Saiba como o Cadastro Inteligente da Trier facilita a alteração das alíquotas de ICMS.

2023 começa com uma notícia não muito boa aos diversos segmentos do mercado e ao contribuinte final: o aumento das alíquotas de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) em 13 estados. Maior fonte de renda para os Estados, o ICMS é utilizado para saúde, educação e pagamento dos funcionários públicos estaduais.

Acontece que, com a diminuição do teto do ICMS, implementada em junho do ano passado, para reduzir o preço da energia elétrica, das telecomunicações e dos combustíveis, os governadores perderam dinheiro. Por isso a justificativa usada pelos governantes para o aumento do ICMS deste ano é a de compensar parte das perdas. 

Procedimentos que precisam ser realizados

Segundo o site de notícias políticas, poder360.com.br: “a manobra traz um aumento de receita de R$ 6 bilhões por ano, a maior carga tributária para as pessoas e para as empresas”. O setor farma já sente o impacto não só no caixa. Alguns procedimentos tributários precisaram e precisam ser adotados para realizar a manutenção tributária dos produtos e adequá-los à nova alíquota. Sem isso, os produtos não podem ser vendidos.

É aí que entra o Cadastro Inteligente da Trier. Utilizado para automatizar o cadastramento de produtos e promover atualizações fiscais a fim de trazer economia e segurança efetivas para sua farmácia, esse serviço minimiza erros tributários no cadastro de produtos ampliando a segurança de  informações fiscais como: NCM, PIS/COFINS, inclusive ICMS.

Os benefícios gerais do Cadastro Inteligente da Trier: 
  • Economia operacional no custo de pessoal especializado em tributação.
  • Melhoria operacional pelo fato de o cadastro ser automatizado
  • Diferencial forte diante da concorrência
  • Confiança de que os impostos estão sendo pagos corretamente.
  • Menor margem de erro, menos despesas, multas etc.
  • Auxílio no cadastro de tributação dos produtos e revisões contínuas.
O Cadastro Inteligente na mudança no ICMS:

Quanto à alteração das alíquotas do ICMS em alguns estados, o Cadastro Inteligente da Trier também facilitou a vida dos usuários. Pois se sua farmácia já utilizava esse recurso, todos os produtos “Vinculados” a ele foram classificados automaticamente. Então para esses produtos, não foi preciso fazer a manutenção. No entanto, os produtos “Não Vinculados” ou “Desvinculados” do Cadastro Inteligente tiveram ou têm que ser alterados. 

Esse procedimento precisou ou precisa ser feito depois da data estabelecida em cada estado para a nova vigência do valor da alíquota de ICMS, antes da venda de qualquer produto. Ou seja, após a nova vigência, você não deve mais vender nenhum produto sem que ele tenha sido adequado à nova realidade tributária. A não ser que ele esteja vinculado ao Cadastro Inteligente da Trier, que já fez a adequação de maneira automática.

Confira quando foi a data da nova vigência e o reajuste do ICMS em cada estado. 

No Estado do Piauí, desde 08 de março está em vigor o novo percentual de alíquota de ICMS que foi de 18% para 21%. 

Se você é do Paraná, desde 13 de março, vigora um novo percentual de alíquota de ICMS, que passou de 18% para 19%.

Se você é do Pará, desde 16 de março, vigora um novo percentual de alíquota de ICMS, que passou de 17% para 19%. 

Em Sergipe, a partir de 20 de março, passou a vigorar um novo percentual de alíquota de ICMS, que de 18% foi a 22%. 

Se você é da Bahia, a partir de 22 de março, entrou em vigor um novo percentual de alíquota de ICMS, que de 18% foi a 19%.

Em Roraima, a partir de 30 de março, entrou em vigor um novo percentual de alíquota de ICMS, que foi de 17%  a 20%.

No Amazonas, a partir de 1º de abril, entrou em vigor um novo percentual de alíquota de ICMS que, de 18%, passou a 20%.

No Rio Grande do Norte, a partir de 1º de abril, entrou em vigor o novo percentual da alíquota de ICMS, que, de 18%, passou a 20%.

No Maranhão, a partir de 1º de abril, entrou em vigor o novo percentual da alíquota de ICMS, que, de 18%, passou a 20%.

Em Alagoas, a partir de 1º de abril, entrou em vigor o novo percentual da alíquota de ICMS, que, de 18%, passou a 19%.

Já em Tocantins, a partir de 1º de abril, entrou em vigor o novo percentual da alíquota de ICMS, que de 18%, passou a ser de 20%. 

No Acre, a partir de 1º de abril, entrou em vigor o novo percentual da alíquota de ICMS, que de 17% passou a ser de 19%.  

Uma solução para agora:

Isso quer dizer que, se você ainda não usa o Cadastro Inteligente da Trier Sistemas, há pelo menos quatro dias, sua farmácia pode estar aplicando a alíquota de ICMS desatualizada ao vender os produtos e, para resolver, você deve executar a manutenção da nova tributação sobre eles. E para ajudar você nesse procedimento, criamos um vídeo tutorial que mostra o passo a passo do cadastro manual das novas alíquotas do ICMS, que você pode assistir em: https://www.youtube.com/watch?v=h1SshMiZn9M.

A solução permanente:

Mas não se esqueça: para garantir que os futuros ajustes como este não se tornem surpresas fiscais desagradáveis, o Cadastro Inteligente da Trier automatiza o cadastramento sem que você precise se incomodar. Basta vincular seus produtos e gerir sua farmácia tranquilamente. Para conhecer esse recurso e desfrutar de todas as suas vantagens, entre em contato com nossa equipe e torne-se um usuário do Cadastro Inteligente da Trier Sistemas: triersistemas.com.br/trier-cadastro-inteligente.