12 Vantagens de Divulgar sua Farmácia nas Redes Sociais.

Uma das frentes mais importantes de uma estratégia de marketing digital é, sem dúvidas, a utilização das redes sociais pela empresa ou sua marca. Essa constatação é válida para todo e qualquer segmento, inclusive, o de farmácias e drogarias. Por formarem um setor peculiar, com suas normatizações específicas e desafios próprios, muitos podem pensar que as redes não seriam canais apropriados para esse tipo de negócio, mas a realidade é outra.

Quando uma farmácia decide estar presente nas redes sociais, ela atende a uma necessidade já esperada pelo seu público-alvo. E se essa divulgação e exposição for bem conduzida por táticas e estratégias bem afinadas, não só atende o que já é esperado, como também alcança resultados extraordinários influenciados por excelentes benefícios que só mesmo as redes sociais poderiam prover. Confira algumas dessas vantagens e tire suas próprias conclusões:   

1. Excelente custo–benefício.

Investir nas redes sociais é tão vantajoso que a parte orgânica da estratégia, como o nome já diz, não tem custo. Entretanto, para se obter os objetivos esperados, é crucial impulsionar os posts e publicações. Porém, mesmo com esses impulsionamentos, a precisão e a segmentação específica do público já tornam qualquer investimento mais viável do que nas mídias convencionais e sua abrangência imprecisa. Isso sem falar da redução do custo de aquisição, valores que a empresa gasta para captar cada cliente.

2. Presença e proximidade indispensáveis.

Com a popularização da internet, as redes sociais se tornaram canais de comunicação indispensáveis. Além de esperar essa presença da sua marca nas redes sociais, o público vê nessa proximidade, a iniciativa para uma relação de confiança e profissionalismo. Afinal, se depois de buscar o perfil da sua farmácia nas redes sociais, o público não encontrar nada, ele será levado a pensar que o negócio é “atrasado” e sem condição de atender com qualidade.  

3. Segmentação precisa do público.

Com um investimento justo nas mais diferentes plataformas de redes sociais a possibilidade de se segmentar e impulsionar sua publicação ou postagem conforme as características da audiência é exata ou bem precisa. Você pode falar diretamente com um perfil de público que seja exatamente o dos seus clientes. Pode escolher a região onde moram, a faixa etária e, em alguns casos, até definir o impulsionamento com base nos gostos e conteúdos que consome. 

4. Comunicação mais profunda e real.

Mais do que a simples divulgação comercial dos produtos do seu estabelecimento, nas redes sociais, a comunicação deve ser natural, humana e verdadeira. Mais do que apenas vender, sua farmácia deve entregar um conteúdo que realmente expresse o posicionamento da sua marca. Afinal, as redes sociais são sua grande oportunidade de aprofundar a comunicação com seus públicos para cativar, envolver e influenciar pela proximidade e intimidade que se pode criar.

5. Interação frequente e relacionamento forte.

As redes sociais proporcionam um ambiente propício às interações mais espontâneas. E, nesse contexto, se sua estratégia souber conduzir e criar essas interações como verdadeiras oportunidades, provavelmente, o relacionamento entre sua farmácia e o público será imensamente fortalecido. Mesmo as interações que revelam opiniões negativas sobre seus produtos ou conteúdos podem ser a chance de engajar um novo perfil até então descontente.  

6. Maior chance de engajar, reter e fidelizar clientes.

Estes benefícios são como a continuidade do que já foi abordado até aqui. Pois se por meio de uma comunicação próxima sua farmácia consegue interações frequentes a ponto de reforçar o relacionamento com o público, certamente, ela também já engaja essa audiência para interagir e se tornar um cliente assíduo. Assim, há grande possibilidade de que essas pessoas que acompanham sua farmácia nas redes sociais, tornem-se fiéis a sua marca na hora de comprar.

7. Fortalecimento da marca como autoridade.

O conteúdo que sua farmácia produz nas redes sociais pode transformar sua marca numa espécie de influenciadora da sua área. O que acontece é que ao gerar conteúdos que atraem a audiência por meio de explicações interessantes sobre saúde, bem-estar e dicas de beleza, por exemplo; as pessoas começam a seguir e considerar esses conhecimentos como orientações de uma autoridade no tema. A partir daí, sua drogaria ganha notória credibilidade e confiança. 

8. Forte impulsionamento nas vendas. 

Se as redes sociais permitem que sua farmácia engaje o público, é óbvio que subjetivamente, isso também inclui o aumento da demanda e da procura por itens em seu estabelecimento. Dessa forma, as vendas são beneficiadas. Você pode optar por uma estratégia que busca vender de forma direta, mas mesmo se essa não for a sua opção estratégica, as redes sociais são canais que levam a audiência a acreditar na sua marca e a comprar da sua empresa.

9. Possibilidade de oferecer um bom pós-venda.

Assim como sua farmácia pode vender mais pelas redes sociais, ela também pode surpreender os clientes com serviços de pós-venda. Afinal, é possível tirar dúvidas, acompanhar o uso dos produtos adquiridos, fornecer dicas e conteúdos relacionados às compras mais recentes entre outras iniciativas. Permitir que o cliente tenha com quem contar caso precise de informações após ter levado alguns produtos, é uma forma brilhante de garantir as próximas vendas. 

10. Acesso extraordinário a informações valiosas.

Uma das grandes utilidades de divulgar e expor sua farmácia nas redes sociais é o arsenal de informações que você pode extrair dessas experiências, para o sucesso dos seus negócios. Sua farmácia pode obter esses dados a partir das métricas oferecidas pelas plataformas e suas ferramentas, ou por meio da percepção. Esta última, se dá mediante as interações diretas com seus clientes. Inclusive, é possível fazer enquetes para conhecer melhor quem compra de você.  

11. Mais um canal para ações promocionais e institucionais.

Redes sociais, também são um excelente canal para engajar pessoas a participarem de promoções ou concursos. Elas podem tanto divulgar essas ações promocionais, como também podem ser o ambiente principal onde as ações acontecem. Além disso, sua farmácia pode utilizar o poder de engajamento para convocar as pessoas a praticarem boas ações, como doações, mutirões e outras formas de solidariedade que destacam sua marca na comunidade.  

12. Praticidade e rapidez em serviços descomplicados. 

Nada impede que sua farmácia utilize as redes sociais para facilitar a vida dos seus clientes. Assim, ela pode oferecer serviços como o atendimento de um farmacêutico on-line ou uma espécie serviço de atendimento ao consumidor. Pode permitir que os clientes escolham os produtos por meio das plataformas ou efetuem o pagamento via PIX de forma rápida pelas redes sociais. Também pode agendar entregas e explorar bem os recursos desses canais.

Agora que você já sabe como a divulgação e a presença da sua farmácia nas redes sociais é indispensável nos dias de hoje para a saúde dos seus negócios, prepare-se para tirar suas dúvidas e “entrar de cabeça” nessas plataformas. Se precisar de ajuda nessa jornada, é só conversar com um de nossos consultores e deixar que ele ajude você.