Oriente seus clientes sobre o Uso de medicamentos

Que um atendimento de qualidade é essencial você já sabe, mas é possível melhorar ainda mais a experiência do consumidor em sua farmácia oferecendo orientações quanto ao uso correto de medicamentos. 

O farmacêutico pode (e deve) orientar os clientes sobre o uso abusivo de medicamentos e reforçar que o consumo de remédios sem a orientação de um médico não é aconselhável, para ajudar no controle da automedicação e evitar reações adversas, dependência e intoxicações. 

Noções de cuidados com a saúde, dicas de como manusear e utilizar os medicamentos corretamente, melhores horários para ingestão, consumo em jejum ou após refeições também são informações valiosas que podem ser fornecidas pelos farmacêuticos ao consumidor. 

Abaixo, confira seis pontos importantes que devem ser repassados aos clientes em relação ao uso adequado de medicamentos:

Não se deve usar medicamentos aconselhados por conhecidos, pois o mesmo sintoma pode não significar a mesma doença. Somente o médico ou o farmacêutico podem oferecer as orientações corretas e seguras sobre um determinado medicamento. 

A automedicação deve ser evitada, principalmente quando se trata de antibióticos e medicamentos psicotrópicos. No caso dos antibióticos, o uso indiscriminado sem respeitar a posologia – dosagem e horários –  pode causar resistência à medicação durante o tratamento. Já o uso abusivo de psicotrópicos – antidepressivos, ansiolíticos, sedativos e outros – pode levar à dependência química e desenvolver severos efeitos colaterais.

Outro alerta importante é sobre as condições de saúde em que o paciente se encontra. Questionar e estar ciente sobre as condições de saúde em que o paciente se encontra pode ajudar a prevenir problemas de saúde causados por remédios. É importante que o paciente informe o médico e o farmacêutico sobre suas condições gerais de saúde, como gravidez, amamentação, alergias a medicamentos e outras reações como dor no estômago, enjoo, tontura, coceiras, entre outros.   

Quando identifica na receita um medicamento que pode causar efeitos colaterais se consumido combinado a outras substâncias, o farmacêutico também pode perguntar ao cliente sobre o uso de determinados remédios, a fim de evitar reações.

A forma adequada e segura de guardar os medicamentos também deve ser informada pelo farmacêutico e seguida corretamente pelo cliente. É preciso mantê-los em um armário fechado, longe do alcance de crianças e animais, protegidos da luz e da umidade.

A forma adequada e segura de guardar os medicamentos também deve ser informada pelo farmacêutico e seguida corretamente pelo cliente. É preciso mantê-los em um armário fechado, longe do alcance de crianças e animais, protegidos da luz e da umidade.

O farmacêutico também pode orientar os pacientes a maneira mais indicada de consumir cada medicamento e, explicitar o que não deve ser feito, como não ingeri-los na posição deitada e nunca com refrigerante, chá, café ou bebidas quentes. Sempre com água.

Fornecer essas e outras orientações torna o atendimento de sua farmácia mais completo e rico, além de demonstrar cuidado para com a saúde do cliente. Com certeza esse diferencial ficará salvo na memória do cliente e será levado em consideração sempre que ele precisar comprar novos medicamentos.