Como planejar as promoções de sua farmácia.

Quando uma ação promocional é bem planejada e executada, sua farmácia só tem a ganhar. O princípio de tudo é um bom planejamento que pode ser feito para o ano todo ou de acordo com as demandas e oportunidades do mercado. 

QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER PROMOÇÕES?

  • CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES

As promoções despertam a atenção e a curiosidade do público, incluindo aqueles que ainda não são clientes de sua farmácia. Por isso, as ações promocionais são uma ótima oportunidade de conquistar novos clientes.

  • FAZ O SEU ESTOQUE GIRAR

As promoções são uma excelente saída para impulsionar as vendas em um período de vendas fracas ou quando há muitos produtos em estoque.

  • SUA FARMÁCIA NA MENTE E NO CORAÇÃO DO CONSUMIDOR

Quando você realiza uma ação promocional a imagem da sua farmácia é promovida e sua marca estará em evidência. E se o evento gerar uma experiência positiva para os clientes, eles lembrarão mais do seu estabelecimento do que dos concorrentes.

  • COMO ESTRUTURAR AS PROMOÇÕES EM SUA FARMÁCIA

Coloque em ação as seguintes práticas:

  • FAÇA UM PLANEJAMENTO

O planejamento é o primeiro passo para fazer boas promoções em sua farmácia. Defina um cronograma, contendo o período no qual os descontos serão válidos. Assim, é possível desenvolver ações de marketing com a técnica chamada de escassez: próximo ao período final da promoção, você cria gatilhos para que os clientes entendam que aquela é a última chance de aproveitar sua oferta.

  • ESTUDE OS CLIENTES QUE FREQUENTAM SUA FARMÁCIA

Considere o perfil de clientes que frequentam sua farmácia para criar as promoções. Você pode promover diferentes eventos de acordo com cada público em períodos distintos.

  • DEFINA METAS E OBJETIVOS

Estabelecer objetivos e metas de vendas é importante para monitorar os resultados da sua promoção e, assim, verificar o que deu certo e o que deu errado. Se encontrar problemas, poderá sugerir melhorias para ações futuras. Essas métricas também devem ser repassadas aos vendedores para que eles se sintam motivados a cumpri-las.

  • AVALIE SUA MARGEM DE LUCRO

Não adianta vender os produtos sem ter nenhuma margem de lucro. Por isso, é preciso ter bastante atenção no momento de escolher quais são os produtos que entrarão na promoção e os descontos que serão aplicados.

  • SEJA CRIATIVO E RELEVANTE

Crie promoções com uma visão estratégica e não apenas para “queimar” produtos parados no estoque. Fique atento às tendências de consumo e o que está na moda que, muitas vezes, faz disparar a procura por determinado produto. Além de preços reduzidos, você também pode oferecer brindes para clientes que compram acima de um determinado valor, distribuir cupons e cartelas para sorteios, criar uma campanha de fidelidade, etc.

  • ANALISE OS CUSTOS

Coloque tudo na ponta do lápis, ou melhor, no seu sistema de gestão Trier para verificar se realmente a promoção valerá a pena para o seu negócio. Veja quais serão os seus custos e qual é a média de retorno que deseja ter. Entre os itens que não podem faltar nesse cálculo estão o investimento em divulgação da promoção, ações na própria farmácia, panfletos, plataformas online, pagamentos para os fornecedores e possíveis horas extras para seus colaboradores.

  • OFEREÇA PRODUTOS RELACIONADOS

Os atendentes da sua farmácia também têm um papel importante nas ações promocionais. Antes de iniciar a promoção, oriente sobre os descontos que serão aplicados e como eles podem oferecer itens que são complementares ou relacionados ao que o cliente está buscando.

  • DIVULGUE SUA PROMOÇÃO EM DIFERENTES CANAIS

Crie estratégias de publicidade capazes de informar o público sobre os descontos oferecidos pela sua farmácia. Divulgue em diferentes canais e mídias que se encaixam ao perfil de sua promoção e de seu público-alvo. Na maioria dos casos, estar presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram, é fundamental.

  • ATENÇÃO AO PÓS-VENDA

As promoções são uma ótima chance para conquistar novos clientes, mas é preciso pensar em como mantê-los. Para isso, preste um atendimento diferenciado e planeje uma estratégia que faça este novo cliente voltar a sua farmácia.

  • USE O SISTEMA TRIER PARA CRIAR AS OFERTAS

Com o sistema da Trier você consegue configurar todas as promoções dentro do software de gestão. Você pode criar regras de descontos para cada item individualmente ou para grupos ou seções de produtos. O sistema também gera relatórios de vendas que facilita a visualização e a análise dos ajustes necessários a serem feitos ou mesmo prorrogar uma ação que superou as expectativas.

Se você gostou do conteúdo, quer tirar dúvidas e saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com a Trier!