Como treinar a equipe de sua farmácia.

Colaboradores capacitados são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Você já entrou em uma loja ou supermercado e percebeu que os colaboradores estavam sempre dispostos a ajudar e felizes por estarem trabalhando ali? O treinamento da equipe é uma das estratégias responsáveis por este clima organizacional. E na sua farmácia, como anda a motivação de seus colaboradores?

Cada colaborador tem um papel essencial dentro da sua farmácia. E juntos formam uma super equipe que faz seu negócio funcionar corretamente e o sucesso acontecer.

Além de garantir que seus colaboradores recebam os treinamentos exigidos pela Anvisa, é importante que sua equipe também esteja capacitada de acordo com a missão e os valores da sua farmácia, ou seja, todos devem abraçar a filosofia de trabalho da empresa e colocá-la em prática.

Se para alguns gestores o treinamento da equipe é um custo, para aqueles que enxergam seus inúmeros benefícios é um excelente investimento, pois uma equipe treinada e motivada, na qual cada colaborador é reconhecido e valorizado pelo seu trabalho, gera lucratividade e prestígio para sua farmácia, atraindo os bons profissionais da área.

5 VANTAGENS EM MANTER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO

1. Equipe sempre atualizada

Com o mercado farmacêutico tão competitivo, apenas oferecer um grande mix de produtos não basta para garantir bons resultados nas vendas. O diferencial está no atendimento personalizado ao cliente. Por isso, investir em treinamentos de funcionários para drogaria é fundamental para manter a equipe atualizada com as novidades do mercado farmacêutico. O aprendizado de novas técnicas e a reciclagem de conhecimentos são fundamentais para manter uma equipe preparada para os desafios do dia a dia na drogaria.

2. Processos mais ágeis

Os temas dos treinamentos de funcionários para farmácias não precisam ficar restritos à área de vendas e de atendimento ao consumidor. Se você possui um sistema de gestão, um dos treinamentos mais essenciais é este: mostrar ao colaborador como funciona o sistema e como ele deve ser utilizado.

IMPORTANTE: Em função da pandemia, os treinamentos presenciais Trier, como Imersão, Up-Trier entre outros, estão suspensos para garantir a segurança de todos. Estamos estudando possibilidades de oferecer os cursos de forma digital.

3. Vestindo a camisa

Com a grande concorrência no varejo farmacêutico, é preciso estabelecer um diferencial no mercado. Os treinamentos ajudam a reforçar o conhecimento da equipe sobre o posicionamento da marca e a proposta da empresa junto aos consumidores. Conhecer os valores e a missão do negócio é fundamental para auxiliar os colaboradores a alcançarem os objetivos propostos por sua farmácia.

4. Aumento nas vendas

A qualidade no atendimento é fundamental nas empresas de varejo. Os treinamentos de funcionários para farmácia trazem muitos benefícios, uma vez que preparam os colaboradores para reconhecer as necessidades dos consumidores e superar as expectativas. É possível elaborar treinamentos com temas relacionados à postura do atendente, como fazer a abordagem e aos cuidados com relação ao uso de termos técnicos e de uma linguagem que o cliente compreenda todas as orientações.

5. Diminuição de custos

Quando os colaboradores têm conhecimento de todos os processos e sabem como executar as tarefas corretamente, o trabalho se torna mais rápido e eficiente, diminuindo consideravelmente a probabilidade de cometer erros. O bom desempenho também é refletido na diminuição dos retrabalhos e dos eventuais desperdícios que podem ocorrer quando algum problema precisa ser corrigido.

A IMPORTÂNCIA DE UMA EQUIPE DE RH

Para que sua farmácia conquiste os resultados esperados com o treinamento da equipe, é importante poder contar com bons profissionais de Recursos Humanos, a fim de que não precise ser o gestor a pessoa responsável por identificar as necessidades de treinamento e organizar as agendas. Caso sua farmácia não conte com esses profissionais, uma opção é terceirizar o trabalho. O importante é reconhecer que o treinamento faz toda a diferença no sucesso da sua farmácia.

Referência: Farmarcas