Dia do Consumidor: como impulsionar suas vendas em datas comerciais.

Datas sazonais estão cada vez mais na rota de compra dos consumidores brasileiros e não, não estamos falando apenas de Natal e Dia das Mães, por exemplo. O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, tem ganhado força em todo o varejo brasileiro e no setor farmacêutico não é diferente.

Recentemente o Google divulgou dados sobre os hábitos de consumo dos brasileiros que impressionaram: 35 milhões de usuários já conhecem o Dia do Consumidor. Além disso, a pesquisa apontou que 73% das pessoas começam a pesquisar promoções até uma semana antes da data.

Especialistas em comunicação apontam que o Dia do Consumidor tem se tornado a “Black Friday do primeiro semestre do ano” e agora a gente pergunta: o seu negócio está preparado para aumentar o faturamento a partir desta data? Temos aí, uma grande oportunidade de negócio.

Uma data para celebrar a relação entre empresas e consumidores

Homenageie seus clientes mais importantes e atraia novos públicos

Farmácias e drogarias são serviços essenciais da sociedade e segundo pesquisas, 61% dos consumidores destinam a data para comprar itens de necessidade, com melhor preço. Outro dado interessante quando pensamos em varejo farmacêutico é que 11% dos consumidores utilizam as promoções e benefícios desta data para estocar produtos que usam com recorrência. 

Vale lembrar que quando falamos em benefícios, fizemos relação direta com a criação de argumentos promocionais para que o cliente se interesse em comprar determinado produto ou serviço.

Confira 3 estratégias infalíveis para vender mais no Dia do Consumidor

Lembre-se: é apenas um dia, seja intenso no marketing do seu negócio

1- Ofertas e promoções

Além de fortalecer sua marca, datas como essa são ótimas para colocar seu estoque para girar. 

Você pode, por exemplo, baixar os preços dos produtos ou serviços que serão atualizados em breve, fazer a famosa “queima de estoque”, usar a mecânica “leve 2, pague 1” ou vender kits com itens que se complementam com um bom desconto. Mas, o mais importante é: a oferta deve ser verdadeira e honesta.

2- Descontos progressivos

Uma estratégia perfeita para faturar e limpar o estoque! Essa estratégia é simples: o consumidor ganha descontos cada vez maiores conforme compra mais unidades do produto. Um exemplo perfeito que serve como um forte gatilho de venda é que o primeiro produto é vendido pelo valor normal, já o segundo com 5% de desconto e o terceiro sobe para 10% de desconto. Dessa maneira conseguimos aumentar o ticket médio na data e oportunizar um benefício com caráter de conquista para o cliente. Vale lembrar que no início do texto mencionamos que parte considerável dos consumidores utilizam essa data para fazer estoque de produtos usados recorrentemente, olha aí uma chance.

3- Descontos personalizados através do CPF do cliente

Por meio do CPF do cliente é possível consultar seu histórico de compras e, ao cruzar com os produtos em oferta no Dia do Consumidor, você poderá garantir uma venda personalizada ao seu cliente, aumentando as chances de ele encher sua cesta de compras. Os sistemas da Trier oferecem essa inteligência com recursos integrados a todos os departamentos da sua farmácia.

Até aqui já entendemos que marketing é importante, mas benefícios para o consumidor são determinantes. Qual consumidor não gosta de uma oferta? Apesar de ser uma técnica antiga, é muito eficaz para chamar a atenção do cliente e principalmente disputá-la com outras empresas do mesmo segmento. Além de promoções, descontos progressivos e benefícios como tele-entrega grátis também são ótimos argumentos de venda nessas horas.

Mas, precisamos entender que nem sempre é fácil ou até mesmo vantajoso economicamente fazer uma campanha especial baseada nestes argumentos. Fato é que para tornar viável, sua empresa precisa antes de um bom planejamento e para isso, se torna indispensável a utilização de bons sistemas que principalmente, gerem dados prévios para que análises sejam feitas.

São esses dados que você e a equipe de marketing analisam para definir o que é mais estratégico para sua farmácia ou drogaria. 

Sistemas de gestão trazem dados para sua estratégia

Todas as estratégias são facilmente colocadas em prática quando você conta com um excelente sistema de gestão. Com tecnologia de ponta e recursos inteligentes alinhados às necessidades específicas das farmácias, a Trier entrega eficiência e resultado com o melhor custo/benefício, basta você cruzar e analisar os dados colhidos.

Como os sistemas Trier podem apontar boas estratégias? Veja o exemplo rápido a seguir

Benefício: frete grátis

Sistema Trier: Gestão de Entregas

Se você tem um e-commerce ou vendas via televendas e whatsapp que trabalhe com entregas, a palavra mágica para o Dia do Cliente é “frete grátis”. Afinal, nada mais atrativo para o consumidor da era digital do que comprar seus produtos sem sair de casa e não ter que pagar pela entrega

Quanto vou vender? Quanto vou gastar? Quando vou investir? Quanto vou perder?

Todas essas perguntas podem ser previstas e pré-analisadas através do cruzamento de dados oferecidos pelo sistema Gestão de Entregas. 

Um exemplo rápido é a funcionalidade de Definição de Cidades e Bairros. Isso porque o sistema permite que você otimiza rotas a partir do mapeamento de bairros, por exemplo, a fim de direcionar tais entregadores a pontos específicos sem a necessidade de deslocamento equivocado ou, principalmente, mal aproveitado. 

Lembre-se que o calendário de marketing e vendas está repleto de datas especiais, então prepare-se! Quer saber mais? Converse com nossos consultores e esteja sempre bem preparado para aproveitar grandes oportunidades.