Dia das mães: prepare sua farmácia para lucrar na data.

Para o comércio, em geral, cada data comemorativa tradicional é uma oportunidade de faturar, lucrar, destacar-se no mercado e se relacionar com os clientes. O Dia das Mães é uma das principais datas do ano, tanto que é considerada a principal do primeiro semestre e a segunda mais importante de todo o ano, atrás somente do Natal.

Para o segmento de farmácias, as datas têm a mesma importância que para os outros setores, porém o Dia das Mães se destaca pela afinidade conceitual com a área. Isso porque tudo que envolve, cuidado, afeto, saúde, proteção e bem-estar, pode ser facilmente relacionado numa linha de comunicação. 

Por isso, aproveitar o Dia das Mães é, estrategicamente, fundamental a toda drogaria, na mesma proporção em que deixar esse evento passar em branco é desperdiçar, talvez, o que seria a maior oportunidade do ano para sua marca ou seu estabelecimento. Com base nisso, reunimos alguns pontos relevantes para ajudar você a preparar sua farmácia para essa data especial. Confira e comece a se planejar: 

Gestão Geral e Financeira

Antes de pensar em qualquer estratégia, planejamento, campanha ou ação, é importante equilibrar toda a gestão da sua farmácia para oferecer essas iniciativas a seus clientes. Além de estruturar cada departamento e alinhar as ideias com seus fornecedores, é imprescindível que o setor financeiro disponibilize uma verba justa e compatível com a grandeza da data para execução de cada etapa das ações.

Mix de Produtos 

Compor seu mix de produtos com itens especialmente voltados para as mamães é fundamental para atrair e trazer mães e filhos para o seu estabelecimento nas semanas que antecedem o Dia das Mães. Sua farmácia pode ir além dos cosméticos, perfumes e afins, ao oferecer presentes, lembranças e cartões que certamente, surpreenderão seus clientes. 

Outra iniciativa inteligente seria disponibilizar embrulhos para presente no local. Assim, o cliente entende que, além dos produtos convencionais, a intenção da farmácia está realmente inspirada em presentear as mamães. Dessa forma, ele já sai da drogaria com o mimo pronto para a entrega. Além de facilitar a escolha, compra e o embrulho, isso também posiciona sua farmácia como um ponto interessante para encontrar o item certo e indicar aos amigos.    

Gestão de Estoque

Além de escolher os produtos que serão comercializados especialmente no período que antecede o Dias das Mães, é fundamental voltar sua atenção para a gestão completa do seu estoque. Isso porque, a data também pode ser a oportunidade perfeita para liquidar os produtos “encalhados” ou renovar os itens do estoque. 

É necessário estipular com precisão a quantidade de produtos ou linhas de produtos que serão adquiridos para a data bem, como a possibilidade de vende-los após o período. Você deve pensar no armazenamento dos produtos, já que muitos deles, não serão os convencionais do seu mix de farmácia. A compra em consignação pode ser interessante para alguns itens. 

O importante é não encher o estoque de forma desordenada, mas estabelecer uma lógica, com ideias para solucionar o abastecimento do que faltar e o “desencalhe” do que sobrar. Outra ideia, que pode ajudar, é pensar em dar descontos, criar combos e outros meios promocionais para esvaziar o estoque nos momentos próximos à data.

Campanha Publicitária Off e ON

Você equilibrou sua gestão e preparou bem seu estoque e mix de produtos, mas para vender e faturar, é preciso que o público saiba dos diferenciais e benefícios que só a sua farmácia vai oferecer para o Dia das Mães. É aí que entra uma boa campanha publicitária, que seja criativa, impactante, emocionante e completa. 

A vantagem do Dia das Mães é que ele permite criações que podem ir do institucional, pela afinidade conceitual entre o cuidado e o carinho de uma farmácia e das mães, até linhas mais promocionais, que se voltem para a venda de presentes com preços e condições exclusivas. Melhor ainda: é possível desenvolver campanhas que mesclem as duas linguagens com peças distintas na sua mensagem ou informação, seguindo o mesmo mote.

