Controle de estoque: o segredo para equilibrar a gestão da sua farmácia.

Para o varejo, inclusive no segmento de farmácias, uma boa gestão deve buscar o equilíbrio que permita fazer o negócio fluir e crescer. Nesse contexto, o controle de estoque assume sua importância como eixo fundamental, com capacidade para sustentar e manter todo esse fluxo sem sobra excessiva ou escassez. E não é para menos. O estoque é o dinheiro investido, é o produto a ser vendido e a possibilidade do lucro.

O estoque como eixo do negócio

É a venda do estoque que permite o retorno dos investimentos em produtos. É no estoque que está a aplicação e utilização do capital de giro. Se considerarmos a estrutura física de uma farmácia, o estoque encalhado ocupa espaço e pode dificultar a rotina e o “clima” no ambiente de trabalho. Por outro lado, cada produto tem sua validade e precisa ser vendido antes do vencimento. Ou seja, o estoque “parado” por muito tempo cria pressão na equipe de vendas.

Mas não para por aí. Se no estoque faltarem produtos essenciais, ele também pode se tornar um grande motivo de decepção para os clientes. Fato que sempre reflete na desistência ou, pelo menos, no adiamento da compra. E para piorar, pode culminar numa decisão comprometedora para qualquer negócio: a busca de produtos no concorrente mais próximo.

Portanto, a má gestão do estoque pode atrapalhar até o bom relacionamento entre a farmácia e sua clientela. Isso sem falar da relação direta que o estoque tem com as questões financeiras essenciais, como a entrada e saída de dinheiro no caixa, o faturamento e tudo mais. Assim, é fácil perceber que o controle do estoque precisa ser uma prioridade na administração da sua farmácia.

Como ter controle sobre o estoque

O segredo é acompanhar indicadores importantes e analisar certas métricas por meio de dados precisos e comparações. Entre os pontos que devem ser analisados estão:

Giro de estoque: preste atenção no que afeta a velocidade do fluxo. É necessário observar todos os fatores que influenciam a velocidade do giro de produtos. Portanto, a análise precisa envolver a quantidade de compra, o atendimento, a organização e exposição dos produtos, a entrega dos itens e resultados das promoções.

Curva ABC: descubra e classifique os produtos mais relevantes. Este método busca classificar os produtos com o objetivo de identificar quais itens têm mais impacto nos resultados da sua farmácia. A classificação analisa aspectos, como o giro, a capacidade de lucro e a representatividade de determinado produto no faturamento.

Inventário: conheça o estoque como a palma da sua mão. É dessa forma que se controla a quantidade de cada item e quanto ela representa em dinheiro. Deve incluir informações básicas, como o nome do produto, preço, a quantidade e categoria. Permite saber quais os itens do estoque, além de prever a falta e a sobra de cada um. Revela os hábitos de consumo dos clientes e possibilita o planejamento para evitar prejuízos.

Análise de check in: monitore cuidadosamente a entrada de produtos: refere-se à análise dos produtos que entraram no estoque antes de chegarem no PDV para que nenhum problema atinja o cliente.

Verificação de check out: acompanhe e associe produtos na saída. relaciona informações sobre os itens escolhidos pelo cliente para indicar produtos complementares a fim de agregar valor à venda antes que a compra termine.

Gestão de compra: saiba o que é viável para comprar bem. Por meio de dados e métricas sobre a demanda, o estoque mínimo e a Curva ABC é importante que os pedidos de produtos sejam realizados com cuidado para viabilizar a decisão de compra assertivamente. Quando essas análises acontecem em redes de farmácias é possível remanejar o estoque excedente em uma das lojas para as outras sem precisar fazer uma nova compra, reduzindo o acúmulo de produtos e desperdícios.

Relatórios atualizados periodicamente: não tire os olhos dos dados. São os relatórios com dados atualizados que orientam as decisões e permitem as análises e comparações com outros períodos da gestão para revelar se o desempenho da sua farmácia melhorou ou piorou. Por isso, é importante acompanhar cada movimento do estoque periodicamente para não perder nada e saber como decidir corretamente e sem demora.   

O grande segredo do controle de estoque

Agora que você já leu sobre os principais indicadores, métricas e métodos para controlar o estoque da sua farmácia é mais fácil perceber que a melhor maneira de executar essas análises e ações é por meio de um sistema de gestão completo e especializado no setor de farmácias. Sim, só uma ferramenta desenvolvida para as necessidades do segmento pode realmente atender suas demandas de controle de estoque.

O sistema Trier Drogarias é hoje a mais rica solução em recursos voltados para uma gestão completa e específica de farmácias. Com ele, você e sua equipe terão plenas condições de gerenciar seu estoque de forma rápida e prática. Isso porque o Trier Drogarias é integrado e conecta todas as suas funcionalidades para integrar também cada setor da sua farmácia. Além disso, ele oferece dados precisos e informações atualizadas para orientar as decisões.

Por meio dele, é possível ter 100% de controle sobre as diversas movimentações da sua empresa com dados em tempo real. A interface intuitiva facilita seu uso e, sua tecnologia mobile, garante a compatibilidade do aplicativo em vários dispositivos. O Trier Drogarias permite a administração de todas as entradas, manuais ou eletrônicas, além de conferir e contar produtos para confirmar a composição do estoque.

As saídas também são controladas à medida que as vendas acontecem. Até as saídas por motivos, como estornos, doações, quebra, produtos vencidos, uso interno ou transferências são possíveis de controlar. A emissão frequente de relatórios e as ferramentas para check in e check outs são essenciais para um excelente controle de estoque.

O resultado do bom controle de estoque

Quando você consegue controlar o estoque da sua farmácia, a estabilidade de todo o fluxo de caixa, produtos e processos se instala. É aí que fica possível usar esse controle para reduzir ou extinguir gastos, fidelizar clientes, reconhecer seus pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Os dados podem ser replicados e compartilhados para traçar estratégias de outras áreas. O eixo se equilibra e garante uma harmonia em todo o negócio. É a virada para crescer.

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