Como reduzir custos com uma gestão eficiente.

É inegável que a redução de custos gera vantagem competitiva para sua farmácia. Ao controlar os gastos, é possível melhorar a formação dos preços de venda com maior exatidão, garantindo assim maior lucratividade. Mas neste processo é fundamental pensar na eficiência da operação da sua farmácia ou drogaria antes de tomar qualquer decisão, pois o corte de custos não pode comprometer a qualidade de seus produtos e serviços e, principalmente, seu nível de atendimento tão importante para conquistar e fidelizar clientes.

COMO REDUZIR OS CUSTOS DE SUA FARMÁCIA

Fique atento aos seguintes pontos no gerenciamento de sua farmácia ou drogaria.

Mantenha uma relação próxima com sua contabilidade

Tomar decisões com base em números é essencial para saber quais as despesas que você poderá cortar em sua farmácia. Portanto, peça para sua empresa de contabilidade compartilhar todas as informações referentes às contas geradas no seu estabelecimento. Outro ponto importantíssimo que a contabilidade vai lhe ajudar é referente a restrições de crédito, inscrição em dívida ativa ou protestos de dívidas tributárias. Mais do que gerar despesas desnecessárias, se estes assuntos não forem bem administrados, podem conduzir ao encerramento do negócio. A contabilidade é o setor responsável por lidar com esses fatores da forma mais estratégica e econômica possível para sua farmácia seguir em frente e focar a energia em novas possibilidades de crescimento.

Descubra onde estão os maiores gastos

Ao verificar quais são os maiores gastos da sua farmácia, você consegue analisar se estas contas podem ser diminuídas. Mas é importante lembrar que toda economia deve ser bem planejada e não pode comprometer o bom funcionamento da farmácia. Apagar as luzes durante o dia para economizar energia, por exemplo, pode prejudicar a visibilidade dos produtos nas gôndolas e, consequentemente, comprometer as vendas. Para reduzir os custos, neste caso, o mais indicado é apagar a luz dos escritórios e banheiros quando os espaços não forem utilizados.

Negocie com seus fornecedores

Pesquisar empresas que oferecem os melhores descontos e prazos maiores para pagamento é uma boa alternativa para economizar com fornecedores e prestadores de serviços. Além disso, se a farmácia precisa de algum tipo de serviço ou equipamento, o ideal é solicitar vários orçamentos de empresas diferentes. Dessa forma, você consegue negociar o preço mais vantajoso sem dispensar a qualidade que precisa.

Planeje bem sua estratégia de descontos

Antes de pensar em reduzir os custos da farmácia diminuindo os descontos para o consumidor, é importante saber qual é a estratégia de negócio da sua farmácia. Nos modelos populares de drogaria, por exemplo, o foco em preço baixo deve ser levado em consideração. Nesses casos, é preciso buscar outras alternativas para reduzir os custos que não influenciam nos descontos ao consumidor. Mas se o foco não é o preço, calcule os percentuais com muito cuidado para estabelecer os limites que não comprometam a margem de lucro da empresa e mantenham a drogaria competitiva no mercado local.

Invista em bons profissionais, treinamento e organização

Grande parte do valor gasto na farmácia está relacionado ao quadro de funcionários. Por isso, elaborar um bom processo de seleção de pessoal pode ajudar a contratar melhor e a diminuir o turnover, que gera altos custos para o negócio. Outro fator interessante é priorizar os treinamentos dos colaboradores para diminuir a probabilidade de cometer erros, que muitas vezes geram prejuízos e gastos desnecessários. Organizar os processos e as atividades também é uma forma de diminuir os custos na farmácia, pois evita consideravelmente os retrabalhos, que aumentam os gastos com horas-extras, por exemplo.

Proteja sua farmácia de problemas com tributação

Outro fator que influencia no aumento das despesas é o cadastramento errado de produtos e medicamentos, que pode gerar tributos a mais ou a menos, trazendo problemas com a Receita Federal. O Cadastro Inteligente da Trier é uma solução específica para este tipo de cadastro, garantindo maior segurança nas informações fiscais, como NCM, PIS/COFINS e ICMS.

Gerencie seu estoque

Grande parte do capital investido pelas farmácias e drogarias está no estoque. Se não for bem planejado pode gerar grandes despesas. O encarregado pelas compras deve estar atento às necessidades do mercado e aos produtos mais vendidos, não deixando espaços para perdas e produtos parados. Para auxiliá-lo neste processo de forma mais prática e rápida, é imprescindível que sua farmácia utilize um sistema integrado de gestão. Com a implantação do Trier Drogarias em sua farmácia você terá diversas formas de gerenciar seu estoque, cada uma com objetivos de controlar e analisar as movimentações, para mantê-lo sempre atualizado.

Substitua os processos manuais pela tecnologia

Utilizar métodos manuais exige mais tempo de execução, aumenta as probabilidades de erros e, consequentemente, as despesas da sua farmácia. Para reduzir estes custos é fundamental que todos os processos sejam executados com rapidez e qualidade, e para isso, sua farmácia deve contar com um bom sistema de gestão. A Trier possui o Trier Drogarias que automatiza as atividades diárias de sua farmácia de forma integrada com os principais departamentos do seu negócio, como estoque, finanças, notas fiscais, entre outros. Uma solução completa que fornece com clareza todas as informações necessárias para tomar decisões e administrar sua farmácia com eficiência.

Para saber mais sobre as ferramentas da Trier na redução de custos de sua farmácia, entre em contato e converse com nossos consultores, que encontrarão a melhor solução para a sua farmácia.

Fonte: Farmarcas