Como elaborar o planejamento de sua farmácia para 2022.

2021 está chegando ao fim e este é o momento ideal para sua farmácia desenvolver um bom planejamento estratégico para o próximo ano. Um dos principais objetivos do planejamento é ajudar a empresa a assumir um compromisso com o futuro que ela deseja vivenciar. Mas desde a pandemia, parece que se planejar se tornou ainda mais desafiador com as inconstâncias que abalaram o País e o mundo.

É num cenário de incertezas que o planejamento se torna ainda mais importante, pois com ele é possível verificar possíveis problemas e prevenir as ameaças. Estabelecer metas com antecedência ajuda você a fazer as escolhas ideais com os recursos disponíveis, definindo estratégias e metas coerentes com as necessidades e os objetivos da sua farmácia.

Mas antes confira algumas tendências do varejo brasileiro para 2022. O planejamento da sua farmácia poderá se alinhar com essas tendências e sair na frente na preferência do consumidor.

  TENDÊNCIAS DO VAREJO 2022


Sustentabilidade para conquistar clientes

Empresas e marcas que se colocam publicamente a favor da preservação ambiental e que colaboram efetivamente com ações sustentáveis, tendem a conquistar maior atenção e simpatia dos consumidores.

Idosos cada vez mais ativos

Com a longevidade do brasileiro alcançando uma média de 80 anos e os cuidados com a saúde evoluindo, os idosos estão cada vez mais ativos financeiramente. Seguindo essa tendência, é fundamental ter uma visão estratégica para atender a esse público.

Pensar de forma online e offline

Nos últimos dois anos, as vendas online dominaram o mercado, mas os próximos meses serão de retomada para os pontos físicos. Mas como vivemos na era do serviço e da comodidade, as operações físicas e digitais não deverão ser separadas. Pensar fora da caixa, de maneira online e offline (ao mesmo tempo), nunca foi tão importante.

  COMO FAZER UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA 2022?


Com boas informações em mãos é hora de colocar o seu plano em prática.

1. Analise o que passou para entender o que virá

Por mais que o planejamento seja feito para o futuro, é preciso avaliar o que já passou antes de traçar os próximos passos. Verificar os passos já dados é uma forma inteligente de saber quais erros já foram cometidos e, assim, construir cenários mais seguros para obter melhores resultados a longo prazo.

2. Faça um diagnóstico realista da situação da empresa

Um erro comum de pequenas e grandes empresas é elencar os pontos fortes e fracos da organização somente por “achismo”. Fazer um bom levantamento interno e externo para entender a saúde da empresa é fundamental. Nesse momento é crucial contar com um sistema de gestão integrado, como o Trier Drogaria, que irá fornecer todas as informações necessárias para elaborar os objetivos e as métricas de seu planejamento.

3. Defina metas realistas e estipule indicadores de sucesso

Desenvolva uma meta geral e ‘quebre’ em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante. Seja realista: valide a possibilidade real das metas serem atingidas e use indicadores para acompanhar o desempenho das metas. Dessa forma, se uma das metas é conquistar um faturamento pré-definido, por exemplo, o próprio faturamento mensal será um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.

4. Construa um plano de ação possível

Monte um plano de ação possível de ser realizado. Não baseie sua decisão em “achismo” ou expectativas. O plano de ação é a ferramenta que viabiliza a conquista das metas e dos objetivos definidos, com base em um cronograma possível e na definição de responsáveis.

5. Acompanhe a execução do planejamento

Depois de elaborar seu planejamento é preciso garantir que todo o plano de ação seja honrado. Defina uma periodicidade de encontros entre sua equipe e os gestores para verificar os indicadores e o alinhamento de resultados. Geralmente, as reuniões são semanais para que qualquer alteração seja feita com agilidade e eficiência. Mas lembre-se: seja flexível. Revise e redefina as metas e o plano de ação sempre que necessário. Afinal, o mercado é dinâmico e exige adaptações.

6. Estude e estabeleça as prioridades

Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental elencar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância. Com isso, o que for mais simples ou urgente deve ser realizado primeiro. E tenha certeza de que colocou as pessoas ideais para a execução das tarefas.

7. Escolha as melhores métricas

Para que o planejamento estratégico tenha sucesso é de suma importância que você saiba escolher quais os melhores indicadores e métricas para cada objetivo do seu planejamento. Os KPIs (Indicadores-Chave de Performance) e planejamento estratégico estão intrinsecamente ligados. Isso porque os indicadores devem ser usados para mensurar a execução, identificar melhorias e prever erros.

  GESTÃO INTEGRADA É A CHAVE DO SEU PLANEJAMENTO


Organizar e planejar suas operações é fundamental para conseguir oferecer um atendimento de qualidade para seu cliente e manter a lucratividade do seu negócio.

Por isso, é importante contar com um bom sistema de gestão, como o Trier Drogarias, para administrar os vários departamentos da sua farmácia. Quando você tem um apoio tecnológico e eficiente, fica muito mais simples e fácil elaborar um planejamento com grandes metas.

Fontes: Portal E-Commerce Brasil, Sankhya e Meu Escritório