Você sabe como SNGPC Trier facilita a rotina das farmácias para a venda de medicamentos controlados?

Um mercado desafiador

Ter uma farmácia ou drogaria como negócio próprio envolve alguns desafios exclusivos desse ramo de atuação, como o cumprimento de normas, leis e portarias específicas, que regulamentam certos produtos. Uma delas é a Portaria SVS/MS nº. 344, de 05/1998, que exige um verdadeiro rastreio dos medicamentos controlados por meio da transmissão de dados ao SNGPC – Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.

Controle: uma necessidade, um objetivo.

Esse sistema foi desenvolvido pela ANVISA para acompanhar cada movimentação de remédios que precisam do controle especial para serem comercializados. Para ele, são transmitidos dados de compra, venda, perda e transferência de medicamentos. Entre as informações, constam o nome do médico prescritor e da distribuidora, forma farmacêutica, concentração, quantidade na embalagem, lote, classe terapêutica, estado físico e unidade de medida. 

Esse rastreio se aplica tanto a produtos industrializados quanto aos manipulados e busca informações precisas também sobre seu consumo para controlar o uso abusivo e indiscriminado de fórmulas entorpecentes e psicotrópicas. A transmissão dos dados deve ser feita em intervalos de no mínimo um e no máximo sete dias consecutivos segundo a RDC Nº. 27, de 30 de março de 2007.

Por meio de todos esses dados, que também revelam em quais regiões o consumo desses medicamentos é maior, a ANVISA fica sabendo se há necessidade de implantar alguma política pública para conter o uso dessas substâncias. Por isso, o envio dessas informações é uma obrigação legal de qualquer farmácia que deseje comprar e vender tais medicamentos.

A preocupação do setor

É óbvio que esse tipo de norma é importante e muito útil por garantir uma responsabilidade do setor quando o assunto são fórmulas que oferecem riscos reais aos seus usuários. No entanto, elas também representam uma burocracia a mais que preocupa os proprietário e gestores do segmento farma. Afinal, em caso de esquecimento, falta de controle ou erro na transmissão desses dados, a drogaria pode ser autuada pela infração.

A solução Trier para o problema

É nesse contexto de obrigatoriedades e burocracias, que a Trier Sistemas se prontificou a oferecer uma solução inteligente e direcionada exclusivamente a auxiliar as farmácias e drogarias no envio dos dados para a ANVISA: o SNGPC Trier. A ferramenta é extremamente acessível para colaborar com o maior número de farmácias do País inteiro. 

Isso quer dizer que não importa se o seu estabelecimento não utiliza nenhum sistema de frente de caixa ou mesmo se sua farmácia faz uso de um sistema diferente do da Trier. Isso porque ao desenvolver a solução, a Trier Sistemas se preocupou que ele fosse compatível e irrestrito independente da estrutura de gestão que você possa ter para seus negócios. Ele funciona em todos os cenários e configurações possíveis.     

Benefícios principais

Além de ser acessível e muito abrangente a todo o segmento de farmácias, o SNGPC Trier é altamente eficiente, pois proporciona de fato alguns benefícios que acabam com a insegurança e preocupação a respeito da transmissão dos dados. Confira as principais vantagens:

Alerta de medicamentos a serem cadastrados: como uma das preocupações é exatamente que algum item escape ao controle manual para o cadastramento, este recurso é muito útil. Ao emitir o aviso de que determinado medicamento faz parte da lista dos produtos controlados, ele evita tensões e angústias de algum deles “passe batido” e cause problemas.    

Orientação sobre como fazer o cadastro: outro recurso muito valioso por resolver completamente o problema da preocupação em cometer erros ao cadastrar um produto controlado. Com a orientação adequada e muito didática e explicativa, a equipe se sente segura e tranquila para executar a transmissão da cada dado solicitado. 

Sinalização dos prazos de cada cadastramento: mais um atributo que elimina a preocupação com os esquecimentos possíveis em meio a uma rotina intensa e muitas vezes apressada. A partir do cadastro inicial de cada um dos itens controlados, este recurso acompanha as datas e períodos-limites para transmitir a informação de cada movimentação. Dessa forma, impede o atraso e 

As duas versões de uma solução abrangente.

Como a ideia da Trier é realmente solucionar os problemas que mais incomodam o segmento farma por meio da sua solução abrangente, estabeleceu-se duas formas de utilizar o sistema: integrado ao sistema de frente de caixa da Trier ou não. Essas duas formas de utilizar a ferramenta, acabou originando duas versões para ela:

Trier SNGPC Web: é quando o sistema SNGPC Trier não está integrado ao sistema de gestão Trier Drogarias ou porque a farmácia utiliza outro sistema ou porque não utiliza nenhum. Ele permite lançar informações dos produtos controlados logo depois de finalizar a venda. Esta versão é indicada a empresas que movimentam um volume menor de produtos controlados.

Trier SNGPC Integrado: como o próprio nome já diz, é o sistema SNGPC Trier totalmente integrado ao sistema de gestão Trier Drogarias. Essa integração traz benefícios como os de tornar todos os lançamentos e envios mais automatizados. Assim, esta versão é recomendada para drogarias que trabalham com grandes quantidades de medicamentos controlados.

Viu como o SNGPC Trier transforma a preocupação do setor farmacêutico em viabilidade de vender produtos controlados sem riscos legais e até econômicos para sua farmácia? Agora, que você descobriu como funciona essa solução definitiva, não precisa mais ficar inseguro ao transmitir os dados para a ANVISA e cumprir corretamente o que pedem as normas. 

Ao invés de se preocupar, entre em contato com um de nossos consultores, tire suas dúvidas sobre essa poderosa ferramenta, que já conquistou o mercado nacional e veja como adquiri-la. Nossa equipe está preparada para lhe atender e auxiliar a implantação dessa ferramenta à sua realidade. Pode contar com a Trier!