Planejamento de Marketing para sua Farmácia.

Nem só de medicamentos e receitas vive uma farmácia. São muitos os detalhes que não são da sua área de atuação com os quais um gestor do segmento farmacêutico precisa se preocupar ao abrir a sua própria farmácia: administração, gestão financeira, estoque… e um dos principais deles é o marketing.

Nenhum negócio sobrevive sem divulgação, e para isso, é preciso planejamento. Para realizar o Planejamento de Marketing da sua farmácia, comece por identificar onde estão as falhas e oportunidades da sua farmácia e da concorrência. Antes de começarmos, é importante enfatizar que um plano de marketing consistente deve observar atentamente os 4Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção. Por isso, a cada etapa que vamos comentar, considere a avaliação de cada um destes itens.

Análise do Cenário

Como está o mercado de farmácias no País e em sua região? Quais são as tendências? Quais segmentos vêm crescendo? Como, quando e quanto o consumidor vem comprando? Todas estas informações são importantes para que você esteja sempre atualizado com relação ao nicho de atuação em que se encontra. Quer um exemplo disso? A perfumaria nem sempre teve espaço dentro das farmácias, e hoje, ela responde por boa parte do faturamento destes estabelecimentos. Para que sua farmácia se adapte às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor, você precisa estar consciente destas mudanças.

Análise da concorrência

Também é importante estar sempre de olho em quais são as estratégias de vendas da sua concorrência, lembrando de analisar também as concorrências indiretas que possam afetar em suas vendas em determinadas categorias de produtos, como por exemplo as lojas de produtos de beleza. É importante saber o que a concorrência está fazendo para poder adequar as suas estratégias, seja para cobrir as promoções de vendas do concorrente ou mesmo para aproveitar oportunidades que outras farmácias não estejam explorando.

Pontos fortes e fracos

Depois de analisar todos estes pontos, chegou a hora de focar em você. Costumamos chamar esta parte de Análise SWOT, pois ela dá conta de 4 pontos fundamentais:

Fatores internos:

  • Forças (Strengths) – Quais são os seus grandes diferenciais?
  • Fraquezas (Weaknesses) – Onde você precisa melhorar?

Fatores externos:

  • Oportunidades (Opportunities) – Quais são as possibilidades analisadas com relação ao mercado e à concorrência que podem ser melhor exploradas?
  • Ameaças (Threats) – Quais são as estratégias externas que ameaçam seu equilíbrio?

Defina quantos pontos forem necessários para cada um destes itens, mas procure focar naqueles que são mais importantes para que seu planejamento tenha planos de ação consistentes e os objetivos não se percam em meio a tantas coisas para serem feitas.

Diagnóstico

Com base em todos os itens estudados anteriormente, chegou a hora de fazer um diagnóstico completo de suas potencialidades e dificuldades. O diagnóstico é nada mais que um resumo de tudo o que foi visto até aqui para tornar as ideias mais claras e partir para o plano de ação. É importante pontuar cada item de diagnóstico para que você possa usá-lo como base para o plano de ação a seguir.

Plano de ação

E finalmente, baseado em tudo o que foi avaliado até aqui, quais são as ações que sua marca deve tomar para corrigir e aprimorar sua atuação de mercado? Quais são as possibilidades que você pode explorar visando ampliar o chamado “share de marketing”, ou seja, a porcentagem que sua empresa representa diante dos competidores do mercado no qual você atua? Traçar metas e prazos para o cumprimento destas ações fará com que você tenha de forma mais clara quem, quando e como precisa agir.

Pode parecer muito trabalho realizar um Planejamento de Marketing, mas é ele que vai ser capaz de indicar os caminhos nos quais sua empresa deve seguir a curto, médio e longo prazo para manter-se ativa e saudável, e por isso, ele é fundamental para todos os tipos de empresas, e servirá até mesmo como guia para que o gestor saiba quais as demandas que devem ser cobradas de suas equipes. Por isso: mãos à obra!