SNGPC – O que você precisa saber

O SNGPC é o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, desenvolvido pela ANVISA com o objetivo de acompanhar todas as movimentações de produtos sujeitos ao controle especial, conforme Portaria SVS/MS nº. 344, de maio de 1998. O sistema foi criado buscando ter informações mais precisas a respeito do consumo de medicamentos controlados, visando o rastreamento destes produtos e o controle do uso abusivo e indiscriminado de medicamentos entorpecentes e psicotrópicos.

A ANVISA utiliza estes dados para a avaliação da necessidade ou não de implantação de políticas de controle, especialmente nas regiões que apresentam um nível de consumo mais elevado destas substâncias.

Assim, todas as farmácias que desejam realizar a compra e venda deste tipo de medicamentos precisam obrigatoriamente ser cadastradas no SNGPC.

O sistema serve para a transmissão de dados como compra, venda, transferência e até perda de medicamentos, com detalhes como nome do médico prescritor e do estabelecimento distribuidor, forma farmacêutica, concentração, quantidade na embala- gem, lote, classe terapêutica, estado físico e unidade de medida dos produtos. A regra vale tanto para manipulados, quanto industrializados.

De acordo com a portaria que deu origem ao SNGPC, a transmissão dos dados deste tipo de produto deve ser realizada em intervalos de no mínimo um e no máximo sete dias consecutivos, e existe uma padronização específica para que estes dados sejam transmitidos. Inicialmente, a farmácia deve cadastrar o inventário, que discrimina todos os produtos deste tipo presentes em seu estoque, e só após este cadastro inicial é que o estabelecimento pode iniciar as transmissões de entradas e saídas diárias.

Para facilitar este processo, a Trier criou o SNGPC Trier, um sistema que auxilia farmácias e drogarias de todo o País no envio destes dados, alertando quando um medicamento deve ser cadastrado, orientando sobre como cadastrar e sinalizando os prazos para que estes cadastros sejam realizados.

O SNGPC Trier funciona independentemente da estrutura que você tiver disponível em sua farmácia. Você pode ter um outro sistema de frente de caixa, ou mesmo nenhum sistema. Tendo apenas o acesso à internet, já é possível utilizar o SNGPC Trier em sua farmácia.

O sistema pode ou não ser integrado ao Trier Drogarias. Quando ele não é integrado ao Trier Drogarias, chamamos ele de SNGPC Web, e quando é, de SNGPC Integrado.

SNGPC Web

Por meio do SNGPC Web, você poderá lançar os produtos controlados logo após a finalização da venda. Esta opção é a melhor para as empresas que trabalham com poucas mercadorias controladas.

SNGPC Integrado

No SNGPC Integrado, o sistema está conectado ao Trier Drogarias. Logo, todos os lançamentos e envios se tornam muito mais automatizados, e por isso, esta opção é mais indicada às farmácias que movimentam um grande volume de mercadorias controladas.

A Trier preparou um Webinar especial mostrando algumas das principais diferenças entre os dois modelos de sistema. 

Quer conhecer mais?

Entenda qual o melhor modelo para sua farmácia: