Como treinar equipes vencedoras

Alguns tipos de treinamentos são obrigatórios para qualquer farmácia, de acordo com a RDC 44/09, de Boas Práticas de Farmácia, da Anvisa. Segundo ela, todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente. São treinamentos relativos a higienização básica das mãos, higienização do ambiente, elementos básicos de microbiologia, uso e descarte de EPIs, bem como procedimentos a serem adotados em caso de acidentes ou episódios envolvendo riscos à saúde dos funcionários ou usuários.

Mas existem outros tipos de treinamentos que podem auxiliar suas equipes a atender melhor e a trazer mais resultados para seu estabelecimento, conquistando clientes e estando constantemente motivadas.

Treinamentos de atendimento

As equipes de atendimento precisam estar em consonância com os valores da sua empresa e a forma que você deseja que seus clientes sejam atendidos. Para que todos estejam equalizados e falando a mesma língua, é fundamental oferecer um treinamento específico a estas equipes, buscando explicitar o que deve e o que não deve ser feito na abordagem ao cliente. Lembre-se que, o que é óbvio para você, às vezes pode não ser para o outro, e não levar isso em consideração pode fazer seu estabelecimento perder clientes.

Isso inclui treinar os colaboradores para responderem com calma e gentileza a clientes que não estejam em seus melhores momentos. É importante lembrar que quem procura por uma farmácia pode, muitas vezes, estar passando por situações difíceis, e ter empatia, sabendo como lidar com a situação, nestes casos, é fundamental.

Treinamentos técnicos

Se você possui um sistema de gestão em sua farmácia, um dos treinamentos mais essenciais é este: mostrar ao novo colaborador como funciona o sistema e como ele deve ser utilizado. 

IMPORTANTE: Em função da pandemia, os treinamentos presenciais Trier, como Imersão, Up-Trier entre outros, estão suspensos para garantir a segurança de todos. Estamos estudando possibilidades de oferecer os cursos de forma digital.

Na sequência, o farmacêutico deve realizar um treinamento com o colaborador para que este conheça todos os medicamentos que são comercializados na farmácia e as especificidades do estabelecimento. É muito provável que o novo colaborador já conheça praticamente tudo o que vai ouvir, mas isso evitará a famosa situação de um funcionário que transparece que está em treinamento ao ficar “perdido” em frente ao cliente, tendo que buscar muitas informações com o farmacêutico.

Além disso, é importante que a integração de um novo colaborador leve em conta os treinamentos sobre SNGPC, caso ele precise trabalhar com este sistema.

Mas atenção! Os treinamentos técnicos não podem nem devem ser realizados apenas com colaboradores novos. Todos os funcionários devem, periodicamente, passar por treinamentos de reciclagem, além de treinamentos motivacionais.

Treinamentos motivacionais

Também devem fazer parte do escopo do gestor os treinamento motivacionais, que servem não apenas para fazer com que seus colaboradores estejam mais engajados com os objetivos da empresa, mas também, que estejam mais bem integrados entre si. Uma equipe conectada e colaboradores que buscam auxiliar uns aos outros sempre vão trazer mais e melhores resultados do que uma equipe desunida.

A importância de uma equipe de RH

Para tudo isso, é importante poder contar com uma boa equipe de Recursos Humanos, afim de que não precise ser o gestor a pessoa responsável por identificar as necessidades de treinamento e organizar as agendas.

E você, já realiza ou realizou algum tipo de treinamento dentro de seu estabelecimento? Conte pra gente nos comentários!