Listão definitivo: 19 serviços que fidelizam os clientes da sua farmácia.

Muito além de vender medicamentos e cosméticos, com foco estratégico apenas no mix e na venda de produtos, uma farmácia pode surpreender seus clientes com a prestação de diversos serviços. A iniciativa cria uma atmosfera de profissionalismo, além de gerar oportunidades que fortalecem o relacionamento com os clientes e colocam a drogaria no cotidiano das pessoas, seja na hora tomar uma vacina, aferir a pressão ou furar a orelhinha do bebê.

Essa presença e proximidade aliadas a um serviço bem prestado e a produtos bem selecionados agregam valor à marca e começam a conceituar a farmácia como a preferida e a mais confiável do público. Além disso, todas essas ações que facilitam a vida das pessoas, ajudam a posicionar sua marca como a primeira a ser lembrada entre todas as concorrentes. 

É assim que a fidelização começa a acontecer. Na verdade, muitos clientes já estariam fidelizados. Mas em razão das normas para o segmento, você já deve estar se perguntando quais são exatamente estes serviços que sua farmácia pode oferecer para conquistar esse nível de relacionamento com os clientes? A resposta vem a seguir. Confira 19 opções de serviços que podem trazer grandes resultados para sua farmácia ainda no decorrer deste ano.

1. Vacinação

Um grande diferencial para atrair pessoas ao estabelecimento já que não é muito explorada em razão das exigências. Para aplicar vacinas, a farmácia precisa de licença, uma sala com pia e geladeira com controle de temperatura, profissionais capacitados, presença de um responsável técnico, procedimentos de transporte, procedimento de encaminhamento e atendimento imediato em caso de intercorrências entre outras. Mesmo assim, é um serviço tão atrativo, que merece o estudo da resolução completa para ser implementado. 

2. Acompanhamento a pacientes

Outro serviço que pode ser prestado pelo farmacêutico é acompanhar pacientes em hospitais e ambulatórios. Apenas é exigida a presença de um profissional substituto na farmácia.

3. Administração de medicamentos 

Suporte que garante a aplicação, injeção ou inalação por meio de nebulização de medicamentos, inclusive, de uso oral, a fim de auxiliar e trazer conforto aos clientes que tenham dificuldades em administrar os produtos.

4. Aferimento da pressão arterial 

Este serviço é mais comum, mas não menos importante para atrair clientes à farmácia. É um dos mais populares e procurados pelas pessoas que não estão aptas ou não têm o aparelho para medir em casa.  

5. Medição da glicemia capilar

Serviço voltado a pacientes diabéticos, que não têm como monitorar a glicemia em casa. O teste glicêmico também pode ser feito de forma preventiva, mas o diagnóstico não pode ser realizado na farmácia. 

6. Conciliação de medicamentos

Serviço de grande utilidade, já que muitas pessoas não seguem corretamente as prescrições médicas para o tratamento ou o interrompem antes do fim. O suporte do farmacêutico faz uma checagem completa nas prescrições e elabora uma lista que explica como e até quando a pessoa deve fazer uso dos remédios para tratar seus males.

7. Gestão de doenças crônicas

São consultas com o farmacêutico para ajudar pacientes com doenças, como diabetes, asma, HIV, hipertensão, entre outras. Além da aferição de temperatura, medição de pressão, o profissional pode orientar sobre a alimentação e dieta que não interfere nas medicações.

8. Rastreamento de doenças

Serviço que identifica doenças crônicas não transmissíveis por meio de testes e exames que ajudam no diagnóstico. É muito útil e confere mais credibilidade à farmácia que o oferece.

9. Realização de curativos

Sua farmácia também pode fazer curativos pequenos para fechar pontos de uma cirurgia simples ou sanar pequenas lesões. É interessante divulgar esse serviço para atrair pacientes ao seu estabelecimento. 

10. Monitoramento de temperatura

É um serviço dos mais simples, porém pode representar aquela ajuda essencial às pessoas que sentem um mal-estar súbito e não têm acesso ao termômetro.   

11. Testes temporários em casos especiais

São serviços como testes para identificar casos de Covid 19. Autorizados em casos de surtos, epidemias, pandemias entre outros, demonstram que sua farmácia tem preparo, alta capacidade de atualização e está disposta a ajudar a população num momento crítico. 

12. Educação em saúde

Conscientizar sobre a prevenção de doenças, instruir autoexames e orientar sobre os cuidados que sempre se deve ter com a saúde, demonstram a dedicação, humanização do atendimento, e o compromisso da sua farmácia com o bem-estar das pessoas. Portanto, é um serviço que traz confiança e agrega valor a sua marca.

13. Perfuração de lóbulo auricular

Serviço que insere sua farmácia no dia a dia das pessoas, seja para colocar um brinquinho num bebê ou piercings em adultos. A única exigência é que sejam realizados com pistola e brincos regularizados pela Anvisa. 

14. Maquiagem para demonstração de produtos

Contratar uma maquiadora para a seção de dermocosméticos é uma boa ideia. Prestar serviços de maquiagem é uma ótima forma de demonstrar os produtos aos clientes. Com certeza, a ação atrairia o público feminino, além de cativar quem precisa de dicas para usar cada item.

15. Coleta de medicamentos vencidos, frascos e materiais hospitalares. 

Este é um serviço de utilidade pública, pois o descarte correto desse tipo de produtos ou materiais pode evitar riscos à saúde e ao bem-estar das pessoas.

16. Limpeza de pele e sobrancelhas

Não é permitido prestar esses serviços no ambiente da drogaria. Entretanto, se sua farmácia tiver uma sala ou local específico para essas ações (sem que seja no ambiente da drogaria), com a devida autorização da Vigilância Sanitária e um técnico responsável pelos serviços, é possível viabilizar este diferencial. Seria uma atração e tanto para sua marca.

17. Serviços de check-out

Serviços prestados “no caixa”, como a recarga de créditos para celular são um bom modo de levar clientes para seu estabelecimento. A Trier tem até um módulo no Trier Drogarias dedicado aos multisserviços, que trazem mais renda e aumentam o ticket médio da farmácia.

18. Tele-entrega 

Esse é o tipo de serviço comum, mas fundamental. Receber as compras em casa facilita a vida de pessoas idosas ou com alguma enfermidade (que são os que mais compram em farmácias). Vale a pena oferecer.

19. Serviços on-line

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, é indispensável que sua farmácia se faça presente com serviços on-line. É possível vender, possibilitar o pagamento, produzir conteúdo e orientar pacientes via site, WhatsApp ou aplicativo próprio da sua farmácia. A ideia é acompanhar a evolução e inovar sempre.  

Viu só quantas opções sua farmácia pode oferecer para fidelizar os clientes? Agora é só selecionar as que podem fazer parte do seu mix de serviços e viabilizar a oferta, divulgando esses diferenciais. Não se esqueça de usar a tecnologia da Trier Sistemas e os dados e módulos do Trier Drogarias para implementar esses serviços. Se precisar de ajuda, é só fazer contato.