Saiba como escolher o software de gestão da sua farmácia

Ter um software de gestão é fundamental para acompanhar as suas vendas e ter o controle dos processos internos da sua farmácia.

Gerir uma farmácia ou uma drogaria é algo desafiador, existem diversos elementos e informações que precisam ser controladas nesse segmento, desde relatórios de compra e venda, tributação, notas fiscais e o controle de medicamentos que precisam de retenção do receituário médico ou precisam de autorização da Anvisa. 

Nos últimos anos também se tornou comum o delivery de medicamentos e a possibilidade de compra via e-commerce, o que significa que ter o controle integrado de todos os dados de compra ou vendas é importante para que o negócio tenha seus fluxos mais simples e ágeis. 

Com tantas particularidades o Sistema de Gestão para Farmácias ou Drogarias precisa ser específico para o segmento de mercado, e para que o gestor possa fazer a escolha certa do software é preciso saber:

1 – Se oferece suporte onde e quando você precisar

A empresa que disponibiliza o software oferta o suporte os 7 dias da semana de forma que aos finais de semana a farmácia não fique desassistida caso ocorra um problema, um dos grandes diferenciais da Trier é seu suporte disponível todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, são mais de 120 pontos de atendimento. Isso significa que você nunca fica desassistido. Precisou, a Trier resolve.

2 – Portabilidade e interface é simples e intuitiva

Na portabilidade o sistema deve permitir que qualquer dispositivo que tenha acesso a internet possa ter acesso ao sistema e retaguarda, seja no celular ou notebook. Já na usabilidade você deve observar se o painel de gestão consegue ofertar informações rápidas e claras para tomadas de decisões. Como comparação de vendas, número de atendimentos, seu ticket médio, semáforo comparando Compras x Vendas e alertando para possíveis estouros de estoques ou quebras fluxos de caixa, gráficos para analisar sua sazonalidade de vendas e as importantes informações fiscais.

3 – Facilita o atendimento personalizado para os clientes

Possibilidade de atender o cliente em qualquer ponto da farmácia, é preciso atentar se o sistema permite atendimento via mobile, como o App Cesta de Compras, em que é possível sair do balcão e realizar uma venda personalizada ao cliente que está na área comum. 


4 – Organização das obrigações fiscais

Todo mundo sabe que uma das partes mais complexas de abrir qualquer negócio é a tributação. A legislação tributária brasileira é um assunto amplo e cheio de exceções, que a grande maioria das pessoas não domina, e por isso, se torna tão difícil de ser administrado.

Mas para não ter problemas com o fisco em seu estabelecimento, é importante que as informações dos impostos incidentes sobre cada mercadoria estejam organizadas e sejam todas identificadas na hora do cadastro do produto no sistema, até mesmo para evitar uma duplicidade na tributação.

No meio farmacêutico há a tributação monofásica, que são impostos já pagos pela distribuidora e/ou indústria, os quais não necessitam ser tributados novamente pela farmácia. Ocorre com frequência que o pagamento destes tributos realizados pela distribuidora ou laboratório seja, erroneamente, realizado novamente pela farmácia, gerando prejuízos.

E é por isso que a Trier Sistemas criou o módulo chamado CI, ou Cadastro Inteligente. Trata-se de uma ferramenta para ajudar farmácias e drogarias a organizarem as necessidades de tributação relativas a cada tipo de mercadoria, no que se refere a impostos como NCM, PIS, CONFIS, Natureza da Receita, ICMS, CEST.

5 – Financeiro intuitivo e prático

É preciso perceber se traz as informações de forma simples de suas receitas e despesas e se realiza as conciliações bancárias.  

e por fim, se fornece treinamentos

Outro ponto a ser identificado é se a empresa oferta treinamentos presenciais, a Trier Sistemas oferece aos clientes os treinamentos presenciais como uma maneira de ajudá-los a aperfeiçoar as suas habilidades com o sistema e seus inúmeros recursos. O treinamento de imersão é o curso completo do nosso sistema, nele são apresentadas todas as funções do Trier Drogarias, assim você poderá usufruir de todas as funcionalidades que ele oferece. 

Quer conhecer mais e descobrir como usar o sistema de gestão a seu favor para atender a seus clientes com muito mais eficiência? Entre em contato com nossos consultores e solicite uma conversa sobre o Trier Drogarias.