A importância da tomada de decisão baseada em dados

Informações gerenciais são fundamentais para qualquer tipo de negócio. E ainda mais, para uma farmácia, que lida com produtos que exigem uma grande responsabilidade, como os medicamentos.

Garantir um estoque adequado, dentro do prazo de validade, e que forneça à população o acesso a uma saúde melhor, é papel fundamental dentro de qualquer farmácia.

Por isso, vamos trazer hoje para você algumas das vantagens de contar com um sistema de gerenciamento que ofereça os dados de seu negócio de forma clara, intuitiva e em tempo real, para ajudar gestores a tomarem decisões mais assertivas e inteligentes.

Ter acesso a um sistema de dados ajuda você a:

Analisar séries históricas

É por meio da análise do que já aconteceu em anos ou períodos anteriores que o gestor consegue prever quais serão os comportamentos do mercado em determinados momentos e situações, e decidir como deve fazer suas compras, como deve ser sua precificação, quais produtos são tendência e quais devem ser descontinuados sob o risco de ficarem encalhados nos estoques.

Com um dashboard que permita a configuração dos dados que o gestor deseja visualizar, é possível comparar períodos, realizar previsões, verificar quais foram os itens mais vendidos em determinado momento, entre outras visualizações que ajudam você a tomar decisões qualificadas com base em informações reais.

Enxergar em uma perspectiva a longo prazo

Além de ajudarem a olhar para o passado, os dados podem fornecer uma perspectiva muito mais clara do futuro. Quais são as atitudes que precisam ser tomadas daqui a 6 meses? Será necessário contratar mais membros para o time de vendas? Há algum colaborador com rendimento abaixo do esperado? Algum que venha se destacando? Todas estas informações são exemplos de dados que podem auxiliar um planejamento a longo prazo e fazer com que sua farmácia possa vender mais e conquistar mais clientes.

Visualizar números escondidos

Os dados também são fundamentais para demonstrar claramente aquelas situações que o gestor às vezes não consegue ou não quer enxergar. Como os números não mentem, é por meio deles que é possível o gestor perceber o rendimento da farmácia, o lucro, as despesas, a eficiência da força de vendas, e os buracos que podem estar trazendo prejuízos.

Viu? É apenas por meio de dados reais e atualizados que será possível tomar decisões confiáveis a respeito do negócio, que farão com que ele tenha uma maior possibilidade de crescimento e destaque diante da concorrência e do mercado.

E o Trier Drogarias é uma ferramenta que pode auxiliar você nesta tarefa. Seu painel principal é intuitivo, fácil e simples de usar, e permite ser extremamente personalizável, já que pode ser configurado com as parametrizações que melhor atendem à necessidade de análise do ponto em questão.

Conheça mais sobre esta ferramenta.

Que tal conversar com nossa equipe de consultores e saber tudo o que o Trier Drogarias pode oferecer a sua farmácia? Clique no botão abaixo para saber mais