também de aquecer as promoções. Você pode dar descontos, tematizar o tabloide de ofertas, criar uma promoção com sorteios e brindes para atrair clientes. Pode montar kits de produtos para o frio do inverno, criar campanhas de cunho social para evidenciar a marca da sua farmácia junto à comunidade. É interessante também ficar de olho na concorrência para manter os preços competitivos e muito atraentes.  

Viu só quantas possibilidades que o friozinho do inverno pode trazer para sua drogaria? E o melhor de tudo é que você e sua equipe de gestores não estão sozinhos para planejar, implementar e executar essas ideias. 

O Trier Drogarias pode ajudar na gestão do estoque, do mix de produtos, no financeiro, no PDV, no atendimento e em todas as áreas da sua farmácia. É só pensar em como vai investir e se preparar para o Inverno do seu estabelecimento e entrar em contato com um dos consultores Trier pelo triersistemas.com.br. Vai ser uma honra atender e auxiliar você.