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Vender na internet: a tendência que vale a pena. 

Ficar sempre de olho nas tendências é fundamental à evolução e ao desenvolvimento de qualquer negócio. E quando se trata do varejo de farmácia, assim, como em outros segmentos, as vendas on-line estão sendo o assunto de destaque já faz algum tempo.

A única diferença em comparação aos outros setores do varejo, é que, como o setor farmacêutico trabalha com a venda de produtos que necessitam de muito cuidado, tanto com o uso quanto com a produção, o armazenamento e a distribuição; sua venda pela internet é completamente regulamentada.

Mesmo assim, as vendas on-line são tão rentáveis e capazes de destacar sua farmácia frente aos concorrentes, que vale a pena estudar as normas e entrar de cabeça nessa nova forma de vender. Até porque não é só da venda de medicamentos que vive uma farmácia. Certamente, produtos de perfumaria, cosméticos ou para bebês, cuidados especiais, higiene e bem-estar são excelentes itens para vender pela internet. Ainda mais, num período pós-pandemia.

O favorecimento que veio da pandemia.

Segundo um artigo, de abril de 2022, do site ecommercebrasil.com.br, um levantamento da SmartHint revelava o seguinte: “na comparação com o período pré-pandemia, os cinco primeiros meses deste ano apresentaram um aumento no faturamento do e-commerce de 785%, o que ratifica o crescimento exacerbado do comércio online nos últimos dois anos. O estudo levou em conta mais de mil empresas”. Essa forte aderência ao comércio eletrônico a às compras on-line, até entre os idosos, começou, no ano de 2020, em meio à pandemia. 

Até os idosos aderiram às compras pela internet.

Para se ter ideia, uma matéria, de janeiro de 2020, do site negociosrpc.com.br, trazia a pesquisadora Layla Vallias afirmando que: “os idosos são o público que mais cresce em vários tipos de ferramentas. Durante o isolamento social, houve uma grande inserção das pessoas maduras em redes sociais de compartilhamentos de fotos, vídeos, mensagens e links. E passaram a navegar em outros ambientes digitais […], como aplicativos de reunião e de entrega de comida, supermercado e farmácia”.

Diante desse contexto, um fato inquestionável é que, depois da pandemia, as pessoas perderam “o medo” de comprar on-line, e hoje já esperam que as marcas ou estabelecimentos conceituados tenham seu canal de vendas pela internet. Isso porque, como vimos acima, a modalidade se popularizou junto a expansão da internet, uso dos smartphones e aplicativos. 

Sobre farmácias, os números não mentem.

No setor de farmácias, o aumento das vendas on-line também surpreende. Conforme o título da matéria do site extra.globo.com, de janeiro deste ano: “Vendas nos sites e aplicativos de farmácias crescem até 60% em um ano. Um crescimento elevado, que não deve ser ignorado por quem quer que seja desse segmento. 

O artigo ainda compara: “Em 2019, antes da pandemia, as vendas digitais representavam 1,4% do faturamento total das farmácias, enquanto no ano passado, até novembro, a fatia foi de 4,7%. Só em 2022, foram R$ 3,46 bilhões em receita no online, um aumento de 36,4% em relação ao mesmo período do ano anterior”. São fontes diferentes apontando para o mesmo caminho. 

Com essas e outras informações, você já deve estar empolgado se perguntando por onde começar. Será que vale a pena montar um e-commerce do zero para vender os produtos da sua farmácia? Qual a forma mais viável de investir nessa modalidade? Calma! O melhor de tudo é que sua farmácia não está sozinha. A solução inicial envolve marketplaces e parcerias.

O caminho é a integração Trier

A Trier faz a integração de suas soluções com parceiros do ramo da tecnologia para facilitar a “entrada” da sua drogaria nessa realidade digital. Com as ferramentas Trier para vender na internet de maneira rápida e eficiente, sua drogaria vai alcançar clientes de todo o Brasil. Afinal, sua marca vai estar presente em todos os sites de vendas que você quiser. 

De fato, sua farmácia pode estar em mais de 60 plataformas de venda. Você só precisa traçar seu plano estratégico para escolher as plataformas certas para sua marca aparecer, vender e se destacar da concorrência. Também é recomendado entender seu público e qual a plataforma mais usada na sua área de atuação. Depois, a Integração Trier auxilia você. 

Das parcerias aos benefícios.

Por meio das soluções Trier, sua drogaria pode ser integrada a plataformas de venda on-line, permitindo estar presente em mais de 60 canais, como Magalu, Mercado Livre, Casas Bahia, Shopee, Amazon, Submarino, Netshoes, RD Marketplace Raia Drogasil e muitas outras. Assim, sua presença online e venda na internet aumentam, bem como seus lucros ao vender 24h por dia.

Tudo isso sem falar da integração rápida e prática que é possível fazer com o estoque físico da sua farmácia. Enfim, se vender na internet já é muito positivo para sua farmácia, imagina se você puder contar com a Integração Trier, que traz benefícios extraordinários aos seus negócios.

Faça acontecer!

A escolha está em suas mãos. Agora você já sabe que as vendas on-line tem tudo para serem um sucesso. Então comece a se planejar, faça seu cadastro em triersistemas.com.br/blog/marketplaces. Nossa equipe de especialistas está pronta pra entrar em contato com você.