REFORCE SEU ARSENAL COM 10 ESTRATÉGIAS PARA A VENDA DE DERMOCOSMÉTICOS.

Quem ainda pensa em farmácia ou drogaria, como o varejo só para vender medicamentos, está desatualizado. Foi-se o tempo em que farmácia era sinônimo só de remédio, se é que algum dia foi assim. Hoje não só é possível encontrar, numa farmácia, itens variados para beleza, higiene e cuidados, como também dermocosméticos entre outros.

Na verdade, ter um mix com diversas opções e marcas nessas categorias pode transformar o faturamento da sua drogaria. Segundo um artigo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), uma recente pesquisa da Abrafarma revelou que: “produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, agrupados no segmento de não medicamentos, somaram R$ 24,89 bilhões de receita, índice 15,34% acima do de 2021”. 

São dados suficientes para comprovar essa tendência, que deve ser seguida estrategicamente até para satisfazer seus clientes, que já esperam encontrar tais itens no estabelecimento, e consequentemente aumentar o faturamento da sua drogaria. Por isso, este artigo reuniu 10 estratégias que podem ajudar você na venda de dermocosméticos em sua farmácia. Conheça cada uma delas:    

1. Prepare a estrutura, do estoque até a equipe.

Vender produtos da categoria de dermocosméticos deve ser algo bem planejado. É preciso pensar no estoque e no espaço físico disponível em seu estabelecimento. Também é necessário que sua equipe tenha preparo e número de pessoal para um atendimento específico do setor. Esses pontos fazem toda a diferença para a venda e a sua lucratividade. 

2. Tenha um mix completo sempre, em especial, no verão.

De cada categoria de dermocosméticos, é interessante ter as principais opções do mercado. Quanto mais vasto for seu mix, mais fácil vai ser para encantar clientes. Aliás, você precisa se manter atualizado e se preparar para o verão, pois ele exige que todas as pessoas tenham cuidados com a pele. Isso significa mais vendas e oportunidades de conquistar novos clientes.

3. Distribua brindes: uma ação simples, mas que funciona.

Por mais elaborada e assertiva que seja sua nova estratégia de vendas, é sempre bom manter e aperfeiçoar as táticas simples que funcionam. Isso inclui nunca esquecer de que os brindes cativam clientes e os faz sentir presenteados pela sua farmácia. E for por meio de algumas parcerias, o custo é praticamente zero. Vale entregar o esperado e surpreender se possível. 

4. Desenvolva um programa de fidelidade específico.

Se a fidelização funciona como estratégia comercial eficiente em muitos segmentos do varejo, inclusive, não seria diferente com a seção de dermocosméticos. E como o setor é um dos que proporciona a definição precisa do perfil do público, definindo bem o sexo, a faixa etária, a classe econômica e social do consumidor de qualquer produto, pensar num programa de fidelização exato torna-se a oportunidade perfeita de consolidar e aumentar a clientela. 

5. Especialize sua equipe nas doenças e reais necessidades.

É impossível ter um dermatologista sempre à disposição da sua farmácia. Entretanto, é possível investir nos colaboradores mais interessados nessa área, para que aprendam mais sobre as doenças e possíveis problemas da pele, bem como, a melhor forma de cuidar e tratar de todas elas. Isso ajuda na indicação de produtos a clientes ou a formular pedidos para estoque e mix. 

6. Treine seu pessoal para conhecer os dermocosméticos.  

Como sempre, em vendas, é preciso conhecer seu produto, nesse caso, os dermocosméticos da sua farmácia. Depois de especializar um ou mais profissionais em doenças, prevenções e tratamentos da pele, você deve treinar os colaboradores para que conheçam a fundo a ação e o princípio ativo de cada um. É muito útil saber qual tem o apelo mais estético e qual se volta à saúde, qual é preventivo e qual busca tratar, qual precisa de receita médica e qual, não.  

7. Esteja sempre conectado e marque presença on-line.

A mesma pesquisa da Abrafarma citada acima diz: “A operação de e-commerce nas grandes redes de farmácias mantém ascensão consistente, com R$ 3,8 bilhões de faturamento e evolução de 36,04%. No ano anterior, o valor era de R$ 2,7 bilhões”. Isso quer dizer que sua farmácia precisa “tá on” para se inserir no cotidiano dos clientes. Se ainda não for possível ter um e-commerce, priorize as redes sociais, pense nos aplicativos, conecte-se, venda e apareça! 

8. Transforme sua loja física num centro de experiências.

Se no item anterior, a estratégia era viver o universo digital, isso não significa que o ambiente físico deve ser esquecido. Pelo contrário, seu estabelecimento deve se tornar perfeito para criar experiências de compra únicas e inesquecíveis aos clientes. Sua farmácia deve oferecer uma combinação de sentimentos e sensações que enriqueçam a escolha e o ato da compra. É aí que os dermocosméticos entram como aqueles produtos que vendem bem essas sensações.  

9. Faça um pós-venda de dar inveja à concorrência.

Por incrível que pareça sua venda não acaba quando a compra do seu cliente termina. Isso vale e muito para os dermocosméticos. Se para vender é preciso surpreender, dê atenção depois da venda para inspirar novas compras desse tipo de produtos. Preste atenção no que o cliente levou e quais as razões da escolha. Converse e mapeie as preferências. 

Isso vai ajudar na hora de saber sobre a experiência. Crie um canal de acesso simples para que ele possa tirar dúvidas, reclamar, sugerir, ou contar sobre o produto. Pode ser via Whats ou telefone, mas prepare a equipe para que esse atendimento seja ágil ao responder. Afinal, seu pós-venda deve ser como um serviço de assistência, suporte, comunicação e relacionamento.  

10. Use e abuse da tecnologia nas suas estratégias.

Coletar dados de clientes, obter informações de cada compra, analisar os perfis e hábitos de consumo reais, acompanhar a movimentação de estoque e caixa para, inclusive, perceber qual item vende mais e preparar um mix com base na estrutura da sua farmácia são tarefas que levam menos tempo e têm mais precisão com o uso do Trier Drogarias. Isso sem falar de tantos outros recursos do sistema e de seus módulos complementares bem como de outras tecnologias, que podem auxiliar a execução e favorecer sua agilidade e eficiência estratégicas.

O leque de estratégias é enorme, e a Trier Sistemas tem todas as soluções para aperfeiçoar tecnologicamente cada uma delas. Estude e selecione as que podem ser executadas da melhor maneira pela sua farmácia e não se esqueça de contar com a gente. Qualquer dúvida, é só acessar triersistemas.com.br e entrar em contato com um de nossos consultores. Estamos sempre prontos para atender você.