Descubra como compor o mix de verão perfeito para sua farmácia.

A temperatura sobe e a natureza se prepara para acolher o Verão que chega ao Brasil. A estação mais quente do ano também aquece alguns mercados sazonais e traz a necessidade de uma adaptação especial para o varejo e sua farmácia. Isso porque o calor dos dias mais claros requer produtos de saúde, cuidados e beleza que não podem faltar nas gôndolas.

O grande trunfo é contar com informações, dados e pesquisas sobre o verão e sua influência no macroambiente, até chegar aos números e históricos da sua drogaria. Isso sem esquecer de analisar os principais hábitos de seus clientes durante o período, bem como a gestão do estoque, comunicação no PDV, entre tantos outros detalhes.

No contexto climático brasileiro, o verão é marcado pela grande intensidade de luz solar devido ao solstício que faz os dias se tornarem mais extensos em razão da maior incidência do sol aqui no hemisfério sul. Além disso, o calor aumenta. Segundo o serviço meteorológico do governo britânico, Met Office, o período de 2014 a 2023 será o mais quente nos últimos 150 anos. Outra característica do verão são as chuvas rápidas, que acontecem no fim do dia.

Essas alterações podem causar alguns desequilíbrios no organismo, caso as precauções não sejam seguidas. As altas temperaturas podem ocasionar desidratação pela perda de líquidos.  As chuvas inesperadas e bruscas podem causar resfriados. A luz intensa pode trazer alguns problemas à visão. Os raios solares, podem causar queimaduras na pele.

Além disso, o verão brasileiro coincide com a época das festas de fim de ano, das férias coletivas e, por consequência, das viagens e passeios. De forma indireta, o período merece cuidados, prevenções e tratamentos de certos males e desequilíbrios que podem ocorrer. O motivo é a mudança de hábito, o relaxamento com a saúde e o deslocamento para regiões que exigem algumas adaptações do indivíduo para manter uma rotina saudável.

Levando em conta esse cenário, o mix da sua farmácia deve atender a todas as necessidades decorrentes da estação, clima e suas ocorrências de época. Diante disso, os itens que podem ser considerados para compor o mix de produtos da sua farmácia são os seguintes:      

1 – Produtos para cuidar da pele.

A ida às praias, piscinas, banhos de sol ou passeios a regiões quentes aumenta os riscos de queimaduras e doenças da pele. Por isso, recomenda-se sortir seu mix de produtos com protetores solares de fatores variados, bronzeadores, cremes, loções, hidratantes, esfoliantes, pomadas, óleos, pastas, remédios para micoses, fungos, coceira e possíveis dores, etc.     

2 – Mix para prevenir e remediar a desidratação.

O clima quente e as doenças e viroses de época levam as pessoas a terem maior perda de líquido. Assim, quando o hábito de tomar água não é regular, o risco de desidratação aumenta consideravelmente. Pensando nisso, seu mix precisa contar com produtos preventivos para hidratar, como águas, refrigerantes diet e light e isotônicos. Remédios também são essenciais.         

3 – Itens de proteção para olhos e ouvidos.

A luz solar intensa causa dores, irritações, vermelhidão e lacrimejamentos. O uso de colírios e itens para prevenir e tratar passam a ser mais procurados. Além disso, a frequência de banho de mar, rios, piscinas, duchas e a visita a parques aquáticos aumenta a incidência de dores e obstrução nos ouvidos. Remédios para tratar e amenizar o problema devem constar no seu mix.

4 – Linhas de prevenção e tratamento infantis.

Toda mudança de tempo, clima e estação exige uma adaptação maior dos bebês e crianças por serem mais sensíveis. Por isso, nunca deixe faltar produtos e medicamentos das linhas baby e kids. Fraldas, pomadas para assaduras, remédios para viroses e resfriados, e mesmo mamadeiras, chupetas são exemplos de produtos que devem compor seu estoque.       

5 – Produtos típicos de viagens e passeios.

As férias coletivas também acontecem durante o verão. As pessoas aproveitam o período para visitar os familiares, acampar com os amigos, conhecer parques, desfrutar de hotéis-fazendas e pontos turísticos em viagens nacionais e internacionais. Para todos esses momentos, é bom que seu mix ofereça curativos, itens de primeiros socorros, produtos de higiene, remédios etc.      

6 – Soluções para alívio gástrico, intestinal e má digestão.

Verão é tempo de festas de fim de ano, encontros com amigos, familiares e muitos outros motivos para comer, beber e saborear a partilha e a união. O problema são os excessos que ocorrem pela empolgação do momento. Portanto, o mix da sua farmácia deve se munir de uma vasta variedade de medicamentos para mal-estar estomacal, gástrico e intestinal.

7 – Variedades para a seção de higiene e beleza.

Indispensáveis a qualquer tempo, os produtos de higiene e beleza merecem destaque também no seu mix de verão. O motivo é simples: diante de um período de viagens, encontros, passeios, saídas, eventos, festas e celebrações, todos investem no bem-estar e na boa aparência. Até as necessaires com kits prontos são fiéis companheiras nessa época do ano. Além disso, cuidados com cabelos, unhas e dentes ganham maior atenção nesse período.

8 – DICA EXTRA – Kits, brindes e enxovais de verão.

Seu mix pode contar com kits promocionais para impulsionar as vendas. Vender um kit de viagem, uma “farmacinha” de verão, kit hidratação ou kits de marcas conhecidas são uma excelente opção. Enxovais como toalhas de banho, de rosto também são boas ideias. Além disso, brindes como bola de futebol ou vôlei de areia, kits de frescobol entre outros artigos esportivos e de recreação podem atrair clientes.

Enfim, com todas essas orientações, sem dúvidas, seu mix vai estar bem completo para o verão. Não se esqueça também de dar atenção à gestão do seu estoque para que não haja falta nem sobra de produtos. A sugestão é usar o Trier Drogarias para verificar históricos e fazer comparações mais assertivas na composição do seu estoque e formação de mix de produtos.

Se tiver alguma dúvida sobre gestão de estoque, mix de produtos ou quer conhecer nossas soluções para farmácias e drogarias, entre em contato com um de nossos consultores. Estamos sempre prontos para auxiliar você.