O passo a passo para um atendimento de sucesso

Seja em qual segmento for, o atendimento é a chave para que as vendas aconteçam. Mas disso, você com certeza já sabe. O que muita gente não sabe e busca é como conquistar um atendimento de sucesso que leve ao fechamento de negócios ou à solução dos problemas dos clientes. Mas a Trier está aqui para lhe ajudar a entender quais são os passos necessários para um bom atendimento.

O que vamos contar a você hoje são passos que nós mesmos, da Trier Sistemas, aplicamos em nosso atendimento. Isso, para mostrar que qualquer relação cliente x empresa pode se beneficiar destas atitudes e dicas.

Mas antes de começarmos, esteja ciente de que o primeiro passo, você já está dando: se informar e buscar melhorar. Vamos lá?

1 – Postura aberta, atenta e simpática

O início de qualquer tipo de atendimento determina muito sobre como o cliente vai se comportar e qual percepção ele terá sobre a sua empresa. Afinal, já diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Se o cliente ficar esperando por muito tempo sem ser atendido, com certeza já terá uma experiência negativa logo de cara, e o atendimento já começará com problemas. Portanto, antes de tudo, tente melhorar o tempo de espera de seus consumidores. Invista em contratações certeiras, e em mais colaboradores, se necessário. E se realmente a espera tiver que acontecer em função do estabelecimento estar cheio, por exemplo, lembre-se de ir posicionando o cliente sobre a proximidade do seu atendimento. Pra isso, basta um simpático “já te dou um auxílio, ok?”. Ninguém gosta de entrar em um espaço e se sentir ignorado.

Leia também Como atender cada perfil de cliente?

2 – Escuta ativa

Quando, de fato, iniciar o atendimento, esteja aberto a realmente ouvir. O cliente percebe quando o atendente está ou não prestando atenção, e quando entendeu de fato o que foi pedido ou só está tentando empurrar um produto para a venda. Quando a escuta ativa não acontece, as chances do problema do cliente ser resolvido são baixas, e as de gerar frustração no consumidor, altíssimas.

3 – Entender do que se está falando

Para oferecer as soluções ideais, nada como conhecer muito sobre o assunto. E para isso, é preciso dedicação e aperfeiçoamento constante. Estudar, se aprimorar, buscar dicas com seus colegas mais experientes… tudo isso faz com que você atenda cada vez melhor.

4 – Fechamento do atendimento

Este é outro dos momentos chave de oportunidade para ter êxito ou arruinar um atendimento. Nesta hora, um bom atendente deve mostrar-se continuamente aberto para complementar o atendimento com o que for necessário. Então, frases como “em que mais eu posso lhe ajudar?” e “Você não está precisando de mais nada hoje?” devem sempre ser usadas para mostrar interesse e estimular que o cliente volte sempre que for necessário. Ao longo do atendimento, muitas vezes também é possível encontrar pontos para finalizar a conversa de uma forma mais personalizada. No caso da sua farmácia, desejar melhoras a quem quer que esteja precisando do medicamento que o cliente veio buscar. Não esqueça sempre de desejar também uma boa semana, um bom dia, um bom final de semana… 

Dicas como estas são muito simples de serem implantadas em seu atendimento, mas devem fazer parte de todo e qualquer contato com os consumidores, pois ajudam a garantir a fidelização e a indicação do seu estabelecimento a outros possíveis futuros clientes.

Gostou?

Se você já foi atendido pela Trier, conta pra gente nos comentários o que você mais gosta do nosso atendimento. Assim, nós também podemos sempre melhorar!