Estratégias para lucrar na baixa temporada.

Toda farmácia enfrenta momentos de baixa nas vendas, seja por sazonalidades ou por períodos de crises e dificuldades econômicas pelos quais o País passa. Mas existem diversas formas de driblar estas dificuldades e fazer com que elas não sejam tão sentidas no caixa. Vamos conhecer algumas delas juntos?

Realizar ações promocionais

Seja dentro da farmácia ou por meio de outros canais de vendas, é importante criar um cronograma de ações promocionais, que não precisam e nem devem estar apenas atreladas a datas comemorativas, podendo inclusive ser utilizadas como estratégia justamente para aqueles períodos em que não há nenhum motivo especial envolvido. Estas promoções são mais genéricas, mas nem por isso, vendem menos. Você pode, por exemplo, criar uma venda casada que traga descontos na compra daqueles medicamentos que todo mundo deve ter em casa na sua farmacinha: antitérmicos, remédios para dor de cabeça, relaxantes musculares, entre outros. Ou, pode ainda oferecer desconto na compra de uma segunda unidade do mesmo produto que esteja “sobrando” em seu estoque. Uma coisa é certa: as ações promocionais ajudam, e muito, para garantir à sua farmácia uma lucratividade constante ao longo do ano.

Identificar problemas

O que pode estar causando a baixa de vendas em sua farmácia? Será que são só períodos do ano em que as pessoas compram menos, ou algum problema específico de sua empresa pode estar fazendo a diferença na escolha dos clientes pelo local de compra? O atendimento ruim é um dos detalhes campeões que fazem com que as pessoas optem por outro local para realizar suas compras. Os preços altos também são motivo para a troca na escolha do ponto de venda.

Utilizar-se da sazonalidade a seu favor

Alguns consumidores costumam buscar por produtos que são tradicionalmente vendidos em determinada época do ano em outros momentos, pois sabem que quando a procura pelo produto for menor, o preço dele tenderá a cair. Aproveite-se deste comportamento de compra e realize promoções, queimas de estoque ou saldos de alguns produtos fora do período em que eles normalmente são mais procurados.

Faça anúncios pelas mídias sociais

Aproveitar o marketing digital para chamar clientes para dentro de sua loja é uma das formas mais baratas de evitar a baixa lucratividade nos períodos mais fracos do ano. Crie postagens chamativas com produtos que estejam em promoção, e mostre que além deles, o público vai encontrar muitos outros com desconto em seu ponto de venda.

E aí, quais destas ações você já realizou ou pretende realizar em sua farmácia?