Saiba como garantir uma boa experiência durante e após a venda e fidelize seus clientes.

A fidelização de clientes é uma estratégia extremamente importante para a sua empresa se destacar dos concorrentes. Isso porque um consumidor fiel possui maior tendência de indicar seu serviço e de contratá-lo novamente e com frequência.

E tem mais: se você acha que o seu trabalho termina logo após a finalização de uma compra, saiba que não é bem assim. Afinal, é no pós-venda que você tem maior oportunidade de fortalecer o relacionamento com os seus clientes. 

Mas afinal, o que é o pós-venda?

Pós-venda é o conjunto de ações realizadas por uma empresa após o consumidor finalizar uma compra, incluindo o atendimento prestado, as comunicações enviadas e a oferta de novos produtos e benefícios.

Para cada consumidor, diferentes aspectos de um serviço contam no processo decisório para se fidelizar a uma marca, como experiência, preço, qualidade do produto e atendimento. Se quiser conhecer algumas dessas estratégias, é só continuar a leitura.

8 Estratégias para fidelizar seus clientes

• Venda

1 – Conte com um atendimento de qualidade

A maioria dos consumidores que não compram mais de uma marca específica citam o mau atendimento como um dos motivos.

Treine sua equipe de vendedores para que eles estejam preparados para lidar com todos os tipos de consumidores. Escute seu cliente, seja paciente e solucione todas as suas dúvidas, oferecendo sempre as melhores soluções, mesmo que não sejam as mais lucrativas para você.

2 – Ofereça uma boa experiência de compra

Envolve diversos aspectos da jornada do consumidor, abrangendo desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Por isso, pense em todo o funil de vendas para que seu cliente fique satisfeito em todas as etapas. Assim, ele se sentirá confortável para indicar sua marca e para comprar novamente.

• Pós-venda

3 – Atualize o cliente sobre o status da compra

Após fazer um pedido na sua loja, o consumidor ainda tem que aguardar a confirmação da compra e a entrega da encomenda. Por isso, é importante mantê-lo bem informado durante esse processo, sempre atualizando o status da compra por meio de canais como e-mail, SMS ou Whatsapp.

4 – Lembre dos aniversários

Um momento decisivo para mostrar o quanto você se importa com os seus clientes é no dia de aniversário deles. Aproveite a ocasião para disponibilizar um cupom de desconto ou uma oferta exclusiva para aqueles que compram no mês do próprio aniversário.

5 – Ofereça promoções exclusivas

Para incentivar os clientes a comprarem novamente com você, ofereça benefícios exclusivos como cupons de desconto, frete grátis, ofertas especiais e cashback. A dica é: não esqueça de aproveitar a concorrência. 

O cashback é uma ótima estratégia de fidelização, já que oferece um valor da compra de volta ao cliente e o estimula a voltar para utilizá-lo.

6 – Ofereça programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma estratégia eficaz para incentivar os clientes a comprarem novamente com você. Esse tipo de ação consiste em atribuir pontos a cada compra feita. Acumulando essa pontuação, os consumidores podem trocá-la por descontos especiais, ofertas exclusivas e outros benefícios. 

7 – Fique de olho no feedback do consumidor

Após o cliente receber sua compra, é fundamental entrar em contato para verificar se deu tudo certo com o pedido. Envie uma pesquisa de satisfação ou peça para o consumidor avaliar os itens adquiridos. Essa pode ser uma ótima fonte de sugestões e insights para melhorar os seus serviços e produtos.

Dica: não esqueça de fazer das reclamações uma oportunidade. Afinal, se o seu cliente se dispôs a dar o feedback, essa é a sua chance de surpreendê-lo e ainda fidelizá-lo, mesmo após uma experiência ruim.

8 – Compartilhe conteúdos relevantes

Mantenha o contato com os seus clientes por meio de materiais relevantes e de qualidade. Desenvolva conteúdos em diversos canais, como redes sociais, blogs, campanhas e até mesmo no YouTube.

E aí, gostou do conteúdo? Para ver mais, é só ficar de olho no nosso blog e nas nossas redes sociais. E não esqueça de acessar nosso site e conhecer tudo que a Trier Sistemas pode oferecer para ajudar você no processo de fidelização dos seus clientes.