Convênio na Farmácia: Passo a passo para você aplicar essa estratégia.

Uma das principais metas e objetivos das empresas é conseguir novos clientes, assim como fidelizá-los. Felizmente, hoje temos muitas estratégias que vêm ajudando nessa tarefa como, por exemplo, os convênios.

Trazendo esse conceito para o convênio farmácia, ele acontece quando uma farmácia e uma empresa firmam um acordo, estabelecendo regras para cada parte envolvida, em que todas são beneficiadas. 

Veja: A farmácia aumenta o número de vendas e clientes, a empresa contratante pode oferecer o convênio como forma de benefício e os colaboradores podem comprar medicamentos com maiores descontos. Todos saem ganhando, não é mesmo?

Além disso, há muito mais que a sua farmácia pode ganhar com os convênios, como a fidelização do cliente, a melhora da imagem da farmácia e o marketing boca a boca.

O principal objetivo dos convênios é o fortalecimento do empreendedor com seus clientes, que se sentem satisfeitos ao usufruírem de vantagens exclusivas. Esta também é uma ótima chance de aprender mais sobre o comportamento dos consumidores, diferenciando parceiros e testando diferentes tipos de descontos para aumentar as vendas ao se basear em números reais.

De forma resumida, os convênios aumentam as chances de fidelização e reduzem os custos em marketing, sendo uma das linhas de ação do Marketing de Relacionamento, que foca em perfis individualizados de clientes.

E aí, ainda não começou a adotar essa estratégia em seus negócios? Não se preocupe, então é só anotar as dicas que nós da Trier Sistemas trouxemos para você. Confira:

Afinal, como oferecer convênio para empresas?

Para que possa ser feito um convênio, o empresário deve procurar os responsáveis das empresas e propor um termo de parceria, seguindo algumas dicas essenciais.

1 – Segmente seus clientes por perfis
Para que você possa identificar as necessidades de cada cliente e assim obter melhores resultados com a parceria, é essencial que você faça uma segmentação dos seus clientes por meio de perfis. Esta etapa envolve saber qual o valor que cada cliente tem para o seu negócio e quais as chances reais de fidelização.

2 – Estabeleça regras e obrigações entre as empresas
No primeiro passo, é definido as condições de cada empresa envolvida no convênio farmácia, as disposições gerais e os dados de ambos para, posteriormente, assinarem o contrato. É aqui que as empresas sentam e conversam sobre como será o convênio.

3 – Defina as regras e deixe claro o acordo
Nesse momento, a farmácia precisa estabelecer quais medicamentos ou demais produtos farão parte do convênio farmácia. Uma dica é usar o próprio sistema de farmácia para identificar os produtos de maior e menor procura pelos clientes e balancear os produtos participantes.

Além disso, também é nesse momento que se definem as formas de pagamento: após listar os produtos que serão participantes, deve-se definir quais serão as regras para cada forma de pagamento. Também é importante definir aqui os prazos de fechamento, ou seja, o momento em que a farmácia gera uma lista com todas as compras efetuadas pelos conveniados, e então envia para a empresa conveniada realizar o pagamento. Lembre-se também de prever sob qual documento de identificação o desconto será concedido.

Esta etapa é importante para que as informações fiquem claras para todos os envolvidos, e é essencial para que se reduza a possibilidade de mal entendidos.

4 – Estabeleça os processos internos
Neste passo, é preciso configurar no software de automação e gestão os clientes que farão parte do convênio farmácia. Assim, na hora da venda o sistema já traz o desconto conforme o produto ou forma de pagamento, registrando o histórico de compras no convênio.

5 – Faça a divulgação do seu convênio
Depois de tudo definido, é importante fazer com que as pessoas tenham conhecimento do seu convênio farmácia. Por isso, invista em ações de marketing para divulgar a novidade para os clientes.

6 – Fidelize os novos clientes
Como já foi dito anteriormente, o foco inicial são os clientes que mais geram lucros. Porém, nada impede que os convênios sejam utilizados para estimular a adesão de novos clientes para a sua farmácia. Essa estratégia irá aumentar as chances de tomada de decisão.

Agora que você conheceu as melhores dicas de como oferecer o seu convênio farmácia e fechar parcerias de sucesso, percebeu como essa é uma excelente estratégia de vendas para a sua loja? É claro que é preciso muito planejamento antes de colocar em prática esse benefício para os consumidores. É importante sempre lembrar de que o seu cliente deve estar ciente de que está recebendo uma vantagem como recompensa pela fidelidade.

Além disso, a farmácia também precisa ter um bom sistema capaz de gerenciar todas as compras feitas no convênio. E é claro que você não precisa se preocupar. Com a Trier Sistemas, esse processo fica muito mais fácil.

Com as ferramentas da Trier, é possível criar vários cenários de descontos de forma exclusiva. O sistema conta com um módulo integrado que permite que a farmácia cadastre múltiplas empresas, permitindo gerenciar vários convênios.

Ao criar o cadastro da empresa, a ferramenta permite que a farmácia trabalhe descontos diferenciados para os colaboradores e a empresa contratante. Além disso, os colaboradores podem comprar na farmácia e gerar uma única nota fiscal, o que facilita o procedimento de desconto em folha para a empresa.

A principal vantagem do convênio para a farmácia é que ele faz com que todos os colaboradores comprem na sua loja. Isso porque garantem muito mais comodidade e benefícios para os associados.

Ah, e o sistema da Trier já conta com um módulo de emissão de notas fiscais totalmente integrado! O que faz com que, de forma prática, mês a mês seja possível definir a data de fechamento do convênio e gerar a nota fiscal agrupando todas as vendas.

Um módulo super completo integrado ao nosso sistema. E aí, gostou? Então saiba mais: acesse nosso site triersistemas.com.br e converse conosco! Estamos esperando você 😉