Programa Farmácia Popular

Criado pelo Governo Federal no ano de 2004, o Programa Farmácia Popular tem o objetivo de estimular a continuidade do tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma. O Programa garante, por meio de redes particulares de varejistas farmacêuticas, a venda de medicamentos para estas doenças a um preço muito mais barato do que o praticado normalmente.

Por meio do Programa, os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma saem para o consumidor de forma gratuita, e os demais são disponibilizados com até 90% de desconto. Ou seja: o Governo arca com 90% dos custos do medicamento, enquanto a população paga apenas 10% de seu valor.

Além das doenças citadas acima, o benefício também é válido para a compra de anticoncepcionais e fraldas geriátricas, sendo necessário apresentar receita médica e documento de identificação pessoal para a compra de todos eles.

Aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção – distribuição – varejo), o objetivo do Programa como um todo é reduzir os gastos orçamentários das famílias, além de minimizar as despesas que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem devido às internações que são resultados do abandono ou falta de adesão dos tratamentos.

É importante lembrar que existe um número máximo permitido para a compra destes medicamentos por mês. Em função disso, para realizar a venda de produtos por meio do Programa Farmácia Popular é necessário cadastrar os dados do paciente e do médico responsável, e aguardar pela autorização do Ministério da Saúde.

E para tornar esta conexão ainda mais fácil?

O Trier Farmácia Popular é um sistema que faz a conexão entre a sua farmácia e o Ministério da Saúde, fazendo as autorizações e validações de vendas dos produtos que fazem parte desse projeto. Este concentrador é homologado junto ao Ministério da Saúde.

Conheça esta solução da Trier para auxiliar sua farmácia na venda deste tipo de medicamento.

Entre em contato com a Trier