Marketing Sensorial: como criar um ambiente estimulante.

Nada é mais inteligente do ponto de vista de marketing do que tentar envolver os 5 sentidos dos seus consumidores. Afinal, somos seres que se emocionam, se surpreendem, se movem e se conectam pelas sensações. E é por meio delas que o marketing sensorial busca nos conquistar.

Há situações em que o público nem chega a perceber racionalmente o que seu ambiente tem de especial e cativante, mas o subconsciente certamente está trabalhando de forma a sentir acolhimento ou repulsa aos estímulos presentes no seu espaço. 

Entrar em um ambiente que tem um aroma agradável, uma iluminação boa, uma música leve de fundo, produtos bem distribuídos e com fácil acesso, com certeza faz toda diferença em nossa sensação de bem-estar dentro daquele local, o que faz com que aumente o tempo de permanência dentro da loja, e consequentemente, claro, também cresça aquele que é o objetivo principal: o ticket médio por cliente. Então, vamos lá entender o que é o marketing sensorial e como ele pode ajudar o seu estabelecimento?

Ele está conectado ao neuromarketing, estudo neurológico que busca identificar padrões de compra nos consumidores por meio de seus comportamentos quando submetidos a estímulos. 

Trata-se de gerar experiências positivas no público para que ele se sinta presenteado e positivamente envolvido, remetendo a visões, sabores, aromas, toques e sons que causam uma memória agradável. Mas como usar o marketing de sensações a seu favor?

Olfato

A estratégia do marketing olfativo remonta aos cassinos de Las Vegas na década de 70, onde o recurso era utilizado para fazer com que os clientes permanecessem mais tempo dentro do ambiente apostando.

Especialistas já confirmaram: o olfato é um dos sentidos que mais provoca memórias, e a memória olfativa é uma das mais duradouras. Isso porque a percepção dos cheiros está diretamente ligada à região do cérebro onde são formadas as emoções. Ou seja: quando associamos um cheiro a uma determinada emoção, a tendência é que esta associação permaneça em nosso subconsciente e seja sempre relembrada. Assim, a fórmula do sucesso é criar para seu estabelecimento um aroma específico e que provoque a sensação desejada. Quer ver?

Cheiros que evocam tranquilidade: lavanda, erva-doce, camomila, eucalipto, baunilha, alecrim, rosas, cítricos.

Cheiros que provocam energia: menta, capim-limão, gengibre, patchouli, tangerina.

Tato

Já ouviu falar em “ver com as mãos”? A maior parte dos clientes tem muito mais desejo de levar qualquer tipo de produto depois de tê-los tocado. Isso porque é apenas pegando-os nas mãos que o cliente consegue sentir o peso, girar o produto para ler o que há no verso das embalagens, e até mesmo usar os demais sentidos, como cheirar o produto. Ou seja: ao tocar, o cliente cria uma relação de mais proximidade com o produto e consegue explorar características que não conseguiria se apenas olhasse para ele.

A experimentação também é uma ótima ferramenta de vendas que leva em consideração o tato. Sempre que possível, estabeleça parcerias com as marcas de seus fornecedores e promova espaços de experimentação em seu ambiente. O convencimento da venda se torna muito mais fácil. Tanto se você tiver um vendedor ao lado expondo os argumentos de venda, ou mesmo se não tiver, no caso de um totem de autosserviço, por exemplo.

Visão

Essa dica é meio óbvia, mas não custa relembrar: ambientes visualmente agradáveis e harmônicos vendem mais. Organize sua loja por categorias. Identifique as  categorias presentes em cada corredor ou gôndola. Trabalhe com anúncios, cartazes, displays e outros materiais gráficos para o ponto de venda. As pessoas são visuais. Portanto, explore esse sentido ao máximo.

Audição

Nenhum ambiente comercial está completo sem uma trilha sonora. Há até mesmo as chamadas “trilha ambiente”, ou “trilha de elevador”. São músicas neutras e que agradam a todos os públicos. 

Para isso, você até pode escolher sintonizar sua rádio interna em uma emissora da sua cidade. Mas o ideal mesmo é apostar em pacotes de streaming na versão premium (sem propagandas), e criar suas playlists. Existem até mesmo playlists já prontas para Lojas, Supermercados, Shoppings e Ambientes de Trabalho.

Pensando nisso, a Trier criou uma Playlist exclusiva para sua farmácia, que você confere aí abaixo. Solta o play!

Paladar

A  experimentação também é o elemento chave para o sentido do paladar. Realizar lançamentos de produtos alimentícios ou dietéticos pode ser uma forma de fazer com que os consumidores que estiverem passando na rua entrem em seu estabelecimento. E uma vez lá dentro, dificilmente sairão de mãos vazias, afinal, a gente sempre tem uma coisinha ou outra que precisa comprar na farmácia e acaba deixando para depois.

Gostou deste conteúdo? Aplique o marketing sensorial em seu espaço, monitore suas vendas com as ferramentas Trier, e depois conte pra gente quais foram os seus resultados.