A Fórmula infalível do planejamento da sua farmácia para 2023.

Estamos quase em 2023 e esse é o período mais apropriado para avaliar o passado e planejar o futuro da sua farmácia. Não se trata apenas de uma questão superficial que tenta prever e se preparar para o amanhã. O planejamento é, na verdade, uma forma de se comprometer com os objetivos e metas para que sejam alcançados de forma realista e bem estruturada.

É também uma forma de se comunicar com os públicos da sua farmácia e apontar o caminho que se deseja seguir. Além disso, é fator decisivo para novas parcerias e relacionamentos conforme o alinhamento e a postura tática e estratégica das ações.

Os desafios do presente ainda envolvem a continuidade da retomada pós-pandemia, com a transição e mudança de governo em nosso País e a situação global que enfrenta crises agravadas pela possibilidade de conflitos geopolíticos. A vantagem está no fato de que toda situação difícil pode ser transformada em necessidades de consumo, ou seja, oportunidade de vendas e negócios.

Ter consciência desse cenário, sem desprezar as possibilidades e riscos, é uma boa forma de iniciar o planejamento. Por isso, conhecer as tendências do varejo e do mercado farmacêutico para o próximo ano é essencial para a observação completa desse contexto, que sustentará todo seu planejamento.

Principais tendências do varejo para o ano que vem.

– Tecnologia: facilidades impulsionam seus negócios. QR Codes, carteiras digitais para pagamento, chatbots, provadores virtuais, realidade aumentada ou virtual já são tecnologias percebidas como fatores que auxiliam na compra. Não dá pra desprezar esse fato em 2023.

– Social Commerce: redes sociais para se relacionar e vender. Whats, Insta e Face são destaques. As Lives do Insta e do Youtube têm grande influência na decisão de compra. A experiência é quase sempre satisfatória e favorece o atendimento personalizado. Sua marca precisa estar presente e ativa nas redes sociais em 2023.    

– Omnicanalidade: jornada de compra cada vez mais híbrida. A compra pode começar no mundo físico e terminar no digital ou vice-versa. O que importa é que as marcas precisam trabalhar nos universos On e Off com o mesmo posicionamento, integração e intensidade. Os dois canais precisam estar bem estruturados, alinhados e receptivos para todo processo de compra.

Como fazer seu planejamento 2023

1. Analise todo o cenário.

Reúna todas as informações possíveis sobre o mercado e seus negócios, inclusive avaliações de resultados, ações do passado, considerações sobre a realidade atual e as tendências. Tenha em vista a missão e a visão da sua empresa. Leve em conta a marca, seus valores e posicionamentos, sem esquecer dos erros e acertos já cometidos. 

2. Faça um diagnóstico preciso.

Para chegar ao melhor diagnóstico, é preciso considerar os números e resultados com objetividade, de forma impessoal. Entenda os pontos fracos e fortes. Um sistema de gestão integrado como o Trier é fundamental pra que todos os dados sejam levantados rapidamente e comparados por critérios predefinidos. Nada pode faltar num diagnostico eficiente.

3. Estabeleça objetivos e metas com os “pés no chão”.

É muito importante ser realista ao estipular os objetivos e metas. Tudo deve ser definido com base no que é possível realizar. Depois de traçar os principais objetivos, subdivida cada um deles em metas tangíveis para realização. Também é importante definir quais indicadores serão usados para verificar se um objetivo ou meta já obtém resultados para seu alcance. 

4. Seja realista também no plano de ação.

 As ações que vão alcançar os objetivos e bater as metas devem ser praticáveis, considerando as limitações e facilidades do seu momento. Para que tudo aconteça conforme o planejado, crie um cronograma de atividades com prazos bem definidos. Não basta saber onde sua farmácia quer chegar. É essencial saber de que forma isso será possível, viável e quanto tempo pode levar.

5.  Defina prioridades sem precipitação

É impossível fazer tudo ao mesmo tempo, pois como bem sabemos, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso é bom eleger quais ações merecem ser realizadas antes que as outras. Uma boa forma de priorizar ações, é pensar na importância de cada uma para as estratégias da sua farmácia e nunca adiar aquilo que for mais simples e rápido de resolver.

6. Utilize as melhores formas de mensurar resultados

Quando o assunto é obter dados e informações sobre o progresso do seu planejamento e a efetividade do seu plano de ação, é indispensável investir nas melhores ferramentas. O Trier Drogarias, vai proporcionar a visão ampla e completa em tempo real. As comparações também podem ser realizadas com velocidade e as decisões podem ser tomadas num estalar de dedos.    

7. Avalie o planejamento periodicamente.

Para avaliar a execução do seu planejamento, defina um período para que reuniões sejam realizadas com sua equipe a fim de verificar os resultados alcançados. Esses encontros podem ser semanais para que qualquer ajuste possa ser feito a tempo, com agilidade. Afinal, o mercado é dinâmico. Assim, é importante ter flexibilidade para redefinir as metas e ações.     

8. Reconheça as melhores oportunidades

O dinamismo e movimentação do mercado farmacêutico fazem com que algumas novidades e transformações surjam em meio à execução de um planejamento. Nesse caso, é crucial não demorar para integrar a nova realidade ao plano de ações. Nunca ignore ou subestime uma possível oportunidade, sem estudar os benefícios que ela pode trazer a sua farmácia.

9. Conheça os clientes como a palma da sua mão

Desde o ponto de partida do seu planejamento até a condução para executar o plano de ação, uma das informações mais essenciais é sobre o seu público-alvo: os clientes. É crucial conhecer bem cada perfil, seus hábitos, atitudes e comportamentos. Só assim é possível oferecer o que de fato motiva seu cliente a comprar. Só assim, o relacionamento é real e comprometido.    

10. Acompanhe a concorrência

Estar de olhos abertos com relação aos concorrentes é fundamental para um bom planejamento. Isso porque uma boa observação da concorrência permite fazer benchmarking, aprender com os erros dos outros, além de conhecer o nível de competitividade que sua farmácia vai encontrar no mercado e como você pode enfrentar e superar cada um desses desafios.  

Com toda essa informação, é só erguer as mangas e preparar o melhor planejamento anual que sua farmácia já teve. Estude cada detalhe e utilize os dados e ferramentas integradas do Trier Drogarias para se surpreender com as possibilidades que 2023 pode oferecer. Tome as decisões de forma assertiva e sem demora.

Se surgir alguma dúvida sobre o planejamento 2023 de sua farmácia, é só deixar sua pergunta num comentário abaixo ou entrar em contato com nossos consultores especializados acessando contato.trier.

Estamos prontos para oferecer as melhores soluções a você e sua farmácia.