8 Motivos para investir no treinamento da sua equipe.

A gestão da sua farmácia, como a de qualquer negócio, depende do pleno equilíbrio de diferentes aspectos. Por isso, entre os investimentos indiretos, mas não menos importantes para sua gestão e o alcance de resultados específicos, estão os relacionados à preparação e capacitação dos profissionais. Com treinamentos e formações, a equipe se qualifica e o trabalho de cada um ocorre de forma profissional e integrada às outras funções da farmácia.

Mas não é só isso. Investir no treinamento dos seus colaboradores traz muitos outros benefícios e vantagens que podem até garantir a estabilidade e a maturidade do seu empreendimento. Afinal, toda a produtividade, as vendas, os resultados e a prática dos posicionamentos da sua marca, passarão pelas mãos e pelo trabalho dos seus funcionários para que cheguem até seus clientes. Com base nisso, confira alguns dos principais motivos para treinar seus profissionais:

1- Alta produtividade

Profissionais preparados aprendem a produzir mais e errar menos. Além disso, sentem confiança no seu próprio trabalho e de toda a equipe. Por isso, acabam se sentindo capazes de decidir mais rapidamente. Também se sentem preparados para orientar os outros e executar suas funções com mais iniciativa e atitudes que agilizam o trabalho e trazem produtividade.   

2 – Maior qualidade no trabalho

A velocidade não seria viável sem qualquer dedicação para a excelência dos serviços e escolha de produtos de qualidade. Acontece que com os cursos e treinamentos, cada profissional desenvolve a autocrítica para exigir mais de si. Afinal, depois que se aprende a maneira mais correta de executar uma função, logicamente, busca-se alcançar esse nível de assertividade em cada tarefa. Assim é natural que o nível de qualidade aumente bastante.

3 – Mais inovação e criatividade

Quem aprende a fazer certo, tem autoconfiança e autonomia para pensar em novas soluções para problemas antigos. Dessa forma, a inovação é muito beneficiada com os treinamentos que preparam os profissionais para agirem e pensarem de forma criativa. Aos poucos essa nova maneira de conduzir os trabalhos pode se tornar um diferencial da sua drogaria.   

4 – Boa competitividade

Quando os treinamentos são constantes e atualizados, eles se tornam diferenciais da sua farmácia. Assim, a competitividade se fortalece em diversos aspectos. Com uma equipe 100% qualificada e sempre de olho nas tendências, sua drogaria tem mais condições de ser a única a prestar certos serviços ou produtos. Na pior das hipóteses, ela pode ser pioneira, conquistar a liderança ou, pelo menos, ser uma das melhores em relação aos concorrentes.     

5 – Maior engajamento e motivação

Um profissional valorizado pela empresa sente que é importante para ela. E se a valorização vier em forma de investimentos em preparo e qualificação desse colaborador, ele certamente vai enxergar sua farmácia como um lugar onde se pode crescer e planejar uma carreira. Assim, a empresa consegue motivar e engajar seu funcionário a buscar sempre o melhor para seus clientes e para a própria empresa. A empresa torna-se parte do seu desenvolvimento.   

6 – Atração e retenção de talentos

Enquanto as pessoas têm algo a aprender, aprimorar e evoluir nas suas funções, elas se realizam na empresa em que trabalham. Além de estabilizar a empresa sem altos custos com a rotatividade de pessoal, é interessante saber que um profissional realizado expressa sua satisfação pelo trabalho em determinado lugar e atrai outros profissionais para a empresa. Isso é muito viável na hora de fazer qualquer recrutamento e seleção.

7 – Melhora do clima organizacional

Farmácia que reúne diversos profissionais bem treinados e realizados em sua equipe, já tem metade do sucesso alcançado. Isso porque quem se qualifica tem segurança de suas aptidões e não necessita competir internamente com seus colegas. Além disso, não busca validação alheia para confiar naquilo que faz. Esse equilíbrio que vem do preparo e da maturidade profissional, é essencial para um clima harmonioso de qualquer empresa, inclusive, farmácias.    

8 – Promoções e plano de carreira.

Para os gestores e proprietários de farmácias ou drogarias, investir em seus profissionais pode aumentar a confiança e trazer o conhecimento sobre cada membro da equipe. É possível promover funcionários adequadamente e até desenvolver um plano de carreira com base na experiência e qualificação que se exige em cada cargo. Dessa forma, o profissionalismo aumenta e os estudos são reconhecidos pela sua empresa. 

Mas em que treinamento minha farmácia deve investir?

É muito importante que os treinamentos emitam certificações e sejam reconhecidos no segmento. Outro ponto interessante de se analisar é se a empresa que responde pelo treinamento tem experiência e para esse tipo de ensino e preparação. 

Além de suas soluções para gestão de farmácias, a Trier oferece os melhores treinamentos para a área. Suas qualificações preparam os profissionais para a realidade e a rotina do segmento farma. Entre os treinamentos mais reconhecidos pelo mercado, está o Trier Evolução, que ensina a corrigir cadastros irregulares e, por meio de relatórios, analisar os produtos que estão com baixo lucro e até os que estão gerando alto custo para serem vendidos, colocando nossos clientes numa posição de “pagarem para vender”. 

O Trier Evolução é um bom exemplo de preparo com certificação para sua equipe. Ele pode ajudar muito sua farmácia a aumentar os lucros, evitar perdas, diminuir gastos e fazer economia.

Agora que não faltam motivos e informações para você capacitar a equipe da sua farmácia, que tal entrar em contato com a Trier para saber mais sobre o Trier Evolução? Sem dúvidas, os resultados serão surpreendentes e vão transformar o profissionalismo de sua drogaria em um diferencial notável a seus clientes, fornecedores e concorrentes. Clique aqui para se cadastrar e fazer contato com nossos especialistas. Vai ser uma honra participar do desenvolvimento do seu pessoal, com nosso curso on-line.