Como preparar sua farmácia para as vendas de natal.

O Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes, e há indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando neste final de ano, especialmente com a possibilidade de realizar festas e eventos sociais.

Cerca de R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados na economia brasileira neste final de 2021. São 123,7 milhões de consumidores voltando às compras neste Natal, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

“Com o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o País, a expectativa é de que 77% dos consumidores comprem presentes neste ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia”, diz o relatório da pesquisa. O estudo demonstra ainda que a força simbólica e cultural do Natal se sobrepõe às adversidades com que os brasileiros ainda têm de lidar, como a crise econômica.

Como sua farmácia pode vender mais no Natal

As perspectivas são bastantes otimistas e sua farmácia não pode perder esta oportunidade de aumentar as vendas e seu ticket médio. Como boa parte das decisões de compra são tomadas dentro do próprio ponto de venda, sua farmácia precisa estar bem organizada, sem falta de produtos em gôndolas e com um mix de produtos adaptados à ocasião. Confira algumas estratégias que vão ajudar sua farmácia a se destacar neste Natal.

Monte kits de produtos

Montar kits pode ser uma ótima estratégia para vender mais, incentivar a compra casada e aumentar o ticket médio da sua farmácia. Os kits são ótimas opções de presente para seus clientes e você pode soltar a criatividade na hora de selecionar os produtos, claro, baseando-se sempre em dados de vendas anteriores.

Também é uma oportunidade de combinar produtos que estão parados no estoque e não possuem tanta saída com produtos presenteáveis, como os de linhas cosméticas, a fim de proporcionar uma queima de estoque para 2022.

É interessante montar kits em várias faixas de preço, menores ou mais completos, para atingir todas as ocasiões e públicos. Um evento para se inspirar é o amigo secreto, que geralmente estabelece um valor para o presente. Pensar em kits até R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 oferece uma opção fácil para escolha, pois o cliente é orientado pela faixa de preço.

Você também pode pensar em embalagens especiais para os kits, com fitas e adornos, que ajudam na percepção do cliente de valor agregado. Tudo isso aliado a um posicionamento estratégico dos kits no ponto de venda faz toda a diferença. Procure posicioná-los próximo da entrada ou em uma área dedicada e com decoração temática de Natal, para chamar mais atenção.

“Uma observação muito importante é colocar sempre o valor do kit e não deixar os itens que estão dentro precificados, pois caso algum artigo esteja com etiqueta de preço, o cliente pode entender que é o valor do kit e, com base na legislação, poderá exigir que esse seja o preço final. Outro motivo é pela questão da venda. A pessoa, ao ter que perguntar o valor para um atendente, perde o impulso de compra, desfavorecendo a saída da mercadoria”, como aponta Tatiana Ferrara Barrosa, farmacêutica e consultora especialista em varejo.

Explore os produtos para o verão

À medida que nos aproximamos da chegada do verão, as temperaturas começam a subir em todo o País e essa é uma ótima oportunidade para vender produtos relacionados com a estação. Bronzeadores, iluminadores, protetor solar, cremes pós sol, hidratantes, produtos para cuidar do cabelo são naturalmente mais procurados nesta época do ano, então destacá-los em sua farmácia pode trabalhar com a necessidade inconsciente do cliente, que pode perceber que precisa destes produtos, mesmo que sua intenção inicial ao entrar na farmácia não fosse comprá-los.

Vale pensar em um expositor dedicado para estes produtos ou banners indicativos para chamar a atenção dos clientes. Se conseguir algum desconto especial para deixar essa linha de produtos ainda mais irresistível à compra, é ótimo! Também é uma ideia legal explorar promoções de compra casada, como “50% de desconto na segunda unidade”, para incentivar a compra do segundo produto e aumentar o ticket médio.

Capriche na decoração

Crie um ambiente natalino em sua farmácia com uma decoração especial. Isso faz com que o cliente entre no clima das festas de fim de ano, sinta prazer em estar na sua loja e passe mais tempo realizando suas aquisições, ou seja, comprando mais.

E não precisa gastar muito! O simples já é suficiente para deixar sua farmácia elegante e atrativa para os consumidores. Comece pela vitrine ou fachada da farmácia com figuras típicas dessa época, como árvore de Natal, laços e estrelas, sinos e anjinhos, bolas decorativas e luzes coloridas (pisca-pisca).

Isso certamente chamará a atenção das pessoas que estão passando pela rua, despertando a vontade e curiosidade para entrarem e olharem mais de perto a decoração, principalmente as crianças!

Treine sua equipe

O primeiro cliente de sua farmácia é o seu colaborador. Se ele comprar a ideia, ficará muito mais motivado a oferecer os produtos para seus clientes. Por isso, treine sua equipe para que seus colaboradores apresentem todas as opções especiais disponíveis na sua farmácia.

Abasteça sua farmácia com medicamentos isentos de prescrição

As necessidades de última hora que essa data acaba trazendo também são uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas. É comum nessa época as pessoas exagerarem no consumo de alimentos, por exemplo. O resultado desse excesso é refletido na busca por medicamentos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição). Analgésicos (para dores no corpo, indisposição, dores musculares), antiácidos (para azia, má digestão) e antialérgicos (alergia na pele ou respiratória) também são MIPs bastante procurados. Vale a pena ter um estoque extra na farmácia para atender essa demanda.

E seu sistema vai dar conta do recado?

Nada adianta você se preparar com decoração, mix de produtos e várias estratégias de vendas se o seu sistema de gestão não estiver preparado para o aumento da demanda. Falhas no sistema frustram seu cliente, mancham a reputação da sua farmácia e fazem o concorrente faturar mais. Se você não quer passar por isso, faça um checklist completo do seu sistema e equipamentos com uma empresa especializada para que tudo esteja funcionando corretamente.

Combinando as dicas desta matéria a um bom atendimento, prestativo e especializado, com um software de gestão, como o sistema Trier Drogarias para comandar todo o funcionamento da campanha de fim de ano, os resultados serão expressivos e sua farmácia lucrará muito mais. Feliz Natal e boas vendas!