COMO AUMENTAR O LUCRO DE SUA FARMÁCIA.

Lucro é a palavra mágica que todo dono de negócio almeja. Mas você não precisa aplicar truques e artimanhas para manter uma gestão saudável e lucrativa. Soluções estratégicas são o caminho certo para sua farmácia fechar o caixa com o saldo positivo. Confira! 

Corte custos

Uma das premissas básicas de qualquer gestão. Mas cuidado: o corte de custos não pode comprometer a qualidade de seus produtos e serviços e, principalmente, seu nível de atendimento tão importante para conquistar e fidelizar clientes. Analise bem os pontos que podem ser cortados do seu orçamento.

Exponha com eficiência

Mesmo que o espaço de sua farmácia seja pequeno é preciso se organizar para deixar os produtos bem divididos por departamentos, facilitando a compra do cliente. Quem nunca deixou de comprar um produto porque não achou na prateleira, não é mesmo?

Divulgue sua farmácia

Quem não é visto, não é lembrado. Divulgue os produtos e serviços oferecidos pela sua farmácia. Explore as redes sociais e utilize os espaços publicitários em rádios e outros veículos de comunicação que tenham impacto sobre a população da sua região.

Crie programas de fidelização

Crie programas de fidelidade para recompensar os clientes frequentes, seja oferecendo descontos, promoções, cartões de pontuação, entre outros. Além de reforçar sua fidelização, propicia também o aumento do ticket médio, pois estes clientes acabam comprando valores maiores do que costumavam comprar, sem você precisar mexer no valor dos produtos.

Invista em tecnologia

Um dos principais “ladrões da lucratividade” de uma farmácia são softwares defasados ou incompletos, que travam ao longo do uso e têm uma interface complicada de entender, dificultando o trabalho. Um sistema eficaz, que integre todas as funcionalidades necessárias para agilizar o atendimento e os processos internos da farmácia, resultará em mais tempo livre para que os funcionários possam se dedicar ao principal, que é atender os clientes com excelência e, consequentemente, aumentar a receita e a lucratividade.

Com o Trier Drogarias sua farmácia conta com ferramentas que facilitam a gestão como um todo, trazendo soluções tanto para a parte administrativa e financeira, quanto para o balcão e frente de caixa.

Feche parcerias com bons fornecedores

Outra estratégia eficiente para aumentar o lucro é a gestão de fornecedores. É importante criar parcerias sólidas com empresas que tenham qualidade, preço justo e bons níveis de serviço.

Valorize sua equipe de colaboradores

Mas o que isso tem a ver com lucratividade? Tudo! Uma equipe motivada e bem treinada apresenta níveis de produtividade acima da média, melhorando todos os departamentos de sua farmácia, desde o financeiro até o atendimento no balcão.

Registre corretamente todas as movimentações

O preenchimento errado das informações no sistema para emitir o cupom fiscal acaba refletindo no lucro da sua farmácia. Ao final do mês, na apuração dos resultados contábeis, você não terá dados precisos na hora de calcular a verdadeira margem de lucro. Você terá um total de dinheiro em caixa incompatível com a quantidade de itens vendidos, prejudicando a gestão da farmácia e, consequentemente, seu lucro.

 A tecnologia da Trier está à sua disposição para ajudá-lo a construir um negócio forte e próspero. Entre em contato e converse com nossos especialistas.