No entanto, é crucial contar com uma agência especializada em desenvolver esse tipo de campanha. Ainda mais quando é necessário colocar peças como outdoor, anúncios de jornal, tabloides ou spots de rádio no ar, da mesma campanha que também marque presença forte nas mídias digitais e redes sociais. A comunicação deve ser uma boa harmonização entre o universo On e o Off, com diversas inserções para alcançar diferentes públicos.    

Decoração e Ações no PDV

Os produtos estão comprados e a campanha está no ar para levar o público até a sua farmácia. Mas ao chegar no estabelecimento, é preciso e viável que o cliente reconheça a proposta e conceito da sua drogaria para o Dia das Mães. Portanto, é essencial que o ponto de venda esteja decorado com elementos conceituais e promocionais referentes à data e à campanha.

Você pode usar displays, móbiles, wobblers, bandeirolas, adesivos de chão, stoppers, faixas de gôndola, totens, cartazes entre tantos outros. É importante que as peças apresentem uma unidade visual e de linguagem com a campanha. Além disso, é possível pensar em ações específicas para o PDV, como promoções-relâmpago, distribuição de brindes, cupons de desconto, brincadeiras premiadas, como a dinâmica de estourar o balão, roleta e outras.     

Não se esqueça que a popularização das compras on-line obriga que o Ponto de Venda seja também um lugar para as melhores experiências de compra. Do contrário, qualquer pessoa vai preferir à comodidade de comprar pela internet. Por isso, você pode servir docinhos maternos num café especial, criar um ambiente instagramável e até convidar algum influencer para atrair clientes. Mais do que vender, é preciso fazer da compra um momento inesquecível. 

Preparação na Fachada

Antes de entrar nas dependências da sua farmácia, seu cliente pode ser atraído ou convidado pela própria fachada da loja. Para isso, você pode organizar a vitrine com elementos da campanha de Dia das Mães, decorar o totem externo, fazer intervenções permitidas no estacionamento, trabalhar na recepção das pessoas ou contratar blitzes de rádios e outras mídias para atrair a clientela nas vésperas da data e gerar publicidade.

Além disso, se a comunicação ou as ações forem interessantes, é possível que as pessoas compartilhem espontaneamente comentários e fotos sobre ela nas redes sociais. A ideia é se destacar. Entretanto é preciso ter cuidado para não exagerar e poluir visualmente o local. Lembre-se que, apesar de promocional, a data tem uma linha de homenagem carinhosa e delicada ou até elegante para agradecer e parabenizar todas as mamães. Pense na sua marca.

Ações Promocionais

Promoções, sorteios, concursos, brindes, vales, cupons, descontos, kits… Essas são só algumas das ideias e mecânicas possíveis e muito recomendáveis para datas comemorativas, em especial, para o Dia das Mães. Você pode registrar a promoção e atrelá-la à campanha ou fazer algo mais simples, no PDV, durante uma blitz de rádio ou em momentos inesperados e oportunos. A ideia pode ser impressionar com prêmios de maior valor ou surpreender com ideias mais criativas e impactantes. 

Ações Sociais

Um pouco mais subjetivas do que as ações promocionais, as ações sociais também podem ser realizadas com sucesso em datas como o Dia das Mães. O carinho e a preocupação com o bem-estar dos filhos pode ser a grande associação com a iniciativa que visa ajudar quem mais precisa.  As ideias podem ser direcionadas para mães que precisem de alguma colaboração ou assistência de forma generalizada. 

Outro caminho seria trabalhar em cima de uma história específica de uma mãe que está distante dos filhos, precisando de doações para algum tratamento ou algo assim. Pode ser uma ideia envolvendo storytelling ou coisas do tipo. Vincular a iniciativa de ajudar coma data pode ser interessante para sua marca. 

Viu só quantas formas de preparar a sua farmácia para um Dia das Mães que represente uma grande oportunidade para sua marca se relacionar com clientes, vender mais e lucrar muito? Sem dúvidas, toda essa preparação fica muito ais fácil e consistente quando você conta comum sistema completo como o Trier Drogarias. 

Além dessa solução oferecer uma visão completa e realista de todo o seu negócio, ela permite integrar os setores e munir sua gestão com números, dados e informações, que podem ser a fonte segura de decisões assertivas e estratégias bem planejadas. Tudo com recursos tecnológicos de última geração, para proporcionar mobilidade, análise de dados, automatização de processos e muito mais.

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