DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA ÁREA FARMACÊUTICA.

Se para qualquer negócio, o endomarketing traz uma grande quantidade de benefícios, quando se trata de um varejista, aí ele passa a ser indispensável. Essas afirmações têm ainda mais valor quando falamos de farmácias e drogarias. O motivo é simples: quanto maior for o contato com o público final da empresa ou da marca, maiores as chances de o colaborador se tornar verdadeiro porta-voz e representante dessas marcas.

No caso de uma farmácia, o contato com os clientes é mais intenso e pessoal do que em outros estabelecimentos de varejo. Isso porque muitas pessoas procuram a drogaria para comprar algum remédio ou produto específico. O cliente fala da saúde, da recuperação, mostra a receita, da sua situação, tira dúvidas, explica por que precisa do produto e conversa

Imagina se o atendente dessa drogaria não estiver feliz com sua rotina ou empresa. Com certeza, vai atender mal e prejudicar toda a comunicação, relacionamento e imagem da empresa perante seus públicos. Afinal, como sabemos, os profissionais são percebidos, na maioria das vezes, como a própria empresa. Por esse e outros motivos, este artigo vai explicar por que o endomarketing é um investimento crucial para sua farmácia. Confira e reflita:   

Motivação e engajamento da equipe.

Esse é um dos fatores mais importantes não só para o bom atendimento, mas também para a excelência na realização de qualquer atividade e serviço. Investir em endomarketing é trabalhar ações que envolvam e garantam propósitos para os colaboradores. É trazer eles para dentro da empresa, com vontade de participar e transformar a realidade pelo seu talento

Lealdade e transparência mútua.

Quando o endomarketing é bem estruturado e implementado de maneira contínua, os resultados aparecem de várias formas. Uma delas é pelo relacionamento com base na transparência e lealdade entre os colaboradores e a farmácia. Isso ajuda nas rotinas e na colaboração entre os colegas. É um tipo de reconhecimento que os profissionais têm com o lugar onde trabalham. Também é possível perceber a leveza e o clima amigável no ambiente.  

Alinhamento perfeito pela comunicação.

O ideal seria que, para cada campanha destinada ao público final, uma campanha de endomarketing fosse realizada a fim de preparar os profissionais da sua farmácia. Isso garante um alinhamento perfeito na hora de atender, informar e conduzir os clientes durante todo o período promocional ou institucional da sua drogaria. Mas não é só de campanhas que se faz uma boa comunicação. Treinamentos, especializações e outras ações, também são essenciais

Importante redução da rotatividade.

Se a comunicação prevalece, a transparência se instala e o ambiente se torna aconchegante e familiar, os profissionais não se sentem tão assediados ou atraídos pela concorrência, caso preocupante para o setor farma. Na verdade, o endomarketing é capaz de propor um caminho reverso, onde o colaborador entende que tem muito a crescer e aprender naquele ambiente. Isso diminui, considerável ou totalmente, sua disposição para deixar a empresa.   

Equipe unida e em sintonia com a farmácia.

Por meio do endomarketing, é muito possível que a equipe desenvolva seu autoconhecimento a ponto de se organizar naturalmente em torno das atividades. Cada um sabe o que faz de melhor e tem o reconhecimento de todos da equipe. Essa sintonia também se volta para a empresa, pois o trabalho se torna mais fácil e natural. O ambiente passa a inspirar a rotina.

Mais produtividade e receita

Não existiria como o endomarketing trazer todos os resultados citados acima, sem também garantir a alta produtividade de toda a equipe. Quando o profissional entende os objetivos e propósito do lugar onde trabalha, ele tem como alinhar seus propósitos para a mesma direção. 

Além disso, um ambiente com harmonia e confiança também traz condições que favorecem um trabalho mais focado e produtivo. Outro ponto está no reconhecimento, que motiva e engaja cada um a superar suas próprias metas e desempenhos. Isso gera lucro e qualidade. 

Fortalecimento da identidade da farmácia

A transformação interna causada pelo endomarketing também se estende a imagem externa da sua drogaria. Características como o bom clima organizacional, a harmonia e o engajamento entre os colaboradores, a qualificação profissional, a confiança, o respeito, o reconhecimento e a gestão preocupada com as pessoas tornam-se diferenciais que identificam a farmácia de um jeito único. Isso é favorável à marca e se torna uma ferramenta de reforço ao próprio endomarketing. Afinal, mais pessoas ficam atraídas pela ideia de trabalhar na empresa.  

Após conhecer a influência altamente positiva do endomarketing para sua farmácia ou drogaria, é interessante notar que soluções como o Trier Drogarias também são cuidadosamente desenvolvidas para potencializar o marketing interno do segmento de farmácias. Com o sistema, você pode acompanhar não só a rentabilidade e desempenho nas vendas e na lucratividade, como também, a excelência do que é feito e a performance de cada colaborador. 

A partir das análises e do monitoramento dos dados e evoluções é possível reconhecer e promover a equipe com base em constatações sólidas e criteriosas. Isso além de observar o desempenho das campanhas e qual a influência da equipe em seus resultados mais objetivos e indiretos. Se você ficou interessado em começar o estudo e a implementação corretos do endomarketing na sua farmácia, pode cotar com a Trier Sistemas. É só acessar triersistemas.com.br e entrar em contato com um de nossos consultores.