Gestão de Categorias: você sabe o que é?

A Gestão de Categorias é uma técnica aplicada nos estabelecimentos comerciais para garantir que os produtos complementares àqueles que o cliente entrou para comprar em seu ambiente estejam próximos entre si, e acessíveis ao comprador.

Tratam-se de estratégias que buscam alinhar as expectativas do cliente ao que ele vai encontrar no ponto de venda. Logo, entram nestas ações ideias como precificação, merchandising, layout da loja, distribuição dos produtos no ponto de venda, entre outros.

As categorias de produtos dentro de uma farmácia podem ser divididas entre aquelas que fazem seu consumidor sair de casa, aquelas que são adquiridas por impulso, as de sazonalidade, e as de compra rotineira, como um medicamento de uso contínuo.

O importante dentro dos princípios da Gestão de Categorias é alinhar quais tipos de produtos servirão para cada tipo de público. Sabendo isso, você pode realizar o agrupamento de produtos pensando em satisfazer as necessidades de cada público. Assim, próximo à disposição das fraldas, você pode pensar em fazer uma ilha com lenços umedecidos, talco, ou mesmo absorventes de seios para mães em fase de amamentação.

Além de agrupar produtos que são visivelmente complementares, você também pode realizar o agrupamento de categorias que aparentemente não têm relação entre si, mas que o seu consumidor pode lembrar que está precisando ao visitar a loja. Por exemplo: próximo ao corredor de curativos adesivos, você pode posicionar outros itens comumente utilizados em caixinhas de primeiros socorros, como emplastros, antitérmicos, entre outros.

Se você vende produtos que possuem um maior valor agregado, e são consumidos por um público Classe A, você também pode agrupá-los em um determinado espaço da loja em que tenham destaque, com uma iluminação especial, por exemplo.

São diversas as formas de categorizar seus produtos. Cada loja é uma loja diferente. O fundamental é estar atento para perceber e aplicar o que funciona para os seus públicos, e dentro do seu estabelecimento.