Como gerenciar os impostos de sua farmácia.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), 9 em cada 10 farmácias pagam mais impostos do que o necessário. Este gargalo na gestão dos impostos pode desequilibrar as finanças, afetando diretamente os lucros, o quadro de funcionários e até o abastecimento da sua farmácia ou drogaria. E você, sabe dizer o quanto de impostos sua farmácia está pagando?

GESTÃO TRIBUTÁRIA NA PRÁTICA

A gestão tributária para farmácias é bastante complexa, mas necessária para a saúde financeira de seu negócio. Para começar, é essencial você dar atenção aos seguintes detalhes para não ter dor de cabeça no futuro.

1. Faça um planejamento tributário

O planejamento tributário vai ajudá-lo(a) a criar soluções tributárias para ampliar os lucros e diminuir os tributos de forma legal. O valor que pode ser ressarcido com essa economia é proporcional ao faturamento da farmácia e é muito significativo na hora de fechar as contas. O planejamento tributário é indispensável também para definir metas, estratégias e procedimentos padrão.

2. Contrate uma contabilidade de confiança

Um contador sério e comprometido é aquele que está sempre atento às mudanças frequentes da legislação tributária e, principalmente, é capaz de adequá-las à sua farmácia. Por isso, tente se envolver diretamente com uma contabilidade que entenda e participe do seu negócio.

3. Busque colaboradores comprometidos

A alta rotatividade de funcionários prejudica a saúde financeira de sua farmácia, além de diminuir os possíveis ganhos com as vendas. Por isso, invista em capacitação e treinamento para que seus colaboradores compreendam a importância de suas funções na gestão tributária de sua farmácia.

4. Cadastre seus produtos e medicamentos corretamente

A Trier possui a solução GCP – Gestão do Cadastro de Produtos que realiza o cadastro de todos os itens da sua farmácia de forma correta e simplificada de acordo com o padrão de mercado. O GCP está integrado ao Trier Drogarias, assim como o Cadastro Inteligente, ferramenta da Trier especializada na gestão fiscal, que conta com diversas operações para sua farmácia se manter em dia com o fisco. Com estes processos integrados sua farmácia paga apenas os impostos necessários sem correr o risco de perder dinheiro nem de gerar multas.

5. Conte com um sistema de gestão fiscal

Ao investir em tecnologia, sua farmácia obtém uma série de benefícios em suas rotinas, especialmente na gestão de impostos de sua farmácia. Com a ferramenta Cadastro Inteligente da Trier é possível administrar suas obrigações tributárias de forma simples, auxiliando sua equipe de contabilidade a realizar todos os trâmites sem erros.

CADASTRO INTELIGENTE TRIER

Mais economia e segurança na gestão de impostos.

Na indústria farmacêutica, alguns tipos de produtos são tributados já na distribuidora ou no laboratório fabricante. Estes são produtos para os quais a farmácia não precisa pagar impostos, e se você não estiver atento a estas especificidades, acabará pagando o que chamamos de tributos indevidos nestes produtos.

Com o Cadastro Inteligente, você não se preocupa com este problema. A ferramenta ajuda você a gerar um monofásico correto a este tipo de medicamento. Assim, você evita que o produto seja tributado novamente, economizando uma verba que pode ser alocada em alguma outra necessidade dentro de sua empresa.

Para isso, a Trier conta com uma equipe experiente de 13 contadores próprios, que analisam o saneamento fiscal de cada produto cadastrado no sistema para que você não precise se preocupar. Caso haja necessidade de correção, as informações fiscais são alteradas, e você saberá exatamente quais impostos deve ou não pagar.

Além disso, como as regras de tributação são atualizadas de tempos em tempos, você não precisa ficar acompanhando todas as alterações para realizar adaptações em suas tributações. Elas são atualizadas de forma automática pelo sistema, gerando uma cobrança fiscal correta e adequada às regras atuais.

Em resumo, o Cadastro Inteligente ajuda você a ter maior segurança nas informações fiscais de sua farmácia ou drogaria.

Conheça mais benefícios do Cadastro Inteligente da Trier

  • Economia operacional (custo com pessoal especializado em tributação).
  • Confiabilidade nas informações fornecidas ao SPED fiscal.
  • Melhoria operacional com o cadastro automatizado.
  • Auxílio no cadastro de tributação dos produtos e revisões contínuas.
  • Confiabilidade (impostos pagos corretamente).
  • Menor margem de erro (menos despesas, multas, etc).
  • Correção da parte tributária.
  • Otimizar o serviço de um contador, da empresa de contabilidade.
  • Otimização de serviço.
  • Integrado ao Trier Drogarias e ao GCP – Gestão do Cadastro de Produtos da Trier.
  • Disponível em diversas plataformas, inclusive mobile.

Com o Cadastro Inteligente você conquista uma rotina de trabalho mais inteligente e focada em resultados, mantendo o equilíbrio financeiro do seu negócio e garantindo maior rentabilidade.

Entre em contato com nossa equipe comercial e peça uma demonstração.

Fonte: Simtax, CF Contabilidade e Grupo Studio