BALANÇO 2021: MÉTRICAS PARA VALIDAR OS LUCROS DO ANO

Para as empresas, as festas de final de ano sempre vêm acompanhadas de análises e de um novo planejamento para o próximo ano. É uma tarefa meticulosa que deve ser realizada com muita técnica e profissionalismo para que você continue tendo bons motivos para comemorar.

Neste processo, é importante frisar a gestão por meio das métricas de vendas. As métricas são indicadores de desempenho – conhecidos também como KPI “Key Performance Indicator” – que permitem ao administrador ter uma visão mais ampla do negócio, para que, assim, possam ser tomadas medidas mais eficazes.

Saber como mensurar e avaliar estas métricas é fundamental para a sobrevivência e aumento da lucratividade do negócio.

 

CONHEÇA AS PRINCIPAIS MÉTRICAS PARA AS FARMÁCIAS

Na hora de fazer o balanço de sua farmácia no final do ano leve em consideração os seguintes indicadores, que fornecerão dados consistentes e relevantes para avaliar o desempenho de seu negócio. Esses dados servem como norte para que melhorias sejam implementadas no seu planejamento futuro.

 

Número de Clientes Atendidos

Mensurar o número de clientes é uma forma de visualizar o alcance das suas campanhas de marketing. A ideia é que você utilize esses dados para verificar o resultado de cada campanha realizada, verificando que tipo de mídia atrai mais consumidores para a sua farmácia. 

 

Ticket Médio

Não adianta receber muitos clientes na sua farmácia ou drogaria, se todos fizerem compras de valor muito baixo. A partir do conhecimento do ticket médio é possível desenvolver estratégias para impulsionar as vendas e atender menos pessoas, ganhando mais dinheiro. Um bom exemplo desse tipo de estratégia é a disposição de produtos de conveniência próximos ao caixa da farmácia e o fornecimento de serviços diversos, como recebimento de contas, vendas de créditos para celulares, saques, etc.

 

Lucro da Farmácia

Sua farmácia está lucrando bem, mas, mesmo assim, não sobra dinheiro no fluxo de caixa? É bem provável que você tenha muitas contas para pagar, sendo necessário desenvolver medidas para cortar gastos. Desse modo, acompanhar a lucratividade fará com que você possa tomar medidas importantes, como negociar preços e prazos com os laboratórios fornecedores.

 

Produtividade por Funcionário

Com este cálculo você pode analisar o desempenho de cada colaborador conforme o seu comportamento operacional. Essa mensuração pode ser feita por meio de metas individuais cumpridas por cada funcionário. Analisando esta métrica é possível entender qual colaborador tem melhor desempenho em vendas de determinado grupo de produtos e oferece melhores condições para cada cliente. Também pode ser observado qual vendedor tem um melhor ticket médio de venda.

 

Taxa de Inadimplência

Se os clientes compram e não pagam, significa que você terá menos entrada de valores no fluxo de vendas em farmácias. É por isso que você precisa controlar a quantidade de inadimplentes que a drogaria tem e executar ações de cobrança para reaver essas dívidas.

 

Margem de Contribuição por Produtos

Entender quanto de lucro se obtém sobre cada produto vendido também é importante para a calcular as vendas em farmácias. Quando você vende mais produtos que têm bastante saída, conseguirá aumentar a lucratividade. Exemplo disso é a intercambialidade de medicamentos do grupo de referência para o produto do grupo genérico. Essa ação é legal e oferece mais lucratividade para a farmácia e menor preço para os clientes, gerando benefícios para ambas as partes.

 

Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é uma das métricas de vendas em farmácias que demonstra o valor que uma empresa gasta para que um cliente seja alcançado. A ideia do CAC é saber se os valores investidos em marketing realmente estão sendo convertidos em vendas e trazendo resultados positivos para a sua farmácia.

 

Taxa de Conversão

A taxa de conversão tem o objetivo de verificar o rendimento de cada vendedor ou atendente de balcão da farmácia. Ela tem o objetivo de verificar quantas vendas em farmácias são feitas por cada colaborador, a partir da quantidade total de pessoas que entram na drogaria.

 

 

CONTE COM O TRIER DROGARIAS PARA ANALISAR SUAS MÉTRICAS 

Quando sua farmácia utiliza um sistema automatizado de gestão fica muito mais fácil acompanhar as métricas e compreender os resultados. O Trier Drogarias, o principal sistema de gestão da Trier, realiza o registro de todas as operações para você analisar o resultado ao final do dia, semana ou mês e, assim, tomar decisões estratégicas para seu negócio. Tudo isso de forma rápida, prática, apoiado por uma tecnologia de ponta e especializado para o varejo farmacêutico.

 

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